8.5.13

o mundo ao contrário


Acho que qualquer pessoa da minha geração, ou da anterior, ou mesmo da seguinte cresceu a ter como base certos valores. Todos sabemos que dizer bom dia quando se entra num local é normal. Sabemos também que respeitar as pessoas é normal. Sabemos ainda que ser generoso e estar disponível para quem precisa de nós é igualmente normal.

Tudo isto deveria fazer parte da vida de todas as pessoas. Mas a verdade é que não faz. Nos dias que correm, alguém que dá os bons dias, que respeita, que é generoso, solidário e que está disponível para ajudar e ouvir é visto como uma pessoa especial. É visto com alguém fora de série, quase com poderes de super-herói.

No extremo oposto está o novo normal. Aquele que aprendi a ver como mal educado. As pessoas sisudas. Que não falam a ninguém. Que não ouvem ninguém. Que estão sempre ocupadas para ajudar. Aqueles que não respeitam ninguém. Nos dias que correm, isto é uma pessoa normal. Uma pessoa que a sociedade se habituou a reconhecer como correcta e justa.

É certo que os tempos estão complicados. Que as 24 horas do dia não chegam para tudo. Que a preocupação é ter dinheiro para cobrir as despesas mensais. Mas acho que aquilo que referi não interfere com nada disto. O mundo está ao contrário. E espero – apesar de duvidar - que ganhe balanço para voltar ao local de onde nunca deveria ter saído.

50 comentários:

  1. Como te compreendo . Eu gostava de fazer parte de um Mundo que não fosse especial de uma sociedade que fosse normal, onde a educação , a generosidade e a solidariedade ,tão ou mais necessárias hoje do que ontem , devido ás adversidades desse mesmo quotidiano , que leva à procura de dinheiro e menos de valores , não transformasse as pessoas no contrário do que necessitam , não as levasse a serem egoístas, desconfiadas e amargas com os outros. Um sorriso , uma palavra, um gesto, são coisas tão fáceis , mas hoje tão esquecidas. Também espero que o mundo volte a ser esse lugar de onde não deveria ter saído . Por mim continuo e continuarei a ser a mesma pessoa ,embora a cada dia sinta na pele as consequências de ser normal num Mundo anormal.

    Mais uma vez gostei muito desta tua escrita de hoje , das palavras que transmitem formas de sentir e estar de alguém especial que devia ser normal e não herói ou super-herói.
    Hoje estava a precisar de ouvir alguém dizer uma coisa destas, Obrigada.

    Beijos e um excelente dia normal para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que fazes parte do mundo onde queres viver. E que lutas por ele. E assim se faz a diferença.

      É bom saber que te fez bem. Já valeu a pena ser escrito.

      beijos

      Eliminar
  2. Será por isso que me acham tão simpática? Afinal não sou não é?
    Há pessoas realmente sisudas, mas acho que de uma forma geral são mais as mal educadas do que outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estranho que ser simpático seja visto como um dom raro.

      Eliminar
  3. Bom dia Bruno:)
    Acompanhas-me já há algum tempo sabes do que te vou falar...claro, das minhas meninas. Antigamente (falo quando uma tinha 4/% e a outra 1/2) acontecia-me frequentemente chegar a uma festa de crianças para as ir buscar, ser puxada pelo braço à parte e ouvia coisas do género "Ai Suricate, as tuas meninas são um amor, não é normal, são de uma educação fora de série" "Olhe traga-as cá mais vezes, venha sempre que quiser, as suas meninas são um espectáculo" "Quando chamei para lancharem andavam as duas a arrumar os brinquedos de toda a gente" "Sabe a mais velhinha veio para a minha beira ajudar-me a por a mesa". Nos primeiros tempos eu achava aquilo muito estranho, porque considerava o comportamento das minhas filhas absolutamente vulgar e normal, não entendia tantos elogios. Foi com a minha convivência com os filhos dos outros que fui percebendo o quanto realmente as minhas meninas são "diferentes", porque neste mundo ao contrário, desde que nasceram elas aprenderam a viver com valores de que não abdico, nem eu, nem MorMeu. Está nas nossas mãos que este mundo volte a entrar nos eixos, bastava que cada um fizesse a sua parte. Que tenhas um dia cheio de sorrisos retribuidos e "Bons-dias" ditos com sinceridade no olhar:)

    jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo está mesmo ao contrário. Que mais pessoas façam como tu e lutem pelo correcto.

