22.3.13

segredo


Sou daquelas pessoas para quem um segredo é isso mesmo. Algo que não deve ser contado a mais ninguém. Aquilo que ouço, dito neste formato, é automaticamente esquecido por mim. E a única importância que tem corresponde aos segundos necessários para a revelação do mesmo. De forma resumida, é assim que lido com as palavras que não podem ser proferidas a mais ninguém.

E, muito sinceramente, não me custa guardar um segredo. Não sou daquelas pessoas que não descansam enquanto não contam o tal segredo a dezenas de pessoas. Aliás, conheço pessoas que conseguem contar o mesmo segredo a cerca de cinco pessoas, dizendo a todas: “não contes a ninguém senão vão saber que fui eu que contei.” Este cenário faz com que muitas pessoas duvidem da possibilidade de manter um segredo nos dias que correm.

Quanto a mim, acho possível conter um segredo. E sou daquelas pessoas que têm algumas dúvidas quando se diz que nos dias de hoje tudo se sabe. Defendo que só se sabe aquilo que queremos que os outros saibam. E David Bowie é um bom exemplo disto. Alguém sabia que o artista estava a gravar um álbum? Ouvi numa reportagem que, numa fase inicial o artista conversou com os músicos individualmente. Como tal, estes não sabiam com quem iam trabalhar. Posteriormente, foi pedido a todos os intervenientes do disco que não usassem as redes sociais para revelar o mínimo detalhe. Isso foi cumprido. E o álbum foi mantido em segredo. Simples!

Para mim, o complicado é encontrar pessoas que respeitem o limite de um segredo. Vivemos numa época em que as pessoas têm prazer em dar com a língua nos dentes. Sobretudo, se isso provocar uma enorme confusão. E quando o desejo é apenas este... não há segredo que aguente.

24 comentários:

  1. Ainda bem que ainda há pessoas que sabem a verdadeira definição de segredo!

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que ainda há quem saiba o que é.


      bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Para mim segredo é isso mesmo, um compromisso de não revelar algo ou alguma coisa connosco mesmo ou com alguém, sob pena de nós deixarmos de respeitar a nós próprios ou ao outro quebrando-o.

    Se os segredos hoje são mal guardados isso faz parte de outros tantos valores que considero que infelizmente não são respeitados,numa sociedade do vale tudo! :(.
    Engraçado ,sabes o que costumo dizer ás pessoas que convivo de perto e que estão mortinhas por saber segredos dos outros: "A quem muito quer saber nada se lhe diz." Claro que sou capaz de guardar um segredo ou de de manter a maior descrição numa situação até que deixe de ser segredo como no caso que relatas... simples assim! ;)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. ;) és dos meus. Keep it secret.

    estou como tu, acho que há poucas pessoas a quem podemos realmente contar um segredo.
    Bom fim de semana Jovem

    ResponderEliminar
  4. Penso que mais que o segredo, é a índole de cada um. ;)

    ResponderEliminar
  5. Para mim, um segredo é um segredo. Se fosse para "despejar" quando mais quiséssemos, não se chamaria "segredo", mas outra coisa qualquer!

    It's a secret?
    Yes!
    I'll keep it, don't worry!

    Um abraço e bom fim-de-semana!

    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Para mim segredo é isso, é uma prova de que a outra pessoa pode contar connosco, pode desabafar, infelizmente nem todas as pessoas procedem de um modo correcto.

    Saliento só um parágrafo teu se não te importas, que diz tudo: "Para mim, o complicado é encontrar pessoas que respeitem o limite de um segredo. Vivemos numa época em que as pessoas têm prazer em dar com a língua nos dentes. Sobretudo, se isso provocar uma enorme confusão. E quando o desejo é apenas este... não há segredo que aguente."

    Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aquilo que sinto e noto nas pessoas.

      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  7. Tenho alguma facilidade em me pedirem segredo disto ou daquilo, sabem que sou confiável, já eu não tenho a mesma confiança para contar um segredo se o tiver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que guardas e se não sentes confiança, não contes. É o melhor.

      Eliminar
  8. Mas por vezes, dar com a língua nos dentes é tão bom haha

    ResponderEliminar
  9. Pois, eu conheço muito boa gente para quem um segredo nunca é segredo. E é triste. E muitas vezes há pessoas que me contam coisas que eu preferia que não me tivessem contado. Obviamente que, sabendo eu que era suposto ser um segredo, não conto a ninguém nem falo sobre o assunto. E parece-me que quando as pessoas dizem o tal “não contes a ninguém senão vão saber que fui eu que contei.” é de propósito para que possam ser elas a dar a novidade a todos em primeira mão. LOL
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. No meu tempo de escola havia uma rapariga que não conseguia guardar um único segredo, e a malta divertia- se a contar falsas confissões só para verificarmos se a mensagem chegava ao destino.
    Eu como vocês também sou um túmulo a guardar segredos por isso se alguém quiser tirar o peso de cima dos ombros que coloque aqui e eu juro que não conto a ninguém :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa forma de descobrir quem dá com a língua nos dentes. Contar coisas diferentes a várias pessoas.

      Eliminar
  11. Já somos 2...as pessoas contam-me e se pedem segredo eu acho que até é automático: "esqueço"! e o bom é que as pessoas sabem disso e confidenciam-me coisas que a mais ninguém confidenciam e isso faz-me sentir bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. O facto de as pessoas contarem um segredo revela que tem confiança nessa pessoa, mas por outro lado penso que deveriam de ter estofo para os manter para si.
      Julgo que as pessoas fazem isso para aliviar a pressão, e assim passam parte dela para outras pessoas.
      Todos nós temos segredos, no entanto, nunca contei a ninguém um único porque acho que não tenho esse direito.
      Uma boa forma de contar coisas que são para importantes para nós, mas que não queremos que as pessoas lhe atribuam importância é dizer com com toda a naturalidade do mundo, como se estivéssemos a contar algo irrelevante.
      Um segredo é algo penoso para nós na maioria das vezes ( apesar de haver segredos positivos) e difícil de aceitar por isso nesses casos julgo que se deve tentar combater de alguma forma para que esse assunto para a ser normal.

      No meu caso só tenho um segredo, e vocês conseguem quantificar?

      Eliminar
    3. Ainda bem que és assim Medusa.

      Tens razão Adriafix. Todos temos segredos e muitos deles não revelamos a ninguém. Também concordo que é um sinal de confiança quando se conta algo a alguém.

      Eu acho que tenho vários :)

      Eliminar