20.4.13

a teresa é que sabe


Ao longo do ano de vida do blogue tenho conhecido muitas pessoas. Parte delas conheço dos comentários que deixam. Com outras, converso através dos comentários que se transformam em pequenos debates. E há aquelas com quem converso através de email. A Teresa Chambel é uma dessas pessoas.

Já deixei a minha opinião expressa num comentário mas volto a dizer. Ainda bem que criei o blogue. Pois foi graças a ele que conheci pessoas como a Teresa. Não conheço pessoalmente a arquitecta paisagista mas posso dizer que admiro a mulher e mãe com quem comunico. Dos comentários passamos a trocar alguns emails. E pouco tempo depois tive o prazer de receber um exemplar de Um Jardim Para Cuidar, livro da sua autoria.

Viver num apartamento citadino impede-me de dar muitas largas à minha imaginação de jardineiro pois acabo por me limitar a tratar das plantas que tenho e que dão vida à casa. Mas quando estou no Alentejo adoro as horas passadas com a enxada na mão e os momentos em que se cuida de algo que considero belo. É uma área que aprecio e ao passar os olhos pelo livro da Teresa essa paixão intensifica-se.

Cada página da obra mostra-nos que cuidar de um jardim é simplesmente um prazer. Quer seja um pequeno espaço no meio da cidade ou uma área com um considerável número de metros quadrados num terreno longe do mundo de betão. Com a Teresa é possível aprender tudo aquilo que devemos saber para cuidar dos nossos jardins. Desde os materiais a comprar passando por aquilo que deve ser plantado e pelos melhores arbustos para nos protegerem dos olhares indiscretos dos vizinhos, nada é um segredo para Teresa.

Aconselho este livro a todos os amantes e curiosos deste fantástico mundo. Deixo aqui também o blogue e o facebook da Teresa Chambel para quem quiser entrar em contacto com a arquitecta paisagista. Porque nisto dos jardins e afins... a Teresa é que sabe.


15 comentários:

  1. Parece me uma óptima opção para quem gosta de decoração:) e eu gosto muitoo!

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. A unica coisa ao longo da minha curta vida que fiz no campo da jardinagem foi na primaria ter plantado um feijao num vaso ;)

    ResponderEliminar
  3. Graças à Teresa, mais um jardim (pelo menos) vai nascer. E vai ser na minha varanda. Também ando a ler o livro e é inspirador. Já prometi que depois mostro no meu blog o resultado. Com certeza vai ficar aquém das imagens do livro, mas alguma coisa há-de nascer dali. :)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pippa, depois quero ver fotografias desse jardim/horta na sua varanda ! bjs

      Eliminar
  4. Também ando com vontade de produzir alguma coisa, comecei devagarinho com ervas aromáticas, mas este livro não deixa de ser inspirador, obrigado pela dica!
    Bom-Fim-de-Semana :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Bruno, estou sem palavras...comovida e muito contente ! Se houvesse mais pessoas como tu o mundo era bem diferente ! beijos e boa jardinagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha dito e volto a dizer. É um orgulho ter-te conhecido. Não tens de agradecer nada. Eu é que te agradeço :)

      beijos

      Eliminar
  6. Muito por culpa "dela", eu e o meu filhoco mais velho temos uma pequena horta na varanda, e se tudo correr bem, daqui a 2 meses já podemos comer: tomate, courgetes, salsa, coentros, tomilho, pimentos, alface.
    Que felizes estamos com a nossa hortinha, e as dicas da Teresa são cruciais na nossa aventura.
    Bjs

    ResponderEliminar