      beijos

      Eliminar
  4. Já o meu avô dizia: "Filha, a água e os bons dias não se negam a ninguém!", são princípios que se vão perdendo, infelizmente. O meu "piqueno" de 8 anos foi e é educado a cumprimentar toda a gente, e fica extremamente indignado quando não obtém resposta, estranha muito quando o pisam ou lhe dão uma cotovelada (e normalmente são adultos) e não lhe pedem desculpa, quero-o assim para o resto da vida!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acrescento o pão à frase do teu avô. Ainda bem que o teu "piqueno" é assim :)

      beijos

      Eliminar
  5. Já somos dois. É mesmo verdade, os valores inverteram-se todos, não sei que sociedade é esta que temos agora, que quando alguém te ajuda é normalmente porque depois vai querer alguma coisa em troca.

    ResponderEliminar
  6. Ainda quero acreditar num Mundo onde esses valores voltem a imperar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cabe a cada um de nós lutar por isso mesmo. Algo que tu fazes.

      Eliminar
  7. Isso depende de sociedade para sociedade, de pais para pais, e até dentro do proprios pais varia de zona para zona... e mesmo numa familia varia de pessoa para pessoa.

    Depende também das expectativas de cada pessoa.

    O verdadeiro valor que quero ver a curto prazo é o valor da equipa do Benfica a vencer os proximos 2 jogos!
    :)

    O Gajo das Botas
    http://ogajodasbotas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Também sinto isso...a impessoalidade nas relações e o vale tudo! E também me sinto desajustada apesar de saber que ainda bem que mantenho certos hábitos e valores! Se queres que te diga, na sociedade de hoje o que mais me custa é o saber que infelizmente não podemos tirar certas pessoas e situações que nos fazem mal da nossa vida! A tal máscara que temos de manter a bem de todos menos de nós :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consigo usar essas máscaras. Prefiro ser visto como o mau da fita. Prefiro carregar esse rótulo do que sentir-me mal.

      Eliminar
    2. ...e fazes muito bem! Infelizmente em cetas situações não consegui ainda ser tão determinada como tu!

      Eliminar
  9. Não vou acrescentar muita coisa ao teu texto, se deste conta quando comecei a seguir o teu blogue é no fim do meu comentário deixar Abraço ou Beijinhos dependendo do blogue. A minha atitude é igual aqui e na vida real.
    Alguém me dizia, um amigo que partiu há uns tempos, que esta crise que tanto se fala não é preocupante desde que haja vontade das entidades em resolver a mesma, o que é grave é existir uma crise de valores onde passar por cima dos outros é como uma tendência da moda, :(

    Acredito num mundo melhor e numa sociedade melhor basta olhar para as crianças e ver a esperança renascida a cada dia que passa, :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As piores crises vão sempre ser de valores. É muito pior do que a falta de dinheiro.

      E fazes bem em ser como és.

      Abraço

      Eliminar
  10. É mesmo isso!!! Faço tuas, as minhas palavras! Vivemos, actualmente, uma grande crise de valores e se cada um de nós fizer um bocadinho, ainda podemos mudar qualquer coisinha...
    Enfim, neste momento é o dinheiro quem mais ordena!!!

    http://vocabulosestouvados.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudar está ao alcance de todos. Se fosse só o dinheiro já nem era mau de todo.

      Eliminar
  11. O dinheiro nada tem haver com educação quem não a tem nem com muito dinheiro e sem problemas a começa a ter...infelizmente existe cada vez mais pessoas sem ela!

    ResponderEliminar
  12. O mundo está mesmo virado ao contrário... acho que o melhor é adaptar-nos, pois não sei se ele voltará aos eixos :)

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente é bem verdade :( Gostava de partilhar da tua esperança de que a "antiga" normalidade volte, mas estou um pouco pessimista. Cabe-nos a nós educar os nossos filhos para isso, mas é difícil remar-se sozinho...

