4.3.13

homem de verdade não bate em mulher


No meu encontro com o actor brasileiro (que faz delirar as portuguesas) fiquei a saber que Cauã Reymond é uma das diversas celebridades brasileiras que participam numa campanha para colocar um ponto final à violência doméstica. “Homem de verdade não bate em mulher” é a frase de uma campanha à qual é impossível ficar indiferente.

Analisando a frase, não podia estar mais de acordo. Homem de verdade não bate em mulher. Aliás, acho que homem de verdade não bate. Mas isto sou eu que não acredito na violência como forma de resolução para qualquer problema. Mentia se dissesse que nunca achei que alguém merecia um bom par de chapadas. Mentia também se dissesse que nunca fiz parte de uma luta. Se isso me serviu de algo? Não. Se me senti mais homem por isso? Não. Se resolveu algum problema? Também não.

É certo que os homens não devem bater nas mulheres. Nada justifica que se chegue a esse ponto. Mas as mulheres têm um papel muito importante neste assunto. As mulheres podem e devem afastar-se dos homens que lhes batem. Este é um tema bastante complexo e quase de certeza que cada um de nós conhece pelo menos um caso de violência doméstica. Infelizmente, conheço. E o caso que acompanhei ao longo de vários anos é de uma mulher que nunca quis abandonar o marido, apesar de não precisar dele para nada. E isto é algo que me custa a compreender.

Defendo que uma mulher não se deve sentir inferior por abandonar um homem que lhe bate. Isso não é um sinal de fraqueza. Mas sim de força. Não é fugir mas resolver algo e mudar de vida. É certo que muitos dizem que foi uma vez sem exemplo. Pedem desculpa. Dizem sentir um amor único e garantem que não volta a acontecer. Mas a verdade é que volta – quase sempre – a acontecer. E nessa altura voltam as desculpas e promessas de que foi apenas mais uma vez sem exemplo. Até à próxima vez. E à outra. E ainda mais uma, num cenário eternamente repetido que poderá acabar numa catástrofe. Esta é daquelas situações que exige que se grite: basta!


55 comentários:

  1. É realmente uma pena que as principais vítimas deste drama não lutem tanto pelo fim do mesmo como as outras pessoas...

    ResponderEliminar
  2. Meu anjo, mas sei de fonte segura, que, actualmente, também há muita mulher que bate em homem. E mulher de verdade não bate em homem!

    ResponderEliminar
  3. Uma relação em que existe violência, seja de Homem para Mulher ou de Mulher para Homem, não é uma relação saudável.
    Infelizmente acompanhei o caso de uma pessoa vitima de violência doméstica.
    Infelizmente também, não consegui apesar de várias tentativas, que ela deixasse o agressor. Hoje em dia moram juntos. Ela continua a ser vitima. Mas diz que o ama. Pena não se amar a ela própria!

    ResponderEliminar
  4. Ainda há as que têm medo de sair duma relação doente, porque ele as ameaça de alguma forma. Temem pela vida! É um pesadelo constante... conheço uma que ele não lhe bate, mas ela quer deixá-lo e morre de medo dele! É prisioneira da chantagem emocional. E essa arma infelizmente, também é muito usada pelas mulheres...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São vidas muito tristes e que acabam por ser desperdiçadas de certa forma.

      Eliminar
  5. Para mim deveria ser: "Ser humano de verdade não bate em ser humano"! Porque a verdade é que cada vez há mais mulheres a bater em homens, e não só o inverso! E essa é uma realidade ainda muito "abafada"!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Conheçi dois casos em ambos eram as mulheres o leme da casa, e no entanto sujeitavam-se a viver com alguém que não as respeitava. Não percebo o que leva uma mulher a desrespeitar-se desta forma, não é amor pelo parceiro, será falta de amor próprio? Se assim for, cabe às mulheres aprender que para serem senhoras não precisam de homens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que pensam que são todos os homens iguais e que não vale a pena mudar?

      Eliminar
  7. Verdade. Texto muito bem escrito, vou colocar uma referência no meu blog.

