26.5.13

hoje é o dia mais bonito

Há um dia que difere dos restantes no calendário nacional de futebol. Este! O dia da final da taça de Portugal. Aquele que é, aos meus olhos, o mais bonito do nosso futebol. E não digo isto porque o meu Benfica joga hoje. É algo que repito, ano após ano, lamentando a longa ausência do meu clube deste espectáculo tão especial.

Para mim, final de taça é sinónimo de festa. De família. De animados convívios nas matas do Jamor, largas horas antes de início do jogo. Durante aquele período de tempo, não se trata de apenas mais um jogo de futebol. É "O" jogo de futebol. É esta é a magia da taça.

A última vez que fui ao Jamor foi em 1993. O Benfica ganhou 5-2 ao Boavista. O Futre pintou a manta (como se costuma dizer) e rasgou os boavisteiros. Mas, aquilo que mais recordo é o convívio com o meu pai. A alegria dele. A sua vibração com o desenrolar do jogo. O brilho no seu olhar. A sua paixão pelo momento que estava a viver ao lado do filho.

Este ano não vou lá estar pois arranjar bilhetes é tarefa apenas ao alcance de um Macgyver. Não vou petiscar nas matas do Jamor. Não vou comer uma bifana com o cachecol do Benfica preso no pulso. Em vez disso vou comer caracóis. Vou beber umas cervejas fresquinhas em frente à televisão enquanto recordo com saudade e alegria aquilo que vivi no dia 10 de Junho de 1993 ao lado do meu pai nas bancadas do Jamor.



Enviado do meu iPhone

12 comentários:

  1. Concordo contigo. Toda a "romaria" que se faz à volta deste dia é fantástica!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser um espectáculo bonito de se ver! Tenho pena de ser de longe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bonito. Há quem vá para lá mesmo sem bilhete para o jogo.

      Eliminar
  3. Adoro a festa da Taça...e o ano passado bem que a fiz...este ano a antítese..estou sentada ao pc, com o canito aos meus pés a trabalhar...sozinha...

    ResponderEliminar
  4. Espero que, pelo menos, os caracóis e as fresquinhas te tenham sabido bem :/

    ResponderEliminar
  5. Das imagens que chegam até nós é isso mesmo que parece, um dia de festa animada... Pena o desfecho :/

    ResponderEliminar