7.3.13

o que é o amor?


Já aqui disse que o amor é um tema que não se esgota, o que faz com que seja um assunto encantador e cativante. Referi isso mesmo quando concordei com a frase que diz que amor sadio não é amor. Porém, agora a minha dúvida é outra. Afinal, o que é o amor? Será que alguém sabe?

Para mim, o amor é tudo. Porém, também não é nada. O amor faz com que me sinta a pessoa mais forte do mundo. Todavia, faz com que me sinta o mais fraco do planeta. O amor faz com que me sinta invencível. Contudo, faz com que seja o maior dos derrotados. O amor causa-me borboletas na barriga. Porém, também me causa arrepios de frio. O amor tem o poder de me fazer sorrir. Mas, também tem força suficiente para fazer com que não pare de chorar.

O amor faz-me sentir o homem mais belo do mundo. E esse mesmo amor faz-me sentir a pessoa mais repugnante à face da terra. O amor faz-me sentir desejado e loucamente amado. E faz também com que pense que nenhuma pessoa voltará a amar-me. O amor faz-me aproximar das pessoas. E faz com que não queira ninguém por perto. O amor faz com que veja o mundo cheio de cores. O amor faz com que veja tudo cinzento. O amor faz-me querer viver. Mas também faz com que deseje desaparecer deste mundo. O amor é belo. O amor é feio.

Afinal... o que é o amor? Será que alguém sabe? Será que existe uma maneira adequada para definir o amor? O Miguel Esteves Cardoso diz que o amor é fodido. O amor não existe, apenas há provas de amor, defende Pierre Reverdy. Nada é tão bom como o amor, nem tão verdadeiro como o sofrimento, refere Alfred Musset. Amar é não pensar, já dizia Fernando Pessoa.

Eu, pobre ignorante de passagem por este mundo, nada sei sobre o amor. E acho que prefiro não saber. Porquê? Porque basta que o sinta. E isso, garanto-vos que acontece. Não sei explicar o que vai cá dentro. Provavelmente nunca conseguirei colocar as batidas do meu coração em palavras. Mas até que ele deixe de bater, tudo farei para demonstrar aquilo que o mantém vivo. E isso será a minha definição de amor.    

43 comentários:

  1. Adorei este teu texto e para quem não sabe o que é o amor, definis-te bem algumas fases do amor.

    Cito só a frase que me encaixa perfeitamente: "Eu, pobre ignorante de passagem por este mundo, nada sei sobre o amor." .

    Parabéns pelo belíssimo texto, mais uma vez.

    Abraço.

    PS: E quando souber o que é, depois digo-te, :)

    ResponderEliminar
  2. O amor sente-se. O amor demonstra-se. O amor é dar e receber.
    E para mim é o suficiente.

    ResponderEliminar
  3. Há uns tempos escrevi sobre "o amor". Transcrevo aqui o meu post:

    Não me é fácil escrever sobre o amor. Se receitas houvesse… Sobre o amor já ouvi dizer que deve ser livre, sem posse. Que deve ser genuíno, sem farsa. Que deve se construtivo, nunca destrutivo. Que deve ser amigo, sem inveja. Que deve ser paz e não guerra. Que deve ser constante, sem agenda. Que se baseia na entrega, sem medo. Que se pretende exclusivo, sem cópias. Que tem por principio a igualdade, sem desequilíbrio. Sim, já tudo isto ouvi. Já tudo isto sei! Mas o amor não é racional! Ou melhor, pode ser… Mas esse é um não amor!Desse eu já senti!

    E quando o não amor se torna estupidamente tolerável? E quando o amor se transforma na insónia das noites e na dormência dos dias? Espera-se. Espera-se que passe. E os dias sucedem-se, com tanto de ressentimento quanto de silêncio. Até que um dia se deixa de esperar. E o outro não percebeu. E o outro não quis perceber. E é o fim. Mas ninguém disse que o fim era fácil. Para quem deixou de querer esperar. Para quem continuou à espera. E quanto tempo demora a ultrapassar? Demora muito. Não vale a pena abreviar. É preciso reaprender tudo. Reaprender a ser. Reaprender a adormecer. Reaprender a acordar. Há dias em que se quer dormir para que o tempo passe. Há dias em que se quer ficar acordado com medo dos maus sonhos. Há dias em que se tem medo de ficar sozinho. Há dias em que se pensa ser incapaz de voltar a acreditar. Há a carência. Há o desejo de dar (curiosamente mais do que de receber). E quando o passado se torna tão distante, como se fizesse parte de outra vida, deixámos de sobreviver. Porque recomeçámos a viver! Quantas vidas vivemos no tempo de vida? Quantas pessoas fomos sendo? Quantas pessoas seremos? Porque em último percebo que é o amor que nos modifica. Só disso nos damos conta quando termina. Só disso dá conta, quem não abrevia.

