23.3.13

façam uma declaração de amor


Esta semana estava sentado a escrever mais um texto para a publicação onde trabalho quando a redacção foi invadida por dois palhaços. Não daqueles que abomino mas dos que aprendi a amar quando era puto e ia ao circo. Minto! Que me perdoem os outros mas estes têm mais valor para mim. Eram dois (um casal) profissionais da Operação Nariz Vermelho. Para quem não sabe, são estes doutores palhaços que animam muitas crianças hospitalizadas a lutar pela vida. São eles que conseguem fazer sorrir quem mal tem força para lutar.

Entraram na redacção e começaram a cantar e dançar. “Façam uma declaração de amor”, diziam. Parece que ouço a música neste momento. Brincaram com a redacção como se fossemos um grupo de crianças. E foi isso que senti. Imaginei os tempos em que ia ao circo na altura do Natal. Entre as brincadeiras e cantorias entregaram-me um cartão. Mais tarde, recebi um email onde se lê “este ano deixe que seja a declaração de IRS a preenchê-lo a si.”

Os portugueses podem doar 0,5 do seus IRS – sem qualquer encargo ou perda de benefício fiscal. Para isso basta preencher o anexo H, da declaração de IRS, e na opção “Instituições Particulares de Solidariedade ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública”, no quadro 9, colocar o número 506 133 729. Este gesto, que demora breves segundos, pode parecer insignificante mas é vital para que estes Doutores Palhaços continuem a alegrar as crianças hospitalizadas nos serviços pediátricos dos doze hospitais portugueses que visitam.

Se há pessoas cujo trabalho mexe comigo é aquele levado a cabo pelos profissionais da Operação Nariz Vermelho. Por isso, “este ano deixe que seja a declaração de IRS a preenchê-lo a si.” E se não for com esta instituição, que seja com outra. Volto a recordar, a doação é sem qualquer encargo ou perda de benefício fiscal.

14 comentários:

  1. Uma excelente iniciativa!

    Deixei-te um desafio no meu blogue, se quiseres aceitar... :)

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns,seu blog e cheio de ricos texto,gostei bastante !

    ResponderEliminar
  3. no meu irs, ao longo dos anos, já foram contempladas diversas instituições com o pequeno contributo que lhes podemos dar desta forma. curiosamente nos último ano foi para esta de que falas a minha ajuda.

    este ano, optei pelos Médicos do Mundo, que fazem um trabalho muito meritório e que, por falta de fundos, está em risco de não ser continuado. para quem quiser uma sugestão alternativa á tua, o NIPC deles é 504 568 566.

    bom fim de semana! =)

    ResponderEliminar
  4. Muito bem :) Acho que todos devemos ajudar os que necessitam realmente de ajuda

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez parabens pelo teu altruismo. O ano passado fiz eu a tua iniciativa e mandei mail para os colaboradores da companhia onde trabalho, pois esta já doa parte para apoiar a operacao nariz vermelho!Bem hajam estes DRs Palhacos! Boa Pascoa para todos.

    Maria. “Aqueceraalma@gmail.com”blogspot

    ResponderEliminar
  6. Já o fiz!
    Todos os anos escolho uma associação a quem doar 0,5 do meu IRS.
    Obrigada por divulgares.

    ResponderEliminar