22.5.13

leio o teu blogue


“Leio o teu blogue.” Estas foram as palavras de uma pessoa bastante simpática que conheci pessoalmente ontem. Palavras com as quais não sei lidar. Porque é algo que soa muito estranho nos meus ouvidos. Sobretudo vindo de alguém que acabei de conhecer. Sinto-me como um puto que fez uma asneira e que sente necessidade de se esconder antes que ralhem consigo. Como esconder-me seria uma atitude pouco educada, fico encabulado e tento mudar de assunto.

Para mim já é estranho os elogios que muitas pessoas, que também não conheço, deixam na caixa de comentários. Acho sempre que são imerecidos e excessivamente exagerados. E fico sem reacção quando os leio. Porém, o estado em que fico é apenas observado pelo ecrã que fita os meus olhos enquanto leio os comentários. E isso é bastante bom para mim. Poupa-me bastantes embaraços.

À excepção da família e de mais algumas pessoas, ninguém me diz que lê os artigos que escrevo profissionalmente. Aquilo que faço diariamente e onde aparece o meu verdadeiro nome em letras bastante minúsculas. Mesmo que o tema seja bastante comentado, no nome do jornalista passa sempre despercebido. Quando isso acontece e quando sou elogiado, reajo da mesma maneira. Com timidez e vergonha. Acho que é algo que nunca mudarei.

Mas também não vou ser hipócrita. Os elogios sabem bem. São uma massagem ao ego. Mas, sinto isso apenas e só por uma razão. Porque aqui, e apenas aqui, sou dono e senhor das palavras que aparecem no blogue. Sou eu que invento aquilo que escrevo. Que edito os textos. Que dou ordem para que sejam publicados. É só apenas por isso que os elogios mexem comigo de uma forma positiva. Tal como as críticas fazem com que pense nos próximos passos.

Aquilo que sei é que provavelmente nunca me irei habituar a ouvir alguém dizer que lê aquilo que escrevo. Porque será sempre estranho para mim. Irei sempre sentir que as pessoas estão enganadas quando me dizem isso. Que estão a confundir-me com alguém.

30 comentários:

  1. Eu tb leio o teu blog e gosto da maneira como transmites para as palavras o que sentes, o que pensas e o que vives no dia-a-dia. Keep it up :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu leio o teu blog.
    :P
    Nem sempre comento mas passo cá várias vezes ao dia.

    ResponderEliminar
  3. Mas habituares-te faz parte do teu processo de "crescimento".
    Boa sorte e antes habituares-te a elogios do que a insultos.
    fica bem

    PS: Ah, esqueci-me de dizer. Eu também leio o teu blog e gosto do que leio.;-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma habituação complicada :)

      Eu também gosto de te ter por cá :p

      Eliminar
  4. Fico a pensar no que te direi quando te conhecer pessoalmente.
    Tinha pensado isso mesmo "leio o teu blog."
    Já não tenho tanta a certeza de confessar "Sou a vida de mulher aos 40". Não sei se alguma vez terei coragem de o revelar...
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  5. A minha reacção normalmente é mesmo de medo e de tentativa de esforço mental para me lembrar se disse alguma parvoíce daquelas mesmo más de admitir em público, recentemente.
    Não gosto de ser confrontada na caixa de comentários com o "eu sei quem és, eu conheço-te!", soa-me sempre a "sim, eu também te julgo pelo que escreves". O que não é, nem de perto, nem de longe, metade do que sou efectivamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes. Eu acho que é possível conhecer muito de uma pessoa pelas palavras que escreve. Mas acho que isso não é tudo e que ninguém deve ser julgado (em condições normais) pela sua escrita. Daqui excluo cópias, críticas vazias de conteúdo e outros exemplos do género.

      Eliminar
  6. Tão bom ser-se apreciado por algo que tu também gostas :)

    ResponderEliminar
  7. Eu leio o teu blogue com muita honra, muito orgulho, muita lágrima e muita gargalhada à mistura, mas tenho a certeza que no dia em que te conhecer, não vou saber o que te dizer, olha, por falar nisso, já sei...di-lo-ei...num abraço!


    jinhossss e Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o facto do blogue me ter proporcionado conhecer pessoas como tu. Isso não tem valor.

      beijos e obrigado eu

      Eliminar
  8. Olha... Que coincidencia... Eu também leio o teu blog!
    Só não sei se leio os teus trabalhos fora daqui... realmente tens razão... o nome do jornalista tem sempre as letrinhas pequeninas...

    Mas uma coisa podes ter a certeza, a partir de agora vou sempre procurar o nome de quem escreveu :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que lês fora daqui? Mas a minha escrita mais pura é esta. Que não tem filtros nem regras.

      Beijos

      Eliminar
    2. Pois... Não faço ideia...

      :)

      Eliminar
  9. Ás vezes também me dizem isso e também fico um pouco "envergonhada", não será bem o termo, mas tu percebes. Porque o blogue é um espaço em que damos um pouco de nós, em que estravasamos, desabafamos, mostramos as nossas opiniões. Mas claro que é bom quando nos dizem que gostam! Eu fico toda feliz :)

    beijinhos e sim, eu leio o teu blogue e adoro!

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te na perfeição e foi também isso que pretendi explicar.

      beijos e obrigado pelas palavras e companhia.

      Eliminar
  10. eu não tenho nenhum blogue, mas acho que escrever um é um bocadito como quando escrevemos nu diário. são os nossos pensamentos, opiniões e reflexões e ficamos sempre um pouco envergonhados quando outra pessoa o lê!

    cá por mim, eu leio o teu blogue (e se não estou muito enganada os teus artigos profissionais tb) e gosto bastante! =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão com a pequena diferença que quando alguém lê o nosso diário é como se fosse uma "violação" de algo muito nosso. Aqui, que é um espaço aberto, é permitida essa leitura. Mas existe, pelo menos para mim, o tal embaraço de que falas.

      Também lês os meus artigos... hmmmmm ;) Fiquei curioso. Se quiseres envia-me email e digo-te se estás certa ou não :D

      Eliminar
    2. saiu uma entrevista com a marina mota numa revista do social há umas semanas (pouquitas). não é tua??? =)

      Eliminar
    3. Já entrevistei a Marina várias vezes... ;P

      É uma GRANDE mulher :)

      Eliminar
  11. Apesar de não comentar o blog nos últimos tempos, continuo a passar por aqui todos os dias. Acho que posso dizer que é o único blog que leio diariamente :)
    Vais acabar por te habituar aos elogios, porque o blog não pára de crescer. É sempre um prazer ler-te e foi um prazer conhecer-te no canil.
    Keep going ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que passas por cá Sofia. Tens sido uma companheira simpática. Foi muito bom conhecer-te naquele dia apesar de não ter sido possível passar muito tempo à conversa.

      Beijos e obrigado ;)

      Eliminar
  12. É o preço da fama!!! :)))
    (Se alguém me dissesse isso eu ficava de boca aberta).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa palavra é muito forte e não se associa a mim. É um termo gigante e apenas para pessoas especiais.

      Mas não precisavas de ficar de boca aberta ;)

      Eliminar