18.7.13

amigos. amantes. ou nada.

Amigos. Amantes. Ou nada. Basicamente é isto. Só se pode escolher uma destas opções. Que não se misturam. Que não existem em perfeição na mesma relação, excepto enquanto dura um romance. Tentar viver no meio disto tudo é travar uma batalha que, mais cedo ou mais tarde, será perdida. Por ambos os intervenientes. E com o tal nada como desfecho final de uma qualquer história de amor.

Amantes que deixam de o ser, nunca vão ser amigos. Se o conseguirem ser, provavelmente nunca foram amantes. Se a paixão foi intensa, impossibilita uma amizade normal entre ambos. Haverá sempre situações dolorosas. Alturas em que um não pode olhar para a cara do outro. Em que se vão afastar. Até que a distância é tão grande que nunca mais existe contacto entre ambos. Excepto os cumprimentos de circunstância quando se cruzam.

Depois existem os amigos que entendem ser amantes. Pessoas que mantêm relações de amizade há muitos anos. E que num determinado momento decidem envolver-se. Naquilo que consideram ser uma noite de sexo casual. Sem ciumes dizem. É só sexo. Nada vai mudar entre nós. Garantem. Até que descobrem que o mundo está cheio dos tais ciúmes que eles julgavam não existirem. Tal como está repleto de mudanças que juravam não fazer. Até que deixam de ser amantes. E são incapazes de voltar a manter a relação de amizade que sempre tiveram. Restando-lhes o tal nada. O vazio.

Amigos. Amantes. Ou nada. Não duvido disto. Não tento lutar contra isto. Porque não acredito no espaço entre ambos. Não concebo o somos amigos depois de termos sido amantes. Não acredito no somos amigos que vamos brincar aos amantes durante uma noite sem que nada mude entre nós. Acredito sim num mar de mentiras e ilusões que tentam manter em pé relações que estão nesta encruzilhada.

36 comentários:

  1. "Tal como está repleto de mudanças que juravam não fazer."
    Tal como está repleto de promessas e juras que independentemente do que acontecesse... a amizade estaria lá sempre!

    True Story...

    xoxo
    Sis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto é perfeito para ti. E eu bem que te avisei.

      Beijos

      Eliminar
  2. "Mãos ao ar, isto é um assalto"...

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo contigo. Há coisas que realmente não se devem misturar, porque depois de isso acontecer nunca mais se volta ao ponto de partida. E o que se ganhou naquele momento não compensa aquilo que se perde para não mais voltar. =P

    ResponderEliminar
  4. Acredito que sim, sem dúvida alguma que muda tudo, entre dois amigos, que casualmente se tornam amantes... quem diz o contrário, procura convencer-se disso porque não quer enfrentar a mudança.

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo HsB...se a amizade for forte e importante, é um acto insconsciente perder-se isso por uma noite de sexo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sexo entre amigos, se não evoluir para uma relação séria destrói a amizade.

      Eliminar
  6. Há sempre um que fica a pensar "damo-nos bem em todos os aspectos, por que não tornar isto mais que uma amizade...? hmmm...". ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois vem o sexo casual. E os amigos nunca mais olham para eles da mesma forma. Depois surgem os ciúmes quando um se envolve com outra pessoa e assim se perde uma relação muito mais importante do que uma noite de sexo. ;p

      Eliminar
  7. Inspiração de John Mayer "Friends, Lovers or Nothing"? http://www.youtube.com/watch?v=4GRBrHTerf0

    Sigo este blog há apenas algumas semanas, mas estou a gostar muito de o fazer, e apesar de me ficar pelas leituras, hoje decidi comentar, principalmente porque discordo de uma parte do post...

    "Amantes que deixam de o ser, nunca vão ser amigos. Se o conseguirem ser, provavelmente nunca foram amantes."

    Não sei se será bem assim...Há muitos elementos a ter cm conta. Há 9 anos acabou a minha primeira relação sentimental que tinha durado quase 5 anos... fomos amantes, amigos, primeiras experiências sexuais, etc... Depois da ruptura, 6 anos de silêncio (o "nada"), e há aproximadamente 2 anos, pelas curvas da vida voltámo-nos a encontrar, e nestes últimos 24 meses desenvolvemos uma amizade bestial.

