8.5.13

o que escolher?


O cenário é simples. Revelar a nossa intimidade, o mais íntimo que temos para revelar a outra pessoa. Que não se vai limitar a ver. Irá igualmente mexer. Refiro-me a um exame médico. Quando soube que teria de ser submetido a vários exames que mexem com o mais complexo que a minha intimidade pode ter, como aquilo que revelo a poucas pessoas ao longo da vida, tinha duas opções. Descolar-me ao centro clínico onde fui toda a minha vida. Onde todos me conhecem. Ou deslocar-me a uma clínica fora da minha área de residência, onde seria apenas mais um paciente.

Do meu ponto de vista, a primeira opção tem diversas vantagens. A confiança das pessoas que lá trabalham. O facto de que esse conhecimento pode ser decisivo para que me sinta à vontade perante um cenário naturalmente constrangedor e desconfortável. E a certeza de que serei bem tratado. A segunda opção tem a vantagem de ninguém saber quem sou. Seria apenas mais um homem a submeter-me aos exames. E provavelmente só me voltariam a ver para levantar os resultados.

Também existem desvantagens. No caso da primeira opção, os boatos que podem surgir em relação ao motivo que me levou a fazer os exames. E também o facto de que não esquecer que uma mulher que conheço desde criança viu (e não só) o mais íntimo que existe em mim. Na segunda opção, a desvantagem maior será o desconhecimento sobre a capacidade clínica de alguém que vai ser responsável por um exame clínico complicado.

Escolhi a primeira opção. Em relação aos boatos, resolvi o assunto à nascença. Quero fazer isto por causa disto. E assim, resolveu-se o assunto. Quanto à exposição a que fui sujeito. Não vou mentir. Foi bastante complicado e mexeu comigo. Mas, por outro lado, senti-me seguro por saber que estava em boas mãos. Sempre que me cruzar com e enfermeira, irei lembrar-me desta manhã. Isso é um facto. Mas, se forem necessários novos exames, voltarei a fazer a mesma escolha. Sem hesitar. 

42 comentários:

  1. Homem que é homem é assim que resolve as suas incertezas, decide com a cabeça e deixa os tabus de lado. Parabéns e que os resultados sejas todos favoráveis.
    Cada vez gosto mais de aqui vir :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Também eu espero :)

      Eu sempre gostei de te ter por cá :))

      Eliminar
  2. Tenho a certeza que quando te cruzares com essa enfermeira ela vai lembrar-se do bruno e não do homem que atendeu dia tal. Ela deve fazer o mesmo a tanta gente que já nem liga. E, a não ser que seja muito má profissional, ela não vai comentar nada disso com ninguém, não só porque fazê-lo é considerado crime punido no código penal (artigo 195), mas também porque tem mais que fazer na vida.
    Espero que corra tudo bem e que os resultados sejam aquilo que esperas. beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não é um exame muito comum. Conheço a enfermeira desde pequeno e julgo que não haverá problema.

      Obrigado

      beijos :)

      Eliminar
  3. Eu também escolhia a primeira. E espero que esteja tudo bem! ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Recordei-me quando tive que escolher entre "um" ginecologista ou "uma" ginecologista...escolhi "um" porque achei que iria entender melhor a sensibilidade feminina. Não correu bem logo no primeiro encontro. Primeiro porque detestei a posição e os ferros gelados (há 30 anos eram ferros sim)e depois porque embirrou com os cigarros que até eram muito poucos os que consumia na altura e só a nivel social:
    Ele, a olhar para dentro da minha vagina - "amenina fuma?". Eu, chateada e ansiosa para me pirar dali - "Porquê? Está a sair fumo por aí?"
    Entendo-te perfeitamente, por muito "sem tabus" que sejamos existem sempre aquelas situações demasiado intimas para serem partilhadas com idiotas desconhecidos.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o revelar da intimidade de uma forma completamente diferente do habitual. É esquisito.

      beijos

      Eliminar
  5. Espero que não seja nada :) Já passou...agora tenta relaxar :)

    ResponderEliminar
  6. Eles não podem divulgar os resultados dos teus exames por isso não te preocupes =) Espero que esteja tudo bem contigo!

    ResponderEliminar
  7. Não há que ter vergonhas.
    Se forem verdadeiros profissionais...nada a temer.

    Que os resultados revelem um homem sem blogue, mas com saúde de ferro.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem vergonha. É algo que nem sei explicar.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  8. E uma escolha bem acertada: sem dúvida! E espero que estejas bem sim?

