6.5.13

quem é que enganam?


Há pessoas que têm o hábito de mentir. De querer enganar os outros. E fazem isto em vários cenários das suas vidas. Por agora, vou centrar-me numa área onde a mentira vive em abundância. Refiro-me ao desporto. Em primeiro lugar, conheço muitas pessoas que mentem para não praticar desporto. Dizem ser as mais motivadas do mundo. Aquelas que mais vontade têm em fazer algo. Mas, quando chega o momento de fazer algo... nunca podem. Acontece isto no ginásio, em jogos de futebol e por aí fora.

Depois, existem aqueles que dizem aos outros que fazem tudo e mais alguma coisa. Costumo correr não sei quantos quilómetros por dia. Estou sempre a correr. Quando na realidade correm uma vez de quinze em quinze dias. Depois existem aqueles que vestem a roupa de desporto. Mas apenas para a passear pelos ginásios ou ruas. Porque, na realidade, fazer exercício cansa.

Existem ainda aqueles que estão no ginásio a fingir que treinam. Por exemplo, conseguem fazer uma aula de rpm sem nunca mexer na carga. Ou seja, sem qualquer carga. Colocam a mão no manípulo que controla a carga e fazem de conta que a aumentam. Depois, fazem a cara do maior esforço do mundo como se estivessem a fazer algo que sabem não estar a fazer.

Por norma, estas pessoas têm em comum o facto de se gabar de algo que não fazem. A minha dúvida é só uma: quem é que enganam? Se alguém me disser que faz desporto, fico feliz. Penso que se trata de uma pessoa saudável que se preocupa com a sua vida. E fico-me por aí. Porque, se essa pessoa estiver a mentir, não me está a enganar. Não é o meu corpo. Não se trata da minha vida. Nem da minha saúde. Essas pessoas, só se enganam a elas próprias. Mas pensam que enganam o resto do mundo.

33 comentários:

  1. é daquelas coisas universais, infelizmente, mas já diz o zuca "tem perna curta"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há mentiras que podem ter um certo objectivo. Neste caso, não sei qual é.

      Eliminar
  2. é verdade, há pessoas de facto assim, não é o meu caso. gosto de dar tudo por tudo no ginásio, nas aulas. Mas conheço outros que vão ao ginásio só para o spa e passam lá duas horas, isso não vale, mas só se enganam a eles.

    :D

    ResponderEliminar
  3. Estou de consciência tranquila no que diz respeito à parte de mentir acerca do desporto que pratico, pois não minto. Infelizmente, não posso dizer que esteja de consciência tranquila em relação à parte de praticar desporto, pois não pratico...

    ResponderEliminar
  4. Mentem a si próprias.
    Eu lembro-me de uma colega de curso que se gabava de fazer tudo o que era necessário e mais uns extra enquanto os restantes alunos se debatiam em fazer uma infíma parte do que nos era pedido. O que ela não se apercebia é que como não se limitava a dizer que tinha feito, mas tinha de dizer que tinha feito 2h de cada actividade, tudo contabilizava muito mais do que as 24h que nós, os alunos comuns tínhamos. Tendo em conta que toda a gente trabalhava, a maioria tinha filhos e ainda outras actividades era ridiculo este espalhafato todo. Enfim, ela lá saberá.
    o importante é que tudo corra bem e o resto...fica com quem recorre às mentiras.
    fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entramos no campo dos mentirosos compulsivos que nem têm noção daquilo que dizem.

      Eliminar
  5. Mentem a elas próprias e o pior é que elas próprias muitas vezes acabam por acreditar nessa mentira... Não imaginas quantas apanhava em consultas de nutrição com essa "patologia".... :(

    ResponderEliminar
  6. O pior é que normalmente se mentem nessas coisas...imagine-se o resto!

