27.6.13

do mais viciante que existe

Ocasionalmente escrevo sobre o meu gosto pelo desporto. Sobre o futebol e sobre as corridas que gosto de dar. Com o instagram passei também a colocar algumas fotografias dos momentos que dedico ao desporto. Nessas alturas, costumo receber alguns comentários sobre aquilo que faço, tal como aconteceu ontem, quando decidi correr sete quilómetros debaixo de um calor abrasador.

Algumas pessoas enaltecem o meu esforço. Outras questionam como sou capaz de o fazer. Podia falar de motivação pessoal. Podia também versar sobre a intensa paixão que me liga ao desporto. Porém, a verdade é que correr é um dos desportos mais viciantes que conheço. E posso acrescentar que não é preciso recuar muito no tempo para recordar uma altura em que detestava correr.

Sempre fiz desporto. Mas a maior parte da minha vida foi dedicada ao futebol. Contudo, detestava correr. Se fosse atrás da bola, perfeito. Agora, correr à volta do campo e na pré-época não era para mim. Detestava aquilo. Até ao momento em que comecei a correr perto de casa. Uma vez. Outra. Mais uma. Até que se tornou num vício.

A corrida passa a ser cronometrada. Existe o desejo de ser melhor do que no dia anterior. Mais rápido. De correr o dobro da distância. De chegar onde nunca pensámos ser possível chegar. E por aí fora num mar infinito de barreiras que acabamos por ultrapassar. E é tudo isto que torna a corrida um desporto completamente viciante.

Quem nunca correu pode achar isto absurdo. Eu também achava. Até que comecei a correr. Agora, se fico três ou quatro dias sem o fazer sinto que me falta algo. Quem não acredita em mim, experimente correr algumas vezes e verá que abre uma porta que nunca mais irá fechar. 

36 comentários:

  1. É tudo uma questão de hábito...e de força de vontade!!! :)

    Boas corridas!!

    ResponderEliminar
  2. A mim aconteceu-me o mesmo com a bicicleta...

    ResponderEliminar
  3. Não tenho por hábito correr, mas gosto muito da minha bicicleta e faço caminhadas às vezes. Não posso dizer que sejam vícios, mas eu sou um pouco preguiçosa para o exercício físico, por isso calculo que para quem é amante do desporto que ele se torne um vício. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando encontrares o desporto que realmente te preencha verás que é um vício :)

      beijos

      Eliminar
  4. É viciante, sim. E as responsáveis por isso são as Endorfinas.

    É possível que já nos tenhamos cruzado, pois também faço esse percurso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Sou daqueles que corre por gosto mas também me canso (e acredita, quem disser que não se cansa, é porque nunca correu nos seus limites, seja de distância ou tempo).

    Curiosamente, desde que corri a minha primeira maratona, no meu local de trabalho passei a ser uma espécie de balcão de informações não oficial para a actividade. Mas no entanto, não tento evangelizar ninguém para correr porque muitas vezes as pessoas deixam-se levar pela onda (e correr está "na moda") e acham que correr é o escape ideal para todos, o que está longe de ser verdade.

    Nessa área, cada um terá que descobrir que "vício" o serve melhor, embora experimentar uma corridinha nunca tenha feito mal a ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo na perfeição o que dizes. Eu sou daquelas pessoas que já corria antes desta febre das corridas urbanas. Corria em terra batida porque o passeio onde hoje corro ainda não estava feito. Nessa altura, eram poucas pessoas a correr. Hoje, são dezenas e dezenas. Não posso esquecer que os tempos são outros e muitas pessoas deviam andar no ginásio naquela época.

      Como dizes, experimentar não faz mal. Depois, a reacção da pessoa servirá para demonstrar se é o seu desporto ou não.

      Agora, estou contigo. Não é porque existem pessoas a correr 10 kms que todas devem fazer o mesmo assim que começam a correr.

      Eliminar
  6. Entendo-te perfeitamente...é tão viciante quase como o ar que respiras :) ... bem se calhar um pouco exageado mas pelo menos para mim as minhas atividades do gymn funcionam assim...e o quanto me está a custar este afastamento forçado pela minha lesão...é bom ter estas paixões saudáveis :)

    ResponderEliminar
  7. Apesar de não gostar de correr (ou de pelo menos, achar que não gosto) fiquei tentada a experimentar. :p
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
  8. Totalmente de acordo!
    Mas ontem sofri um bocado para fazer os meus habituais 10 km... Mas consegui. ^^

    ResponderEliminar
  9. Gostava taaaanto de gostar de correr :(

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi essa "história" de que correr é viciante! Acredito que sim, mas até agora ainda não consegui arranjar força de vontade para tal...não sei bem porquê. A "falta de paisagem" da zona, o facto de ir sozinha, a falta de tempo, não me apetecer correr/caminhar são tudo desculpas que arranjo para não fazer nada :( talvez um dia destes mude...
    Para ti, boas corridas! :) que te superes a cada dia que passa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apontas argumentos válidos. Se tiveres companhia e uma boa paisagem, de preferência num percurso plano, verás que ficas tentada a correr :)

      Eliminar
  11. Podes correr a minha parte que eu deixo. Nunca gostei de correr e bem que gostava...

    ResponderEliminar
  12. Completamente.
    Todos os dias de manhã antes do trabalho lá vou eu. O engraçado é que já se tornou rotina e quando, por algum motivo falha, fica logo o dia diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu objectivo seria correr de manhã e fazer ginásio ao fim do dia mas ainda não consegui. Tal como tu, sem desporto sinto que o dia fica diferente.

      Eliminar
  13. Nem te falo nas vergonhas que tenho passado. Estive lá hoje, ainda vi o pessoal do canil a passear os cães todos.

    ResponderEliminar
  14. Talvez por ter asma e nao aguentar nada nunca consegui gostar de correr, por mais tentativas que tenha feito ( e q foram mtas). Mas andar de bike ja é outra estoria ;)

    ResponderEliminar
  15. PR:
    Completamente de acordo só que comigo o vicio são as caminhadas,
    Começa-se quase por obrigação, depois gosta-se e depois entranha-se.
    E todos os dias temos barreiras para ultrapassar: é fazer mais Km em menos tempo; é atingir o que pensávamos inatingível.
    Quando digo que faço 20km numa manhã na marginal (já é uma brincadeira) dizem-me que é muito violento, eu diria o mesmo há 3 anos atrás.
    PR

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de desporto, sempre pratiquei muito exercício, mas com a vida que levo agora falta-me o tempo para praticar. De vez em quando vou correr. Mas confesso: não é algo que goste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu detestava. Agora, amo. Eu arrastava-me a correr. Era um tédio.

      Eliminar
  17. Não corro, não gosto. Quando corro para apanhar um autocarro, por pouco que seja, fico ofegante. Mas, tal como a Caterine Martins, fiquei (quase, quase) tentada a experimentar. HsB, tem alguma recomendação para uma principiante que nem uns ténis tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se preferires enviar um email, posso explicar-te tudo melhor. Mas a escolha do calçado é ideal. Para escolheres o calçado é bom que vejas que tipo de passada tens. Por exemplo, pega nuns sapatos mais velhos e vê onde é que gastas mais sola. Se do lado de dentro (o mais provável), se no meio (igualmente provável) ou do lado de fora (muito raro). Depois, escolhes uns ténis com uma sola adequada à tua passada. Não podes esquecer o teu peso e também o amortecimento da sola. É um processo aparentemente complicado mas muito fácil. E posso ajudar-te no que for preciso.

      Eliminar