    ResponderEliminar
  14. Os valores estão trocados. As pessoas confundem valores morais com os valores monetários. Perdeu-se o hábito de ser educado. Não é moda. Não é trendy.
    O que custa dizer "com licença", "obrigada", "bom dia, boa tarde, boa noite", "obrigada"? Nada, é gratuito.
    Por isso é que sou a favor do uso de tasers. A pessoa pede "com licença" e a outra faz-se de parvinha? Uma descarga. Dizemos "bom dia" e ninguém responde? Uma frigideira de fundo duplo bem assente na testa e se ficar gaga, tem desculpa pela demora da resposta. Dá-se uma informação e não se ouve um "obrigado"? Ui!
    Ligam para ti e perguntam "quem fala"? Ninguém, okay? Para ti, ninguém! Sê mais educada, ó pessoa.
    Agora que já me enervei, vou almoçar.
    MS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso concordo Anónimo MS ..enerva-me isso e muito mais, até no mundo virtual, no Face por exemplo, um dia pedem-te amizade e depois nem um simples olá através de "um gosto" assinalam . rrrrsss querem milhentos amigos para quê ? deve ser para bisbilhotar o que cada um publica..ou para fazerem publicidade..Rrrssss . Vou tomar café e com muito doce para ver se mudo hoje de humor..

      Eliminar
    2. Obrigada Anónimo MS foste a única pessoa a conseguir fazer-me rir hoje. Obrigada a sério, estou a ponderar o tamanho de carteira de que vou passar a precisar para transportar comigo a tal frigideira, sempre que passar alguém por ti com uma marca redonda na testa, já sabes, fui eu!

      Eliminar
    3. Oh Suri agora ri-me também e até estava mal disposta..
      É que já somos duas . Agora o Anónimo MS vai ver muitas marcas nas caras que passem por ele!

      Eliminar
    4. Sorriso e Suricate, a MS é uma menina e não um rapaz :)

      Concordo com o teu texto MS. Está cheio de humor mas muito certo.

      Eliminar
  15. Para mim não é crise de valores, é "só" má educação. Se não a recebeste, será mais difícil transmitir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que uma coisa leva a outra. Mas não tenho dúvidas de que vivemos uma crise de valores.

      Eliminar
  16. Quando algum desafio nos bate à porta o melhoe é convidá-lo a entrar. Ele pode trazer um vendaval e deixar-nos a casa de pernas para o ar, mas poderá também pôr a descoberto coisas que achavamos ter perdido.
    No fundo, estamos a ser "desafiados" a melhorar, a sermos mais organizados, menos futeis,...será?
    bjs

    ResponderEliminar
  17. É verdade. Um bom dia não se deveria negar a ninguém, independentemente da nossa vida, de estarmos bem dispostos ou não.

    ResponderEliminar
  18. infelizmente a sociedade está cada vez mais individualista. e as pessoas andam tão focadas no seu próprio umbigo que o olhar não alcança mais ninguém...

    ResponderEliminar
  19. Sim é verdade,a sociedade está fora dos eixos,caminhou para o lado errado,há muita gente arrogante e já nem sentido de humor por vezes se pode ter...não sei anda muito estranho...
    "ver o bem e não fazer é sinal de covardia".

    ResponderEliminar
  20. Eu cá vou continuar então a ser "anormal", ok? :P
    A educação que tive ensinou-me a ser educado, a dizer "bom dia", a dizer "obrigado", a pedir licença, a pedir "se faz favor", etc. Portanto faço parte dos "anormais", e com muito gosto.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Eu em qualquer sitio que entre e estejam la pessoas, digo sempre bom dia, tarde ou noite...mas ouvir resposta ta quieto. Mas nao é por isso que nao vou continuar a faze-lo sempre, pq foi assim que me ensinaram e é esse ensinamento que vou partilhar ao meu descendente ;)

    ResponderEliminar