17.5.13

apenas vergonha #9


Almoçar várias vezes no mesmo local tem as suas vantagens. Passamos a ser conhecidos como clientes da casa. As conversas podem ser mais diversificadas do que o simples e cordial cumprimento. Entre muitas outras coisas. Mas, também existem desvantagens. Como a criação de hábitos e rotinas. E isto é algo que pode resultar em momentos de vergonha. Aquilo que me aconteceu hoje.

Almocei num dos meus locais habituais. Pedi a comida. Empurrei o tabuleiro até à caixa. E eis que começou a vergonha. Disse, como é hábito, que necessitava de colocar contribuinte no recibo. O funcionário deu-me o mesmo. Pedi os talhares e o guardanapo. E peguei no tabuleiro para ir almoçar. Até que ouço apenas isto: “falta pagar.”

Devo ter mudado de cor dezenas de vezes antes de responder: “pois falta.” Depois, tentei justificar-me. “Normalmente a última coisa que faço é pegar nos talheres e no guardanapo”, referi. “Pois. Também costumo dar o recibo no fim”, respondeu-me o funcionário. “Peço desculpa”, acrescentei. “Não tem mal”, disse-me tal como um pai diz a um filho que não faz mal que tenha partido algo.

É certo que sei que foi um lapso pensar que já tinha pago a refeição. Mas, por azar isto aconteceu com uma fila enorme atrás de mim. Parece que as plateias só aparecem para nos ver cair. E é isto. Apenas vergonha.

27 comentários:

  1. Imagino. É uma daquelas situações que acontecem um pouco sem se saber como.
    E o facto de sentires que havia uma fila atrás não ajuda nada.
    Da maneira como as pessoas são cá em Portugal, de certeza que já tinham múltiplas "teorias" do porquê de te esqueceres de pagar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Vergonha porquê? Foi mera distracção, e de facto, não fizeste por mal. Portanto, não entendo o embaraço. Fuck what they think.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O embaraço é porque já tenho o tabuleiro na mão e ouço... falta pagar :)

      Eliminar
  3. Como disseste és um habitual ;) ri-te disso e passa para outra ou então almoça todos os dias da próxima semana no mesmo sitio e paga, pode ser que apanhes 1/3 da população que estava na fila! (just kidding follow the first option) :D

    ResponderEliminar
  4. Vergonha, porquê?
    Bem eu tenho uma situação que me aconteceu há pouco tempo, parecida.
    Trabalho com público ao qual tenho que cobrar taxas, eis que a Srª me deu uma nota de 10€ para pagar 5, guarda-a na caixa, entreguei o recibo e agradeci. A dita ficou parada e aí percebi que faltava dar-lhe o troco (5€) e corei até ás orelhas e pediu-lhe imensas desculpas pelo lapso.
    Fiquei com a sensação que ela não acreditou muito na minha sincera distração.
    PR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já me aconteceu várias vezes mas nunca achei que não me quisessem dar troco de propósito.

      Eliminar
  5. Quem nunca? Não estás sozinho. Fiz o mesmo num café onde nunca vou! Pedi, sentei me na esplanada e fui embora. Já estava na fila do autocarro quando me dei conta, e saí a correr para ir pagar.

    ResponderEliminar
  6. Também já me aconteceu quando fui registar o euromilhoes... Ficamos tao incomodados so apetece enfiar num buraco...

    ResponderEliminar
  7. Isso acontece é normal uma pessoa distrai-se e sai sempre asneira =)

    ResponderEliminar
  8. aahahah!
    Acontece!
    (mas sim, parece que é matemático, nestas situações tem de haver sempre mais pessoas a ver)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estive sozinho na fila. Naquele momento tinha várias pessoas.

      Eliminar
  9. isso acontece-me muito no café onde costumo ir... há imensos dias em que me levanto e venho embora sem pagar! o que vale é que todos sabem que sou cabeça na lua e que no dia a seguir podem cobrar! =)

    ResponderEliminar
  10. São coisas que acontecem. Ainda por cima se és cliente habitual, repararam que foi mera distracção :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim. Na próxima vez que lá for descubro pelos olhares :)

      Eliminar
  11. Nem de proprosito este teu tema...hoje fui almoçar onde costumo ir todos os domingos desde á uns anos. Polvo á Lagareiro, sangriazinha do best, sobremesa e cafe. Peço a conta e como sempre dirijo-me ao balcao para pagar e...olha a carteira ficou em casa!! O meu rosto devia parecer o arco-iris e por azar estavam 2 familias atras para pagar todos a olhar pra mim :/ Pedi mtas desculpas e tal...

    Felizmente por ser cliente assiduo da casa disseram q nao tinha problema e que podia pagar da proxima vez que la fosse, ou se o benfica fosse campeao ficava de borla lol

    Sao cenas chatas mas acontecem a todos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é muito bom. E quando nos dizem isso numa casa a que vamos pela primeira vez? Já me aconteceu.

      Abraço

      Eliminar
  12. Deixa lá. Não és o único. No meu trabalho isso acontece às vezes. Quando eu digo "são x euros" as pessoas ficam a olhar envergonhadas e "ah, e tal, nem me lembrava de pagar"...lol

    ResponderEliminar