27.3.13

palavra do dia


Ontem, a Pippa Coco dedicou-me algumas palavras no seu blogue. Fez aquilo que considera ser uma leitura sobre mim. Considerei um gesto bastante simpático que agradeci. Na sua descrição, a Pippa brincou com uma situação específica que me fez rir muito. “Consegue falar sobre tudo. E quando digo tudo, quero dizer que já pensei se ele não pegará no Dicionário, todos os dias, atirará o dedo à sorte para uma palavra e se não escreverá quatro parágrafos sobre essa palavra”, escreveu.

Esta brincadeira acabou por se transformar num desafio. Ontem, e de acordo com o priberam, a palavra do dia era almarear. E o desafio era escrever um texto à volta desta palavra. Primeiro, confesso que é uma palavra que não costumo usar. Nem sei se já a teria ouvido. Porém, tem algo bom. Tem uma ligação ao Algarve, zona de onde parte da minha família tem origem. Parte de mim é de Loulé. E por lá, almarear é enjoar.

Como tal, posso dizer que não gosto de almareados. Aquelas pessoas que passam a vida com cara de almareado. Nunca mostram o sorriso a ninguém. Vivem a bordo de uma embarcação que enfrenta ondas gigantes, o que faz com que a sua vida seja um enjoo contínuo. Prefiro o oposto. Pessoas de sorriso fácil, mas sincero.

Mas tenho de fazer um mea culpa. Pois também tenho momentos em que sou almareado. E isso acontece quando lido com pessoas falsas que vendem banha da cobra. Que se vendem como exemplos perfeitos de algo. Essas pessoas não merecem nada mais do que o meu almarear.

Por fim, desafio que se preze tem de ser partilhado. Por isso, quero saber o que vos faz almarear? E, se quiserem, escolham palavras fora do comum que gostassem de ver transformadas num texto.

34 comentários:

  1. O que me faz almarear?!
    Sem sombra de dúvida... a minha sogra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há coisas que me fazem "seguir" este blog, a atenção que nos dedica ao responder aos nossos comentários, é uma delas.

      Eliminar
  2. Por aqui usa-se muito essa palavra, principalmente nas aldeias. Ás vezes também fico almareada.
    Bom dia

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia a palavra...
    Mas achei piada ao desafio!
    Eu almareio(?) se ler num veículo em movimento. É tiro e queda! :P

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui esta uma palavra que conheço e muito bem!
    Como "boa" rapariguita que foi criada pelos avós no Algarve (avô algarvio e avó alentejana) essa palavra era pertence diario no vocabolario.
    Tambem usada quando a avó se sentia tonta/almareada! :)
    Ai que saudades dos meus momentos de moçinha pequena a brincar por ali fora!!!
    E pronto de um dia que começou tritinho e almareado ja me sinto bem melhor!!! Percebem porque venho aqui logo de manhazinha!!! :)
    obrigado :) :)

    ResponderEliminar
  5. Eu fico almareada com a ignorância que é apanágio (olha outra palavra bonita) aqui pelas minhas bandas...a sério, haja paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda por aí muito almareado a vender-se como líder de algo. Acho que vivemos num mundo de loucos. Só pode!

      Eliminar
  6. Eu não disse que conseguias escrever sobre qualquer coisa? :) Prova superada!!
    Ora bem... eu fico almareada quando não tenho ideias para escrever.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando não sei o que escrever começo a teclar sem parar mesmo que ao inicio não esteja a fazer sentido, no fim acabo sempre por me focar num tema.
      Eu escrevo porque gosto e um blog é uma boa forma de manter os registos do nosso pensamento.Para mim é um passatempo e só escrevo quando tenho vontade.

      Eliminar
  7. Adorei e acho a palavra super engraçada principalmente quando a dizemos a pessoas fora do Algarve, ficam com uma expressão divertida.

    Sou Algarvia com orgulho e do Concelho de Loulé

    Rita Dias

    ResponderEliminar
  8. Pessoas almareadas deixam-me almareada. Mas confesso que quando algo foge do meu controlo ou não é do meu agrado, consigo ficar com uma grande cara de almareada.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. E eu fico almareada, com tanta falta de educação... isto hoje por aqui está feiooooo :(

    ResponderEliminar
  11. Já conhecia a expressão..Cada vez que a oiço, principalmente se for dita por alguém da origem, faz-me logo abrir um sorriso expontâneo..
    Pois, o q me deixa almareada é mesmo a ignorância e a estupidez natural do ser humano...não tenho pachorra..e para faltas de educação, tiram-me do sério:(
    E o pai do meu filho, claro:)))

    ResponderEliminar
  12. também não gosto nadinha dessas pessoas almareadas por natureza.... e também me deixam verdadeiramente almareada aquelas pessoas que se queixam permanentemente de tudo e mais alguma coisa e depois não fazem nadinha para mudar aquilo que as incomoda.

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia a palavra...

    O que me deixa almareada é a hipocrisia...

    Beijinho e bom dia!

    ResponderEliminar
  14. Fico almariada com a falta de carater,
    um antagonismo com as coplas sente o meu coração
    com aiapaina as tento combater
    E agora vou de merecidas vacação
    ;) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro as tuas palavras. Não te esqueças do texto para o agora escrevo eu ou não aceitas o desafio?

      beijos

      Eliminar
  15. Pois eu sofro do síndrome do almareio do movimento. Ou seja, tenho tendência a almarear e, consequentemente, vomitar, em viagens, principalmente se fores estradas com muitas curvas. Não posso andar em carrosséis, só carrinhos de choque; nos comboios não posso sentar-me nos bancos que me fazem viajar ao contrário do sentido da viagem; se for de carro, não posso olhar de lado pela janela, só em frente; se não for a conduzir tenho de ir ao lado, nunca no banco de trás; etc, etc. Quando era miúda tinha de tomar sempre um comprimido p/ evitar o almareio. Agora, com pequenos truques consigo evitar a toma do medicamento, mas às vezes lá tem de ser.
    Esta palavra é gira. ;) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é azar :(

      Vamos todos começar a usar a palavra.

      beijos

      Eliminar
  16. A situação politica, social e económica do país.

    ResponderEliminar