    ResponderEliminar
  8. Concordo! Infelizmente aparecem novos casos a cada diz q passa...mais aqueles que ocorrem durante anos e ninguem desconfia ou entao nao querem saber, o que ainda é pior :|

    ResponderEliminar
  9. A frase " As mulheres podem e devem afastar-se dos homens que lhes batem." simplesmente diz tudo! Para mim só é vitima de violência domestica quem quer, à primeira chapada que seja devem sair de casa e não voltar nunca mais...

    ResponderEliminar
  10. A violência doméstica existe dos dois lados. Infelizmente as maiores vítimas são normalmente os filhos.
    Não querendo esbardalhar o sentido sério do post, anda aí muita gente que não se importava de levar umas palmadinhas do Cauã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Sabe bem aligeirar um pouco a situação pesada.

      Acho que tens razão nisso das palmadinhas.

      Eliminar
  11. "Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido."
    (Mahatma Gandhi)
    A violência apenas demonstra covardia e fraqueza de espirito. há que combatê-la sim, envergonhando essas pessoas mediocres que utilizam a violência como palavra :(

    ResponderEliminar
  12. Acho que um dos maiores actos de cobardia é realmente este...bater numa mulher! E sinceramente ao primeiro sinal de que isso acontece uma mulher deve ter a capacidade de dizer basta e afastar-se de imediato! Porque estas situações quando acontecem uma vez....repetem-se a 2.ª, a 3.ª, etc.

    ResponderEliminar
  13. As mulheres sujeitas a violência, seja física seja psicólogica, sofrem, na grande maioria dos casos, de depressão. A capacidade de reagir, a auto-estima, o medo impedem-nas de reagir. Cabe a nós todos, à sociedade, tornar a violência doméstica (independentemente de ser o homem ou a mulher as vítimas) um crime cuja pena seja dura e eficaz.

    ResponderEliminar
  14. As mulheres podem mas muitas vezes ãno o fazem por variados motivos. Conheço alguns casos e não podemos ter uma regra comuns nestes casos: conheço mulheres que são batidas e não dizem por medo, outras que não dizem por orgulho, as que temem pelo futuro dos filhos ams também as que temem pela perda de luxos e poder económico. É preciso educar também as mulheres para a preservação da sua dignidade.

    ps. e também concordo com a Mariposa Colorida, há muitos casos de homens que são agredidos e não dizem por verginha...

    ResponderEliminar
  15. É um tema tão, mas tão complicado!

    Pode ser que o Cauã inspire algumas mulheres... E que consigam abrir os olhos...

    ...

    Bj.

    ResponderEliminar
  16. É um tema bastante complexo. Ninguém tem o direito de bater em ninguém. E agora de repente surgiu-me a seguinte questão, que não tem nada a ver, eu sei, mas que deixo ficar no ar: e as "palmaditas" que se dão às crianças quando elas se portam mal? Sim ou não? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, que não sou pai, acho que as crianças merecem umas palmadinhas de vez em quando. Não faço em força excessiva para magoar mas uma palmadita suave. Porém, sou contra os pais que batem forte e feio nas crianças em público. Não gosto de ver.

      Eliminar
    2. Mas será que essa palmadita suave tem algum efeito pedagógico? Será que a criança percebe efectivamente porque nao deve exibir aquele comportamento através da palmada? Ou será que a criança cada vez que achar que amigo se esta a portar mal também ira utilizar a estratégia da palmadita, já que e isso que a Mae e o pai fazem quando ela própria se porta mal? :) desculpa, já estou a divagar :) considero este tema muito interessante...

      Eliminar
  17. Mesmo! Muitas mulheres não pedem ajuda por vergonha e acabam por suportar estas maus tratos anos e anos a fio....não têm coragem para deixar os maridos, têm medo...é preciso ver que normalmente estes homens ameaçam-nas e perseguem-nas! São vitimas de violência física e psicológica! é mesmo preciso dizer BASTA.

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito complicado mas é necessária força para acabar com a situação.

      Eliminar
  18. olha lá..metes aqui a foto deste pedaço de mau caminho e queres que fale de coisas serias????
    ãiiiiiiiiii
    looll
    Violencia..seja ela fisica e ou psicologica porque essa tambem existe e nao deixa marcas visiveis.... é sempre abominavel....

