7.5.13

já nada nem ninguém me tira o sorriso dos lábios


Por vezes dou por mim a pensar na importância e no relevo do trabalho que faço. Sempre fui assim em todas as profissões que abracei. Posso dizer que tentei dar o melhor de mim e durante o tempo em que trabalhei nisto e naquilo. Fiz desses empregos as profissões da minha vida e aquilo que sempre quis ser. Para mim, é assim que deve ser. Das o nosso melhor para alcançar algo ainda melhor.

Mas ser jornalista é diferente. Escrevo para uma publicação que tem por objectivo ser vendida. Ou seja, escrevo para ser lido. Depois, existem todo o tipo de dados. Previsão de vendas. Número real de vendas. E uma espécie de alcance que a publicação tem. Isto leva-me a pensar, de tempos a tempos, na quantidade de pessoas que passam os olhos pelo que faço a nível profissional. Penso se gostam. Pondero se as pessoas se dão ao trabalho de ler o nome do jornalista que assina a peça.

Estas são aquelas dúvidas normais nesta área. Julgo eu. Mas a verdade é que qualquer jornalista é minúsculo num gigantesco mundo de parangonas, palavras, vírgulas e pontos finais. Mas, hoje consegui sentir-me um pouco maior. Consegui sentir-me ligeiramente importante. Senti-me notado profissionalmente. E a sensação é boa. Não me deixa em bicos de pés mas faz-me sorrir. Faz-me sentir que o artigo a que me entreguei valeu a pena ser escrito.

Não interessa o conteúdo. Pois uns vão achar interessante, válido e actual. Outros vão achar chato, aborrecido e sem qualquer interesse. Mas, a cerca de dez mil quilómetros de mim, alguém num site com milhões de visualizações diárias decidiu dar-lhe destaque. Não vem lá o meu nome. Nem tinha de vir. Mas está lá o trabalho que fiz. Um daqueles que não foi encomendado e a que posso chamar de meu. Tive a iniciativa. Fiz o trabalho e apresentei o mesmo quase totalmente feito. A ideia foi aprovada. E cresceu até onde pode crescer numa publicação. Até à capa.

O meu nome nunca saiu da cadeira onde agora me encontro. Mas isso não importa. Porque o nome de quem “defendo” chegou bem longe. E esse mérito ninguém me tira. Agora, vou continuar a festejar sozinho. Vou continuar a sorrir. E nada nem ninguém me irá roubar este sorriso até ao final do dia.    

41 comentários:

  1. Parabéns, realmente o nosso trabalho ser valorizado só nos pode deixar orgulhosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe bem ler aquilo que escrevi num site a milhares de quilómetros daqui. Mas é só isso :)

      beijos

      Eliminar
  2. Como se fosses mesmo festejar sozinho... E os teus leitores, aqui, não servem para nada? Também festejamos essa "vitória" contigo. Como é óbvio :) Parabéns ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dizer-te que não fiz questão de andar a contar isso a ninguém :) Desabafei por aqui :)

      Obrigado

      Eliminar
  3. Muitos Parabéns:)...e claro que deixaste aqui uma pontinha de curiosidade:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale a pena teres curiosidade. De certeza que sabes o que é e mais não digo :p

      Eliminar
    2. Sei?????? ... nhum, mais curiosa estou...

      Eliminar
    3. Acho que quase toda a gente sabe ;p

      Eliminar
  4. Que bom. :) É uma sensação tão boa vermos o nosso trabalho reconhecido. :)
    beijinho e sorri muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é reconhecimento mas é sinal que foi notado por alguém :)

      Eliminar
  5. O que importa é o brio com que o fizeste e o orgulho de o teu trabalho ter sido reconhecido. Vir ou não o nome? ão interessa. Tu sabe-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso faço sempre. Seja uma pequena notícia ou uma capa. O nome é um acessório :)

      Eliminar
  6. Parabéns,ainda bem que te sentes assim! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pequena massagem ao ego. Ainda por cima está a difundir-se bem longe daqui pois já encontrei em vários sites :)

      Eliminar
  7. Muitos parabéns por isso, de certeza que foi tudo merecido =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do merecido é relativo. Tem a ver com uma série de factores :) Mas sabe bem.

      Eliminar
  8. Os meus parabéns, mas podias partilhar o artigo, não?!
    Assim a festa tornava-se maior e mais completa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de o fazer mas acho que ainda não é altura de assumir aqui quem eu sou. Por uma série de factores :)

      Eliminar
  9. Parabéns! Ainda que sem menção ao nosso nome, é muito bom ver o nosso trabalho reconhecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe mesmo muito bem. Nem que seja reconhecido a quase dez mil quilómetros de distância quando pode ser olhado de lado a centímetros de mim.

      Eliminar
  10. Parabéns. Modéstia à parte, a sua escrita cativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Mas posso dizer que a minha verdadeira escrita, sem filtros, mora apenas aqui :)

      Eliminar
  11. Parabéns, HSB! :))
    E o link, hum? :) Partilha connosco!*

    ResponderEliminar
  12. Neste momento foi a melhor notícia que me podias ter dado. Reconhecerem o trabalho de um amigo meu, deixa-me também a mim de sorriso escancarado.
    Tu mereces...isso e muito mais.
    Parabéns Bruno:)
    Continuação de boa caminhada!

    jinhosss

    ResponderEliminar
  13. Parabens caro amigo, a tua escrita é de facto cativante, pelo menos para mim e para as centenas de seguidores que tens xD Nada nos aumenta mais o ego que vermos o nosso trabalho reconhecido.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado mas digo-te que a escrita que gostas mora aqui. A outra, também é cuidada mas segue regras que não foram inventadas por mim. Tem o meu toque pessoal que me distingue dos demais. Mas é diferente desta.

      Abraço

      Eliminar
  14. Parabéns, é um sinal de reconhecimento do teu trabalho!

    ResponderEliminar
  15. Hummmm.... fico feliz por ti e se foi escrito por tua iniciativa e vontade, a julgar pelo que vou lendo por aqui sempre que posso, não duvido que o mérito não seja merecido, MAS.... e nós?? Sabes que se pode ter problemas graves de saúde por excesso de curiosidade??? :P... lol Pegou?:P
    Parabéns!:) Partilha aqui um dia como se de um "simples post" normal de todos os dias se tratasse e depois uns dias mais tarde dizes que era aquele o "tal texto" que fez alguém tão longe reparar!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não queria causar curiosidade. Quis apenas partilhar com quem me lê os todos os dias. Até porque fico a pensar se já me leram profissionalmente...

      Eliminar
  16. Parabéns Bruninho!É sempre muito satisfatório ver o nosso trabalho reconhecido. Faz sentir que vale a pena o esforço e a dedicação. Muito bem, fico feliz por ti.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Parabéns Bruno, mereces tudo o que de bom te acontecer ! escreves maravilhosamente e és uma pessoa extraordinária ! beijos

    ResponderEliminar
  18. Ser reconhecido pelo trabalho que se faz mesmo que não publicamente traz momentos de felicidade. Excelente Bruno. Parabéns. Fico feliz quando um amigo sente isso.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz. Soube bem mas aquele trabalho já é passado. Ainda é falado mas é museu. O que importa é o próximo :)

      beijos

      Eliminar