2.4.13

engulo aquilo que disse anos a fio


Cresci a ouvir uma “discussão” protagonizada pelos meus pais. Na hora de arrumar as coisas, a minha mãe optava por mandar muita coisa fora. Doava aquilo que estava em condições e o resto tinha como destino o lixo. Porém, o meu pai tinha sempre uma solução para algo. “Não se vai mandar isso fora porque pode servir para isto ou aquilo”, dizia. Nestas alturas, juntava-me quase sempre à minha mãe. “Pai, isso é lixo. Manda fora”, eram as minhas palavras. Mas, nem assim o meu pai se demovia da sua intenção.

Isto arrastou-se durante anos e ainda hoje acontece. Com uma agravante. Agora, pareço o meu pai. Estou a fazer a minha primeira mudança a sério. A minha mulher já me abordou com vários objectos que segundo ela devem ir fora e eu digo que é melhor guardar, apesar de saber que provavelmente não servirá para nada. Resta-me engolir as palavras que sempre disse ao meu pai.

E a verdade é que agora dou mais valor ao meu pai nesse aspecto. Sobretudo quando olho para o passado e lamento não ter guardado um walkman, por exemplo. Há muitas coisas que marcam a minha infância/juventude (e que já não existem) que podia ter guardado e de que acabei por me desfazer. Acredito que o facto de querer guardar objectos agora é porque marcam um determinado momento da minha vida. E é isso que faz com que me custe tanto mandar algo fora. Apesar de saber que é um objecto sem qualquer utilidade existe uma história por detrás dele. E isso faz com que seja especial demais para acabar num contentor.

32 comentários:

  1. já eu guardo tudo o que me possa um dia recordar, eu tenho coisas guardadas que não lembra ao menino Jesus, e para a minha mãe é lixo, mas para mim são recordações! "tenho todos os livros desde do 1º ano, tenho o meu primeiro caderno, os meus primeiros óculos, os primeiros sapatos, etc. etc..." um dia talvez vá tudo para o lixo, por enquanto está tudo guardado. há um velho ditado que diz, quem guarda o que não presta tem tudo o que lhe faz falta. será?

    bem, e as mudanças já estão todas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dessa maneira de ser. Deveria ter feito o mesmo com algumas coisas.

      Vão a bom ritmo mas ainda falta algumas coisas.

      Eliminar
  2. eu guardo tudo, tudinho... é-me difícil deitar coisas fora. Todos os meus livros da escola estão guardados, a primeira rupinha, o primeiro biberon.. muitas coisas, mas a minha mãe não é nada de guardar coisas e de ter lixo em casa. A minha avó já é assim, e há conta disso a semana passada ganhei 3 vestidos das arcas cheias de roupa q ela tem ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma séria dificuldade em mandar fora o que quer que seja, mas a casa não é um espaço ilimitado, pelo que de vez em quando lá tenho de me desfazer de algumas coisas...

    Bea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso sinto-me um privilegiado porque os meus pais têm um armazém.

      Eliminar
  4. Há poucos dias escrevi sobre isso no meu blogue. Sou super desapegada, enquanto convivo com pessoas que tem a tendência de guardar coisas.
    Eu, euzinha, considero fácil dar as coisas, e fico ainda mais contente quando ela vai ter utilidade para outra pessoa, vai fazer alguém feliz. Tento só guardar mesmo se acredito que terá função no futuro.
    Sou brasileira,e já vivo cá há 13 anos, e tenho conhecido aqui muita gente que tem essa característica de guardar as recordações e as coisas ¨ para se um dia...¨
    Respeito muito a opção de cada pessoa, mas acredita, conheci uma senhor que guardava muito, chegou um dia que foi necessário desfazer um cômodo e era impossível fazer sozinho...Ficou super caro defazer de tanta coisa ( tanta tralha). E as coisas estragaram com o tempo. Eu não conseguia parar de pensar ¨ se alguém tivesse isso na hora que estava bom teria aproveitado muito mais!¨.
    Talvez por já ter mudado tanto de casa habituei-me a guardar as recordações na memória e nas fotos...e mesmo com essa filosofia tenho a casa ¨entulhada¨.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo aquilo que dizes e em relação a certas coisas penso da mesma forma.

