3.6.13

atestado de estupidez? não, obrigado

Num destes dias deparei-me com uma situação protagonizada por um “famoso” português. Essa pessoa congratulava-se por ser notícia devido ao seu trabalho em vez de ser notícia devido à sua vida pessoal. Algo que aplaudo. Enquanto jornalista, sou o primeiro a defender que qualquer publicação, sem excepção, devia viver do talento das mais variadas pessoas. Claro que existe curiosidade em relação à vida pessoal dessas mesmas pessoas. Isso é mais do que aceitável. Mas defendo que esse lado mais pessoal (que só é explorado até onde as pessoas deixam) só deve ser explorado em pessoas realmente interessantes. Cuja vida pessoal seja equilibrada em relação ao seu lado profissional que todos conhecem.

Agora, há pessoas que tomam a atitude que referi. E que são aplaudidas por centenas de pessoas. “Muito bem”, “assim é que é”, “a imprensa é uma vergonha”, são exemplos de alguns comentários que se misturam no meio de outros tantos likes numa qualquer rede social. Mas, a verdade é que existem pessoas que, quando fazem isto estão somente a passar um atestado de estupidez. Em primeiro lugar a eles próprios. Depois, a quem os aplaude. E é claro, aos jornalistas. A todos. De todas as áreas. Sem excepção.

As pessoas aplaudem esta atitude porque desconhecem a realidade dos factos. As pessoas estão do lado destes tipo de famosos porque, de forma natural, entendem que os mesmo têm a sua privacidade exposta contra a sua vontade. Mentia, enquanto jornalista, se dissesse que isto não acontece. Porque acontece aqui. No Reino Unido. Em Itália. Nos Estados Unidos da América. E em todo o mundo. E acontece nas revistas do social como acontece nas publicações que as pessoas consideram sérias. Com uma pequena diferença. Nós somos uns meninos da mamã que têm bom coração e que guardam assuntos bastante delicados na gaveta de modo a não prejudicar outras pessoas. Isto na política. No desporto. Na televisão. E nas vidas pessoais.

O que as pessoas não sabem é que muitos famosos, os tais que criticam o jornalismo social e que aplaudem ser notícia pela carreira, entram em contacto com muitas revistas. Eles, ou alguém que fala por eles. E essas mesmas pessoas estão sempre dispostas a expor o seu lado mais íntimo. Desde que essa exposição seja acompanhada de chorudos vales de compras para roupa para os seus rebentos ou então uma viagem a um qualquer parque de diversões num país mais ou menos distante. Criticam quando são notícia pela vida. Mas quando essa exposição é recompensada por bens está tudo ok. Quanto maior o valor da recompensa, maior a exposição da intimidade. Mas, se o fazem, não caiam no ridículo de criticar quem vos dá tempo de antena, mesmo que seja porque têm uma unha encravada. E sem vos pagar a ida a um qualquer salão onde ficam com os pés como novos.

Atestados de estupidez? A mim, não. Obrigado.

18 comentários:

  1. E eu aplaudo este texto que disse basicamente tudo!

    ResponderEliminar
  2. Há muita hipocrisia no mundo da fama. Infelizmente. Por isso é que eu evito ao máximo saber alguma coisa da vida pessoal dos profissionais de que gosto, sejam músicos, actores, atletas, políticos, etc. Porque se eu não os conheço pessoalmente nem lido com eles pessoalmente, não me interessa gostar deles enquanto pessoas e sim enquanto artistas/profissionais.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me irrita é quem fala mal da imprensa mas depois pede coisas.

      beijos

      Eliminar
  3. Em sigilo profissional, ouvi coisas incríveis sobre a forma como algumas das nossas figuras públicas utilizavam a sua vida pessoal para serem novamente relembradas. Mas quando as ouvimos, só a versão do quanto a imprensa foi agressiva é que passa para o público. Eu por exemplo, não fazia ideia de que isso acontecia. Mas bom, não podem pagar uns pelos outros e realmente ultrapassam-se muitos limites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas nunca acreditam na imprensa até que um amigo conta histórias dessas :)

      Eliminar
  4. Tadinhas dessas pessoinhas...tenho uma pena delas, como tenho pena de nao viver debaixo de uma ponte!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que essas pessoas tentam fazer os outros de parvos. E muitos vão na conversa.

      Eliminar
  5. Enfim...acho que todas as pessoas sabem bem essa componente social dos "famosos" ... fama a qualquer custo! (ainda que com algumas excepções, claro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que fazem o pino com uma mão para aparecer :)

      Eliminar
  6. eu cá acho que se nota perfeitamente, no meio dos famosos, quem faz questão de manter a sua vida privada só para si e quem não faz questão disso mas quer parecer que sim.

    é fácil identificar meia dúzia de personalidades famosas que, não escondendo nas entrevistas alguns aspectos da sua vida particular, apenas aparecem na imprensa quando o seu trabalho assim o justifica. e se a imprensa com essas pessoas não ultrapassa os limites, é claro que com elas os limites estão bem delineados e não sujeitos a ofertas tentadoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivemos numa época em que as pessoas são famosas por serem famosas. Ser famoso é uma profissão.

      Eliminar
  7. Mesmo, mesmo e mesmo... nunca tive grande paciência para estas / essas coisas, aliás quase sempre antes de ler qualquer uma dessas noticias não me consigo abstrair da realidade do que está por trás e tocaste num tema que sempre me irritou... quando se trata das noticias de gravidez e se vê todo o cenário pago... ai desulpa, montado mostrando a pura realidade!!! :S E olha uma coisa que me apercebi quando vim viver para fora de Portugal é que tirando o Cristiano Ronaldo e o José Mourinho qualquer um "desses ditos famosos" de Portugal, poderiam passear como um ser humano normal em plena cidade de Buenos Aires!;) É que não ouves falar de mais ninguém MESMO!!!:P Revistas como a Caras etc, aqui são identicas!!!!!! Impressionanete mesmo!! O tipo de fotografia, tudo igual!!! :P lol Só mudao facto de estrem lá pessoas na foto que nunca na vida ouvi falar.... Conclusão.... os famosos que se querem passar por famosos importantes, são mesmo muito pequeninos!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte dos nossos famosos deixam de o ser assim que chegam a Badajoz. Mas acham que são conhecidos em todo o mundo. E isso, está ao alcance poucos ;)

      Eliminar
  8. É mais que notório, pelo menos para mim, quando alguém gosta de dar que falar e gosta de escarrapachar a sua vida na imprensa. Basta ver quem se põe a jeito: promove isto e aquilo para os Fama Shows e semelhantes, dá exclusivos nas viagens XPTO ao outro lado do mundo, e afins.

    Ainda há uns tempos li algures que, antes de começar o BB VIP, havia montes de nomes a sair na imprensa porque eram os próprios a lançar esse boato - para serem falados e para ver se, atirando o barro à parede, a coisa colava.

    A estupidez é tanta, que as pessoas não se apercebem do óbvio: o facto de gostarem de fazer correr muita tinta só lhes estraga a imagem (como por exemplo, a Elsa Raposo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu podia dizer tanta coisa. Mais de metade não seria levado a sério pelas pessoas :)

      Eliminar
  9. Como sempre um excelente texto que diz tudo acertado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coisas que me irritam. E fazer de mim parvo é uma delas :)

      Eliminar