21.5.13

mundo sério demais


Por vezes acho que vivemos num mundo onde toda a gente se leva muito a sério. Anda tudo tão focado nos problemas diários que não se perde tempo com um sorriso. Como consequência disto, muitas vezes as piadas passam ao lado das pessoas. Por mais simples que seja a piada, as pessoas têm tendência para levar tudo a sério e assumir que aquilo que acabaram de ouvir não pode ser uma brincadeira.

Ao fim-de-semana tenho o hábito de tomar o pequeno-almoço mais tarde do que o comum. E costumo deslocar-me à pastelaria do costume. O problema deste espaço, que tem fabrico próprio, é o facto de que muitas vezes pouco passa das dez da manhã e já não existem bolos ou croissants para vender. Só volta a ser feita uma nova fornada da parte da tarde. Algo que não compreendo.

Neste fim-de-semana aproveitei para brincar com a situação. Ao verificar que não havia quase nada para comer, perguntei à empregada se tinham sido assaltados. Se alguém tinha passado por ali para levar os bolos todos. Ela riu-se e disse que sim. Que tinham roubado os bolos. E fiz esta conversa com um homem ao meu lado. Que ouviu o diálogo todo. Até que decidiu fazer parte dele. “Foram mesmo assaltados? Foi durante a noite? Roubaram muita coisa? O que é que levaram?”, perguntou com uma cara muito séria.

Até que, lá percebeu que tudo não passava de uma brincadeira. E esta situação não foi virgem. Em diversas ocasiões deparo-me com pessoas que têm dificuldade em perceber uma brincadeira. E que raramente decidem fazer parte dela. Optam por analisar o que quer que seja com um ar cinzento e demasiado sério. Quero acreditar que é uma consequência dos tempos complicados que vivemos. Ao mesmo tempo que quero continuar a acreditar que os portugueses ainda são pessoas bem dispostas e prontas para a brincadeira.

19 comentários:

  1. Acho é que o tuga já está por tudo!
    Se lhe dizem que houve assalto ele acredita!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que é um reflexo dos tempos em que vivemos!
    Mas, sim, continuam a existir pessoas bem dispostas! No sábado passado recebi um "abraço grátis" e isso foi algo que me fez muito feliz!
    Escrevi sobre isso há muito pouco tempo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que viveste um momento assim :) É muito bom que não deixem de existir.

      Abraço

      Eliminar
  3. As pessoas não estão formatadas para ler nas entrelinhas. Muitas vezes somos apelidados de parvos e sem noção da realidade porque levamos a vida a sorrir e a brincar.

    Lembro-me da piada que fiz quando o Gaitan deu um pontapé no gajo do Fenerbahce. Comentei no café onde estava a ver o jogo que devia ser penalti porque o jogador do FB tinha agredido a canela do Gaitan com a cabeça. Iam-me comendo vivo por estar a brincar com a situação e houve mesmo quem acreditasse que estava a falar a sério... enfim, um bocadinho de sentido de humor nunca fez mal a ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que as pessoas já não conseguem distinguir nada. É preciso dizer, estou a brincar.

      Eliminar
  4. anda tudo muito centrado no que é sério e real e esquecem-se de brincar e sorrir!

    ResponderEliminar
  5. Sim, tens razão. Faz-nos falta brincar e sorrir.
    Esse senhor com certeza que nem estava com muita atenção à conversa. De outra forma teria percebido o tom de gozo/brincadeira na vossa conversa.
    beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Sim,eu reparei neste detalhe desde os meus tempos de secundário:uma pessoa com sentido de humor é vista de palhaça.
    Gente que não sabe rir e divertir não é feliz,nunca me sinto à vontade quando alguém é assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que não distinguem um "palhaço" de um brincalhão.

      Eliminar
  7. Eu levo tudo o que me dizem a sério. Levo tudo a sério. Simplesmente porque também espero que me levem a sério, me dêm algum crédito. Não suporto pessoas que estão sempre a brincar, que não dá para falar seriamente, sem gozos, cansa-me. Porém, sou uma pessoa que preza momentos de euforia e loucura em alto grau, não sou sisuda nem nada disso. Levo é as coisas a sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou dar-te um conselho de que nunca me esqueço e que aplico a muitas coisas. Brinca na vida mas não brinques com a vida. Há pessoas que não separam isto e que julgam que é o mesmo.

      Eliminar
  8. Sorrir é dos bens mais preciosos que temos...é grátis e nunca é demais! O mundo está demasiado sério e egoísta! mas cabe a nós tentar melhorar isso todos os dias....nem que seja começando por nós mesmos :)

    ResponderEliminar
  9. Ja a mim dizem-me que nunca levo nada a serio e que nunca sabem se tou a falar a serio ou a gozar xD

    ResponderEliminar
  10. se passar pela açucena é capaz de encontrar bolos por volta dessa hora... e uns excelentes pastéis de nata para levar para casa. a açucena fica perto dos bombeiros. tem um pequeno senão: é um pouco barulhenta...
    Carla

    ResponderEliminar