      Eliminar
  5. Como te compreendo.... sou péssima a desfazer-me do que quer que seja!
    Quando arrumo móveis que não se mexem á muito, encontro sempre uma caixinha, dentro de uma caixa que sei que quando a vou abrir me vai surpreender vai ter qualquer coisita lá dentro ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu só guardo aquilo que considero verdadeiramente especial :)

    ResponderEliminar
  7. Estou com a Flow, só guardo o que foi especial, tudo o resto é lixo.
    E guardo cartas e mail's, gosto de reler coisas antigas e ver como as pessoas mudam ao longo do tempo.
    Tenho cartas com mais de 20 anos, um dia quem sabe eu escrevo um livro...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como defines o que é especial?

      Adoro ler as cartas que o meu pai escrevia à minha mãe quando estava na guerra. São lindas.

      beijos

      Eliminar
  8. É o que dá dar muita confiança a um homem. Desde quando os homens dão palpites sobre o que se guarda/arruma numa casa? É para o lixo sim Sr.!

    ResponderEliminar
  9. Tens que encontrar o equilíbrio. Também guardo muita coisa (desde bilhetes de cinema da afolescencia etc) mas nao da para guardar tudo. Nao sei se é por ser mulher mas cada vez mais gosto de me livrar de tralha. Todos fins de semana lá vai mais um saco para a loja solidaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu nesse aspecto. Há vários bilhetes que tenho guardados. Fazes bem em doar muita coisa.

      Eliminar
  10. No outro dia dei por mim a pensar precisamente nisto...tenho imensa pena de não ter guardado imensas coisas da minha juventude que na altura me pareceram inúteis ou fora de moda. Foi quase tudo para o contentor, mas não volto a cair no mesmo erro e não me vou esquecer de fazer isso com os meus filhos :)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Tem de haver um meio termo...eu confesso-te que me custa imenso a deitar as coisas foras...não por ver algum tipo de utilidade futura nas mesmas, mas pelas recordações que trazem. Mas no fundo e se pensarmos bem as verdadeiras recordações estão no nosso coração. Fiz mais recentemente 2 mudanças que me custaram horrores aquando a morte dos meus pais...e tive a tendência de ir guardando...mas não dá...temos de nos ir libertando! Afinal de conta são objetos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São objectos que nos marcam. Por exemplo, tenho uma pedra com dizeres que era de uma tia que infelizmente morreu. E sinto que nunca conseguirei deixar esse objecto para trás.

      Eliminar
  12. Eu só guardo coisas que tenham muita carga emocional para mim de resto também deito fora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que para mim é muito fácil ter muita carga emocional.

      Eliminar
  13. Também tenho "guerras" constantes com a minha mãe por causa disto mesmo... Eu guardo tudo, e ela passa-se, diz que qualquer dia joga tudo fora, e eu passo-me e digo-lhe para nem sequer se atrever lol

    ResponderEliminar
  14. A minha mãe costuma dizer "guarda o que não presta, saberás o que te é preciso". E cá em casa muito dificilmente deitamos algo fora, a não ser que esteja mesmo estragado. E quando vai passado algum tempo a minha mãe diz "deitei aquilo fora e agora fazia-me falta". LOL
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Há essa guerra em toda família. Minha irmã, por exemplo, guarda ateé casca de bombom. Eu gostaria de guardar, mas possuo o defeito da perca de coisas. rs

    ResponderEliminar
  16. Quer-me parecer que essa mudança de casa não vai ser muito fácil em termos de "arrumação".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso vai ter que ser. Mas confesso que me entusiasma o desafio de adaptar uma casa a outra diferente :)

      Eliminar