15.5.13

devo um pedido de desculpa às mulheres


Na minha senda do “deves pensar que tens vinte anos” voltei a fazer duas aulas de seguida no ginásio, 24 horas depois do primeiro capítulo desta aventura. A primeira foi de rpm. Cargas, cargas e mais cargas que me deixam os músculos das pernas como duas pedras imóveis. No final da aula, o simples facto de sair da bicicleta é uma missão para um super-herói.

A segunda aula foi uma estreia para mim. É daquelas que metem barra solta, pesos, halteres, step, abdominais e outros exercícios. Além disso, é daquelas aulas frequentadas por muitas mulheres. E um homem, quando vê muitas mulheres entrar numa sala pensa sempre o mesmo. “A aula deve ser fácil”, é aquilo que passa pela cabeça dos homens. E não vou mentir. Foi isso que pensei.

Entrei na sala. Fui buscar o material necessário. Começou a música. O aquecimento. E eu a pensar: “isto vai ser tranquilo.” A intensidade aumenta. A professora pede carga máxima na barra solta. Olho ao meu redor e vejo mulheres com mais peso do que alguns homens. Não dou parte fraca e coloco mais peso do que aquele que tinha. As dores aumentam. Mas são suportáveis e boas.

Até que, a barra é esquecida. Tal como o step. Chega o momento de deitar no colchão. E de fazer exercícios que trabalham, entre outras coisas, os glúteos. Ou seja, aquilo que as mulheres gostam de trabalhar e que os homens julgam ser fácil de fazer. Mas, sou a prova de que este julgamento é errado. Aquilo dói que se farta. Sobretudo quando misturado com outros exercícios no tapete. Acabei esta parte da aula sem forças para me levantar.

Se na segunda-feira aprendi a não subestimar uma senhora de sessenta anos no que ao desporto diz respeito. Ontem, aprendi que nem tudo é tão fácil como parece. Como tal, devo um pedido de desculpas a todas as mulheres que fazem aulas duras que eu julgava fáceis. As minhas desculpas. Estava tão errado!

PS – Como paga, irei continuar o resto do dia a andar como um robot. Mas um robot diferente. Daqueles que são tão reais que conseguem estar cheios de dores nos glúteos e com dificuldade para se sentar.

26 comentários:

  1. As mulheres são muito resistentes :) É bom ver que não és daqueles homens que fica melindrado com o facto de haver mulheres que conseguem mais no que diz respeito ao exercicio físico, e o exemplo da senhora de 60 anos é fantástico!

    ResponderEliminar
  2. ah pois é caro amigo, nas minhas aulas só vão dois homens e cheguei a essa conclusão, os gajos pensam que vamos para lá brincar, mas o que é certo é que aquilo trabalha e trabalha bem. Um amigo meu que faz, às vezes vê-se aflito e ele diz-me que os outros não vão por medo de ficarem mal vistos ao pé das mulheres...certo é que, a localizada, o gap e o pump são durinhas, mas são bons exercícios. :D

    fizeste bem em experimentar, nada como ficar a saber o que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As aulas podem aparentar ser simples mas são muito duras. Ainda tenho dores hoje :p

      Eliminar
  3. Uma grande verdade Homem.
    Mas também é verdade que fisiologicamente as mulheres têm mais facilidade em fazer exercícios de pernas do que os homens. Os homens por sua vez, têm uma grande facilidade em fazer braços, ombros e costas, áreas que são uma tortura para nós mulheres!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem regressada Paula :)

      Desconhecia isso que explicas. Obrigado :)

      Eliminar
  4. Ora aí está porque eu digo que não gosto de sofrer :)

    ResponderEliminar
  5. Ahhh pois é. Uma pessoa olha, parece simples, mas cansa a valer.

    ResponderEliminar
  6. Há uns dias, numa aula de 3B, que trabalha principalmente glúteos e abdominais, tivemos lá um homem que disse que queria começar a fazer aquela aula regularmente. Fez metade da aula, a outra metade ficou sentado no tapete agarrado às pernas. Nunca mais lá apareceu.

    ResponderEliminar
  7. Ena, ena não me digas que também ganhaste uma andar novo???
    Acontece a quem se esforça ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tenho dores hoje ;)

      Se não dói é porque não estamos lá a fazer nada.

      Eliminar
    2. Um andar novo e dificuldade em te sentares HsB? Se nao tivesse lido o teu post...ficaria desconfiado xD

      Abraço

      Eliminar
    3. Experimenta as aulas e depois falamos.

      Abraço

      Eliminar
  8. E volto a rir. Uma benção, um bálsamo para a boa disposição (pelo menos dos que lêem, os teus glúteos não sei se acham assim tanta graça).
    Pagou o olhar condescendente que me dietam cada vez que digo que faço pilates e hidroginástica ( a segunda rodeada de jovens de 60 a 80 anos). Posso garantir que eu esforço-me bastante para tirar o máximo partido das aulas e saio de lá com os bofes à boca. Muitas vezes fico a saber que tenho musculos em sitios que desconhecia.
    Bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus glúteos continuam sem forças para rir :)

      E quando dói é porque é bom :)

      bons treinos para ti também :)

      Eliminar
  9. Muito bom Bruno, vocês subestimam as mulheres ..eu faço Pump , 3B e CXWORKS e as mulheres ganham nos exercícios de pernas e rabo e os homens nos de braços e costas...parece-me bem ! muitas vezes não tem a ver com idade (eu com os meus 44 anos aguento-me à bronca..) ..tem a ver com força de vontade e treino, adoro os teus textos fazem-me ficar bem disposta que bem preciso agora que estou lesionada e não posso ir ao ginásio ( isto sim deve ser da idade...)bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já não subestimo mais ninguém :)

      Espero que a lesão passe depressa para voltares aos treinos.

      beijos :)

      Eliminar
  10. Bem feito!

    Precisas de uma aula de Stretching para quebrar a rigidez, para al´em de saires de com uns milimetros a mais :)



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o nome mete medo. Imagino-me num daqueles aparelhos de tortura antigos que esticavam as pessoas :)

      Eliminar
  11. No geral, os homens têm mais força, mas as mulheres têm mais flexibilidade. Daí haver exercícios mais fáceis para os homens e outros mais fáceis para as mulheres. ;)

    ResponderEliminar

  12. É curioso que as aulas de estúdio (do género que descreves) sejam tão pouco frequentadas por rapazes, aqui no Norte também. Na Suíça, era o contrário: estavamos em larga minoria em relação ao número de rapazes.

    Já sabemos o que afasta os homens portugueses das aulas -- pensarem que é demasiado fácil se tem tantas mulheres. Será que o que afasta as Suíças é pensar que é impossível, se tem tantos meninos? ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dessa forma de pensar. Dizes a brincar mas acredita que deves estar muito certa :)

      Eliminar