19.6.13

dicas a sul

Tal como os meus amigos, quem tem lido o blogue ao longo dos últimos dias ou quem tem passado os olhos pelo meu instagram (@homemsemblogue) fica com a ideia de que o meu trabalho é uma espécie de período de férias pago. Mas isto não passa de uma ilusão. Mentia se dissesse que nunca me divirto. Estaria a ser falso. Até porque o truque em aguentar isto durante tanto tempo passa mesmo pela diversão. Mas, a verdade é que em boa parte dos casos não me estou a divertir. Tenho que me preocupar com tantas coisas que acabo por não me divertir como faria se realmente estivesse de férias.

Contudo, graças ao meu trabalho tenho conhecido muitos locais que acabo por visitar a título pessoal sem ter que estar preocupado com isto e com aquilo. E, o meu trabalho faz com que conheça o Algarve quase como as palmas das minhas mãos. Como tal, decidi elaborar um pequeno roteiro que pode ser feito num único dia. Nele, incluí locais que aprecio bastante, acabando por deixar de fora outros que também são especiais. Acrescento que a minha escolha foi feita com base numa lógica de espaço e tempo.

A minha primeira sugestão passa pela praia dos Tomates. Apesar de ser bastante afamada, consegue estar-se descontraído no areal, sem grandes confusões. Quem quiser visitar esta praia (Albufeira) deve preparar-se para ficar com o carro num estado semelhante aqueles que frequentam festivais de Verão. A dica é acordar cedo, relaxar nesta praia até perto da hora do almoço e seguir caminho.


Segue-se outra praia. Vale de Lobo. Um pequeno paraíso que o Algarve alberga. Nesta praia é possível tirar fotografias e dizer aos amigos que foram captadas num qualquer paraíso onde se pagam milhares de euros para lá chegar. Ninguém irá duvidar. Aqui, existem alguns locais para petiscar antes de seguir caminho.


A poucos quilómetros de distância está a praia do Gigi, na Quinta do Lago. A bela e longa ponte de acesso à praia obriga a que se faça algum exercício físico. Assim que se colocam os pés na praia, esquece-se a caminhada que se fez e aquela que ainda terá de ser feita para regressar ao carro. Quem gosta de bom peixe, pode almoçar por aqui.


Não se encontram muitas publicidades mas, estando nesta zona, basta perguntar a um inglês onde é o melhor sunset e rapidamente ficam a saber onde devem passar o final de tarde. Digo inglês porque são os principais frequentadores das festas nesta zona.


Ainda nesta zona, para jantar aconselho o restaurante y.not em Almancil. Foi aqui que comi o melhor sushi de sempre. Ambiente acolhedor e moderno. Algo que nos obriga a entrar. O atendimento é excelente, tal como a qualidade da comida. O preço é um pouco elevado mas tendo em conta a qualidade, julgo que ninguém sai do restaurante com a sensação de que pagou muito pelo que comeu.



Para acabar a noite, aconselho o Cubo, um bar no Quinta Shopping, o espaço comercial da Quinta do Lago. É, sem dúvida, o melhor da zona. É o local ideal para beber um copo, conversar e até dar um pezinho de dança. Este ano, o Cubo inaugurou um espaço dedicado ao gin e a cocktails. Como tal, aconselho vivamente que provem um G´Vine Floraison. Quem é que resiste a este elixir que é servido com pétalas de rosa e frutas como amoras? Hendricks é igualmente uma excelente opção.



Por fim, uma notícia triste. Parece que este ano não haverá Xiringuito nem as tais festas de Lua Cheia de que tinha falado. Espero que voltem em breve porque é algo que todas as pessoas deveriam visitar.

26 comentários:

  1. Ai que saudades tenho eu dessas praias...

    ResponderEliminar
  2. Humm, vou seguir as tuas dicas...dentro de 3 semanas estou aí! ;) Adoro o ALgarve....

    ResponderEliminar
  3. Algumas dessas praias conheço, outras não..há muito que não vou ao Algarve. Obrigada no entanto pelas indicações. :)

    ResponderEliminar
  4. Mas que bem me sabia assim um passeiozinho!

    ResponderEliminar
  5. Parou tudo! Eu não conheço o y.not em Almancil. Vergonha! Sou louca por sushi portanto tenho mesmo de conhecer. Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  6. Ui.... Escritórios na praia... Trés bien... Tenho seguido pelo Instagram ah pois tenho... Vamos trocar de trabalho ???

    ResponderEliminar
  7. Que saudades do meu Algarve... ao agosto ainda demoras a chegar?

    ResponderEliminar
  8. epa não conheço nada, o algarve nunca me seduziu!

    ResponderEliminar
  9. Conheço a praia dos tomates e a de Vale do Lobo e confirmo: um paraíso :)
    Ler o teu post deixou-me com saudades das férias no Algarve... infelizmente este será o terceiro ano consecutivo sem lá ir :(
    Beijinhos e continuação de bom trabalho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que revejo agora isto fico com saudades dos locais.

      beijos

      Eliminar
  10. Obrigada pelas dicas. Vou tomar nota. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar