17.7.13

acatar ordens

Nunca tive problemas em acatar ordens. Em primeiro lugar, sei o meu lugar. Depois, por mais que discorde delas e explique o meu ponto de vista, respeito que a decisão seja sempre da pessoa que ocupa o lugar mais alto da hierarquia. E isto não me incomoda. Minimamente. Gosto é de ter essas mesmas ordens registadas em algum sítio. De modo a que mais tarde, a culpa não me seja atribuída. Isto, quando as coisas correm mal.

Sou assim no trabalho. É para fazer isto. Faz-se. Digo que ficava melhor de outra forma. Chamam-me tonto. Respeito e faço o que me foi ordenado em primeira instância. Claro que retiro desta equação casos de coisas com as quais discordo por completo e onde recuso ter o meu nome por achar que será bastante prejudicial, em diversas áreas, para mim.

Também sou assim no futebol. Quem manda é o treinador. Por mais que possa discordar da táctica. Da escolha dos jogadores. Da estratégia de jogo e da leitura da equipa adversária. Existe um líder que, sendo bom ou mau, não deve ser desrespeitado. A solução passa por falar de forma correcta na altura indicada. Até lá, cumprem-se as ordens.

E aplico este modo de ser à minha vida pessoal. Quando me dizem para fazer algo, faço. Se querem algo de uma determinada maneira, é o que têm. “Não quero mais isto”, dizem. O isto acaba. “Não faças mais isto.” E eu não faço mas aquilo. “Esquece isto e aquilo.” E eu esqueço o que me foi dito para esquecer. Sendo certo que não me podem ser imputadas culpas por algo que me disseram para fazer. Sobretudo quando o preço a pagar pode ter um custo elevado.

12 comentários:

  1. Nesse aspecto sou como tu.. Também cumpro ordens desde que sejam ditas com respeito..
    Mas a maioria das pessoas sente-se inferior se tiver que acatar ordens e pensa que são "maiores" se desrespeitarem

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com a my pleasure :) acho que a maioria das pessoas pensa que cumprir ordens as torna inferiores... há quem goste muito de mandar. Mas a verdade é que "mandar bem" nem toda a gente sabe...

    ResponderEliminar
  3. Bom dia HsB, denotei um certo mau-estar neste teu post,uma especie de desabafo...mas fica sabendo que concordo com o que disseste ( tirando a parte "Nunca tive problemas em acatar ordens", mas ja estou mt melhor agora xD )

    Devemos ter e dar sempre o nosso ponto de vista, mas se nao é aceite, devemos fazer o que nos é pedido ( mas tb te digo, qd as coisas correm mal, sou logo o 1º a relembrar que nao concordei e q achava má ideia ). Em situaçoes extremas, aquelas em que como referes nao concordamos NADA e achamos que nos sera prejudicial, aí imponho e prefiro ser afastado do que no futuro me cairem em cima!

    Abraço

    PS: Tive sem Net e reparei por alto e tas lesionado ( qd puser os posts em dia logo saberei o q te aconteceu ), ate la, as melhoras ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão.

      Fiz uma entorse mas já estou quase curado.

      Obrigado

      Abraço

      Eliminar
  4. Não tenho problema nenhum em lidar com hierarquias. Aprendi às minhas custas a tomar os cuidados que referes, antigamente fácilmente era apanhada desprevenida, hoje em dia já não. NA vida pessoal não vejo as coisas assim. Se não concordo, não faço. Não há "hierarquias" tem de ser tudo muito conversadinho:)

    jinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando falei do lado pessoal são coisas que as pessoas pedem para deixar de fazer e não ordens para cumprir. Não sei se me percebes

      beijos

      Eliminar
  5. Pois a chatice é só quando, hierarquicamente falando, quem é "superior", dá o dito por não dito, quando "a coisa" corre mal e depois a culpa é nossa, porque não há nada escrito.... aí sim, é uma grande chatice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Profissionalmente, nada melhor do que conversar tudo por email. Aprendi isso há muito.

      É a melhor defesa que podes ter numa discussão em que és acusado(a) de forma injusta.

      Eliminar
  6. Também não tenho problemas com as hierarquias e sei obedecer quem está acima de mim, mas há coisas e coisas e acho que devemos ter espírito de iniciativa para saber refutar uma ou outra ordem que não nos pareça correcta, fazendo outras sugestões. Claro que isso não signifique que aceitem o que estamos a dizer, mas pelo menos deixámos a ressalva. Além disso há coisas que a minha ética não me deixaria fazer, nem que fosse uma ordem superior.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não gosto, digo que não gosto. Mostro o meu ponto de vista. Profissionalmente, quando não estou de acordo com aquilo que tenho de escrever, não escrevo. Porque é o meu nome que lá vai e em caso de processo, sobra para mim.

      beijos

      Eliminar