    ResponderEliminar
  9. se fosse eu a escolhe, teria com certeza optado pela segunda opção! sou muito estranha, não???

    espero q os resultados venham dizer q está td de acordo com o q esperas! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro a primeira :) Mas não te considero estranha por isso.

      Também eu espero.

      Eliminar
  10. PR:
    Fez a escolha mais sensata. Cada coisa no seu lugar, e quando precisamos de um profissional é isso mesmo que esperamos dele, Profissionalismo.
    Há muitos anos, também eu (mulher) precisei que numa situação de urgência um profissional(homem)com o qual trabalhava diáriamente, me fizesse algo que muito me constrangeu na altura. Hoje passados vários anos, acho até ridiculo ter pensado nisso.
    Eu precisava que alguém mo fizesse para salvar a minha pele, esse alguém estava lá. Só isso interessa.
    Boa sorte nos resultados.
    PR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me como tu apesar de ser uma situação diferente.

      Obrigado

      Eliminar
  11. Eu também escolheria a primeira opção sem hesitar preocupo-me pouco com boatos o factor determinante seria "estar em boas mãos". Acho que para um Clínico que seja um verdadeiro profissional , nessas alturas não está ali um homem ou mulher mas um doente e se for amigo então tem obrigação de fazer ainda melhor . O embaraço que por vezes sentimos em certas ocasiões como a que descreves ,está mais na nossa cabeça ,naquilo que valorizamos por ser de certo modo traumatizante eu penso muitas vezes assim para ultrapassar essas situações.

    ResponderEliminar
  12. Eles são técnicos, devem ver casos semelhantes quase todos os dias. Nós é que fazemos do nosso corpo um bicho de sete cabeças. E se eu te disser que o meu ginecologista é o meu tio? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não leves a mal eu dizer isto, mas se eu fosse mulher não gostaria que o meu tio fosse o meu ginecologista.

      Eliminar
    2. Não leves a mal eu dizer isto, mas se eu fosse mulher não gostaria que o meu tio fosse o meu ginecologista.

      Eliminar
    3. Isso exige uma confiança muito grande. Tiro-te o meu chapéu :)

      Eliminar
  13. Acho que optava pela primeira opção, ainda que fosse com algum desconforto e receio, mas é como tu dizes relativamente às vantagens, pesam mais. :)

    ResponderEliminar
  14. Ora aqui está uma das diferenças entre meninos e meninas. Nós ganhamos o hábito de "mostrar" a nossa intimidade desde cedo :) Eu nunca me coloquei na tua posição, para mim sempre foi indiferente se era um local onde me conheciam ou não ( verdade é que nas situações mais complicadas também não tinha hipótese). Lembro-me que no IPO, onde era vista de seis em seis meses, era despida, mexida e remexida, por dúzias de médicos e estagiários que nunca tinha visto, acho que foi aí que ganhei "calo". Mas o meu ginecologista é o mesmo há 20 anos, posso dizer que é o homem que melhor me conhece por dentro e por fora :D O importante é mesmo sentires que estás nas melhores mãos, nas que confias sobretudo em tremos médicos. E espero que corra tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que essa confiança de que falas é fulcral para que tudo o resto seja esquecido. Também eu espero.

      Eliminar
  15. Penso que esta escolha tem a ver com a confiança que depositamos no médico, equipa e neste momento, as condições monetárias de cada um.

    Felizmente tenho uma boa médica no centro clínico e não quero saber do que pensam os enfermeiros e até pessoas conhecidas sobre o que vou fazer e como estou. Ainda na segunda-feira fui lá por motivos complicados e tive apoio delas.

    E digo saliento outra situação: os "médicos das senhoras" (como antigamente e ainda se vê nos prédios) a fazer exames íntimos "às senhoras", são muito mais cuidadosos que as mulheres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda tudo em torno da confiança e da nossa própria mente.

      Eliminar
  16. seja o que for tudo pelo melhor, mas lá por dares uma explicaçáo não invalida de as pessoas pensarem o que quiserem.

    ResponderEliminar
  17. Assunto: Hemorróidas ;), muito comum em todos os sexos... Nada de dramas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assunto: gostava de te conseguir ajudar ;) Mas não é possível. Não conheço quem te resolva isso.

      Quanto a mim, a situação é outra.

      As melhoras para ti.

      Eliminar
    2. As melhoras para ti também. E obrigado por tamanha atenção!

      Eliminar
  18. Acho que foi a escolha acertada!
    E não vai ser nada de importante. ;)

    ResponderEliminar
  19. Vais ver que nao é nada...nao começes ja meter bichinhos na cabeça pah xD

    Eu escolho sempre a 1ºopçao.

    Abraço

    ResponderEliminar