    No amor há ciúme, há insegurança, há farsa, há expectativas, há dias, há medos, há sofrimento… Sim, há tudo isto! Então porque se procura? Sim, já sei. O amor não se procura. O amor encontra-se! Mas porque se quer encontrar? A resposta é simples. Porque (talvez por ingenuidade) acreditamos ser possível que o amor a alguém nos dê mais do que nos tira. Sejamos ingénuos, então!

    no link http://agoradigoeu.wordpress.com/2012/09/29/nao-me-e-facil-escrever-sobre-o-amor-se-receitas-houvesse/

    ResponderEliminar
  4. Todos os poetas esgotaram e continuam a esgotar o tema. Diria eu que o amor é afinal um motivo para sentir, dizer, escrever, pintar, esculpir ou ser imagem na sétima arte. Por tudo isso, diria que o amor é uma força motriz da vida.
    Parabéns pelo blogue.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito do teu comentário.

      Obrigado

      Espero que te sintas à vontade por cá

      Eliminar
  5. O amor é uma palavra sem definição, porque pode ser definido de muitas formas diferentes. :)

    ResponderEliminar
  6. É muito redutor tentar definir o indifinivel. amor sente-se, não se descreve.

    ResponderEliminar
  7. Gostei do texto. =)
    Mas la' está o amor sente-se e pode ser sentido de mil e uma maneiras.
    não há definição correcta e acho que nunca vai haver.
    é bonito e é feio, sim.
    Não há certo nem errado porque no amor tudo o que fazemos é sentido.
    *

    ResponderEliminar
  8. Para mim o amor é o meu éter, o meu combustível.

    ResponderEliminar
  9. ADOREI e assino por baixo. Obrigada :)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Filhos, pais, homens e mulheres que se cruzam pelo caminho, animais, dinheiro, latinos, asiáticos, africanos,... Poderão ser tanto os amados. Calafrios, arrepios na espinha, borboletas no estômago, ansiedade, ciúmes, choro, dúvidas. São inúmeros os sintomas. Pelos olhos, mãos, inteligências, sorriso, sentido de humor, atrevimento, timidez, emancipação. São muitas as causas. É felicidade, dor, é o melhor, o pior, é não pensar, é sonhar. Haverá tantas definições de amor quanto corações a bater. Mais não seja porque batem por amor à vida.

    ResponderEliminar
  11. No dia em que o amor for explicado, deixa de ter piada.

    ResponderEliminar
  12. o Amor é aquilo que o mundo precisa....what the world nedd now is love" ouve a musica de stacy kent..,vais adorar! é sentir o arco iris mesmo quando é de noite!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  13. Ora aqui estava um belo texto para a minha composiçao a Portugues.
    Amor é quando te pára o coração para depois te ficar a bater com mais força...

    ResponderEliminar
  14. ora bem, eu diria que o amor não tem uma única definição, é multifacetado é incolor, não se diz... sente-se e demonstra-se, por isso falar de amor é sempre complicado [pelo menos para mim]

    ResponderEliminar
  15. Eu prefiro não teorizar muito... gosto de sentir mais.

    ResponderEliminar
  16. Penso como tu, o Amor sente-se mas tenho de concordar com o Miguel Esteves Cardoso o amor (ás vezes) é fodido!

    ResponderEliminar
  17. Amor, o que é isso? Uma coisa tão complexa, mas ao mesmo tempo tão simples que tanto nos pode encher a alma, como esvaziar...

    ResponderEliminar
  18. Eu acho que existem diferentes formas de amor. O amor que eu, por exemplo, sinto pela minha filha não se compara com qualquer outro tipo de amor que possa sentir, e sinto por outras pessoas que também me são muito queridas.
    De qualquer forma, o amor nunca é feio, e nunca é imoral.

    ResponderEliminar
  19. Tão complexo...o amor sent-se, o amor é inexplicável, o amor é um estado de alma que nos guia pela vida...nada tem significado se não depositarmos amor nela....amor em alguém, amor nas ações, amor nos pensamentos...amor é tudo! Não consigo definir a 100%, consigo simplesmente sentir!

    ResponderEliminar
  20. Só tenho isto para dizer..O Amor não se explica, sente-se:)

    http://www.youtube.com/watch?v=0J9z9kC6B4s

    Beijocas e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouve essa música, vais adorar:) Tem td a ver ctgo, a maneira como sentes as coisas e é uma nova versão cantada por um dos teus músicos preferidos..Há que convir, meu tb:))

      Eliminar
  21. Apaixonada por literatura,especialmente a poética, praticamente desde que aprendi a lêr :), o Amor, esse sentimento único e indescritivel, sempre foi e será definido de milhentas formas sempre de acordo com a senssibilidade e experiência pessoal de cada um, mas ele é só um sentimento e é o sentimento e, portanto, incondicional. O que esse sentimento provoca em cada ser é que poderá ser controverso ou não, dependendo da forma como cada ser o assimila, digere e interpreta mentalmente.
    Se imaginarmos a vida uma montanha, o Amor será o seu cume. :) bj e força na escalada ;)

    ResponderEliminar
  22. Peço desculpa pela crueldade, até porque tens um espaço jeitoso e pareces ser uma pessoa digna, mas, com todo o respeito, o amor é uma treta. Talvez diga isto por nunca ter estado verdadeiramente apaixonado, talvez diga por não me rever no conceito de amor que exite nos dias de hoje (ou, pelo menos, aquilo que eu entendo como tal), talvez seja por viver numa casa onde o amor parece que tem duas caras, talvez seja por ser um imbecil.

    ResponderEliminar