    ResponderEliminar
  19. É um tema muito complexo. Eu considero que não aguentava nem por questões económicas, no entanto conheço um caso que me faz repensar a cada dia como é possível.. :( .Acho que junto com umas amigas já conseguimos que essa mulher se divorciasse, mas de que lhe vale se tem de viver sob o mesmo tecto de quem a violentou ,até psicologicamente e fá-lo em nome dos filhos . Será que agora é diferente a situação? Eu continuo com a minha teoria .. saía de casa nem que fosse viver na rua!! Mas de facto "quem está no convento é que sabe o que está lá dentro" será medo de não conseguir sobreviver sem meios? não sei .. Todas as formas de violência são abomináveis! ..:(

    ResponderEliminar
  20. Um assunto importantíssimo este. Acho que só mesmo a (muito) baixa auto-estima levam a tal. Tanto da parte da vítima como do agressor.

    ResponderEliminar
  21. concordo mesmo com as tuas palavras!!

    ResponderEliminar
  22. Muitas mantém-se ao lado do homem que lhes bate por medo, mas na maioria dos casos esse medo é alimentado por elas, porque se elas lhes fizessem frente da primeira vez que acontece, eles recuariam. Não digo em todos os casos, mas na maioria, acredito que sim.

    ResponderEliminar
  23. AGRESSORES

    Os lábios outrora beijados
    E por outros lábios acariciados
    Hoje exibem profundos cortes
    As pupilas que pareciam hipnotizar
    Agora quase não se pode notar
    Devido aos hematomas que as cobrem.

    A pele que exalava perfume
    Só por causa do tolo ciúme
    Agora apresenta arranhões
    E as unhas lindamente pintadas
    Estão quebradas por serem usadas
    Como defesa contra as agressões.

    As palavras que eram suaves
    Agora ecoam em tons graves
    Como ofensas e xingamentos
    E os braços que carregavam
    A mulher e a encantavam
    Hoje são armas de espancamento.

    O descaso eliminou a paixão
    O amor dito em cada declaração
    Mostrou-se mentira descabida
    E a frágil e indefesa mulher
    Passou a ter que conviver
    Com a falta de interesse pela vida.

    Mas a aparente fragilidade feminina
    Transforma a dor vivida como rotina
    Na mais eficaz arma de combate
    Quando as mulheres de mãos dadas
    Saem às ruas e gritam ‘Basta’
    Para os companheiros covardes.

    Quando a mulher agredida se livra
    Do agressor que causou-lhe feridas
    Amarguras, decepções e medos
    Ela descobre que a melhor punição
    Que supera a clausura da prisão
    É o eterno e irreversível desprezo.

    Eduardo de Paula Barreto - SP

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Eu sou vítima de violência doméstica e sai de casa mas o meu ex companheiro tem me ligado constantemente para eu voltar para casa com o nosso filho de 8 meses diz k nunca mais se irá repetir pois apresentei queixa dele a polícia e diz me para voltar k ficará tudo bem nunca mais haverá discussões... agora não sei o k fazer preciso de algumas opiniões do k deva fazer nesta situação... podem me ajudar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      relatas algo muito sensível e delicado. Se quiseres enviar um email poderei tentar ajudar um pouco mais mas acima de tudo aconselho-te a falares com as pessoas que te são mais próximas e, por exemplo, com alguma associação. Acima de tudo és tu também que conheces o homem que tens/tiveste ao teu lado.

      Espero que tudo se resolva pelo melhor.

      Eliminar
  26. Sou vítima de violência doméstica e sai de casa com o meu filho de 8 meses mas o meu ex companheiro insiste em me ligar sempre a me pedir desculpa e k volte para casa k nunca mais se irá repetir k nunca mais haverá discussões agora não sei o k fazer preciso de opiniões k me ajudem a tomar uma decisão também já fiz denúncia dele fui lá a casa buscar os meus bens pessoais acompanhada com a polícia e ele sentiu medo... agora digam me neste caso o k devo fazer???

    ResponderEliminar