    ResponderEliminar
  7. Nestas coisas é mesmo como se costuma dizer...cada um sabe de si! mas realmente não valia apena mentir! Eu devia fazer mais coisas de "sofrer"...porque isto de andar só aos pulos e ás piruetas não pode ser :) ... step, aeróbica, dança tudo muito bem...mas tenho mesmo de fazer mais as localizadas, TRX e alongaments...claro que sem falar de caminhadas de grupo que faço (tipo 15 km) ou mesmo os passeios com a minha cadelinha :)...pensando bem as minhas atividades desportivas não estão nada mal ehehehehe :)

    ResponderEliminar
  8. Okay, confesso: só mexo o rabo para andar. Detesto correr. Mas nem minto quanto a isso. Se me disserem que tenho de correr para salvar a vida? Não vou correr. Ah, mas vais morrer! E depois?
    Mas no ginásio, sou muito aplicada. Porquê? Por vergonha. Primeiro porque sou a mais velha daquele grupo. Logo, tenho a concorrência de miúdas saudáveis e cheias de genica e fatos justos 3 números abaixo.
    Depois porque sempre disse que detestava fazer aulas com mulheres.
    Antes da doença fui praticante de kung fu. 5 anos. Desporto de homens. De muito kick. Adorava. Delirava. Era obrigada a correr. E amava.
    Fiz uma vez uma aula de cycling ou lá como se chama aquilo: um rapaz cheio de saúde aos berros para mim? Mas desde quando é que alguém me berra para pedalar?!
    Ele berrava e o meu rabo, joelhos e pernas sussurravam: ouve, esquece. Sai. Vai tomar banho e sai. Saí. Tive dois anos à procura de algo que se satisfizesse.
    Estou proibida de praticar desportos de combate. Assim tinha de procurar algo que me deixasse apaziguada e sem forças para refilar.
    Comecei com localizada. Só ia 2xs por semana.
    Agora? Bem, quando tenho tempo: running (estou a começar), total condicionamento (adoro spartacus, é do melhor, a pessoa quando acaba pode escolher entre oxigénio ou caixão. E o circuito? Parece que estamos na tropa! Mas sem a mochila e a arma.)
    Se faço todos os exercícios gritados pela professora? Não.
    Primeiro porque não estou para transpirar.
    Segundo porque o meu cabelo é frisado e sai-me caro pagar alisamentos.
    Se o meu corpo agradece? Muito.
    Mas se vou correr? Agora digo que não.
    MS

    ResponderEliminar
  9. Pois que eu odeio correr e ginásios.
    Só mexo o meu real rabo para andar, jogar à bola e dançar.
    Adoro jogar à bola e dançar:))

    ResponderEliminar
  10. Eu ando à procura de algo que me motive!! Porque exercício físico não me puxa nenhum!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho-te a corrida. Mas acompanhada. Até ganhares o vício e não quereres parar.

      Eliminar
  11. Pá, eu só minto quando não me resta outra saída. Quando é estritamente necessário, de forma a evitar chatices que me possam incomodar. Mas em relação a exercício físico... para quê mentir!? Odeio praticar desporto. Já me basta andar sempre a pé e fazer 6kms de bicicleta no trajecto casa-trabalho-casa.

    ResponderEliminar
  12. Acho que essas pessoas criam um personagem, em vez de assumirem quem/como são, na expectativa de que a pressão de serem descobertos os leve a caminhar na direcção certa - que afinal até reconhecem.

    Ou então são só mentirosos compulsivos. Mas eu gosto de acreditar na primeira opção.

    ResponderEliminar
  13. Ginásio, (maquinas para transpirar) nope; Correr, nope; Yoga sim, quanto mais melhor, Fazer 20km a caminhar na marginal todos os Domingos Sempre que o tempo(meteo) o permite e não diariamente porque o trabalho não deixa.
    Há quem não acredite, HÁ. Aconteceu há cerca de um ano com uma colega pouco crédula e "obriguei-a" a fazer os meus 20km, fazer,fez. mas ficou cheia de "lesões" durante o tempo suficiente a não querer voltar a repetir.
    Eu costumo dizer que São Opções!
    PR

    ResponderEliminar
  14. Eu pratico uma modalidade simplesmente para me sentir mais saudável faz-me falta . Dá-me flexibilidade, melhora o bem estar e ajuda a ter a cabeça "mais liberta" de resto nem me preocupa porque motivo os outros fazem ou não desporto se mentem é para se enganarem a si próprios certamente. No geral não gosto de mentiras.

    ResponderEliminar