    Fomos amantes.
    Fomos nada.
    Somos amigos.

    Sem encruzilhadas nem sarilhos.

    Cada etapa bem definida, sem confusões. Creio que depende da maturidade, self-awareness e experiências de vida de cada um... e tempo, muito tempo...Time heals all wounds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião é mais ou menos a mesma.
      Tenho 3 ex com as quais consegui manter uma amizade.

      Eliminar
    2. Uma das MINHAS músicas. E tinha ouvido a música pela manhã. Daí que o título seja o mesmo. Bem como partes da ideia partilhadas na música.

      Repara, falas em seis anos de silêncio. Isso é uma vida. E fico feliz por seres uma excepção pois a maior parte das pessoas não volta a falar com um ex passado tanto tempo.

      Ainda bem que gostas de andar por cá. Também gosto de te ter por aqui e só lamento não ter um nome para te tratar pelo nome.

      @Roger
      Bem regressado :)
      Ficaste amigo assim que as relações acabaram?

      Eliminar
    3. Numa das vezes, sim.
      Nas outras, não foi imediato. Mas nunca deixou de haver cordialidade, um sentido de preocupação e até algum carinho. Não era amizade propriamente, mas também não era indiferença, não sei se me faço entender

      Eliminar
  8. Sabes que mais...concordo plenamente...talvez haja exceções..mas não passam disso exceções que confirmam a regra...Não digo porém que não gostava que as coisas pudessem ser de outra maneira...!
    Abraço
    Maria

    ResponderEliminar
  9. completamente de acordo....... isto mais cedo ao mais tarde mistura-se...... mas quem quiser acreditar em mentiras embarca nesta ilusao...e depois alguem sai magoado.

    ResponderEliminar
  10. Já me envolvi com um amigo, não foi sexualmente, mas sempre que saiamos sozinhos, lá acabavamos aos beijos, quando arranjamos namorados, não só deixamos de nos envolver como acabamos a amizade... Se fosse hoje, antes queria a amizade!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A amizade é um sentimento tão ou mais forte de uma relação sólida. E percebo o teu arrependimento.

      Eliminar
  11. Quem escolhemos para estar ao nosso lado, esse será amigo amante e quando assim não for a relação termina e pronto . São questões de maturidade e de respeito que não abdico nem para mim nem para quem está ao meu lado. Sou antiquada? ok sou.. A par disso haverão sempre os amigos que estarão ao nosso e não passarão disso. Neste prisma concordo com a frase : amigos , amantes ou nada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigos e amantes sou mesmo numa relação a dois. Depois de acabar não acredito nos amigos. Tal como não acredito em amigos que são amantes sem confusões :)

      Eliminar
    2. Certo,perfeitamente de acordo!:)

      Eliminar
  12. Concordo. Mesmo que se consiga manter uma relação cordial a amizade pura não estará lá.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada por este texto. Estou a passar exactamente por esta situação, o que me faz pensar melhor. Obrigada.
    C.

    ResponderEliminar
  14. Acaba por se estragar sempre alguma coisa.... ou o sexo, ou a amizade.... uma chatice !!!

    Consegui ficar amiga de um ex... cerca de 4 anos depois de termos acabado, e hoje em dia, ainda não sei muito bem o que é que ele quer, se a minha amizade, se o meu sexo! Optei por lhe dar só a amizade, dado que o sexo, está muito bem ocupadinho !!!!

    Mas fingindo que estou num confessionário, uma noite muito regada a gin, com um amigo, estavamos os dois sem sexo já À algum tempo, decidimos dar uma só naquela para, vá.... não perdermos o jeito.... e continuamos amigos até hoje! E bem melhores amigos que antes, e nunca mais tivemos nada....
    Somos talvez mais amigos, mais próximos, e damo-nos mesmo super bem.... nunca falamos sobre isso, porque não há nada para falar.... foi o que foi... uma necessidade fisiológica.... foi sexo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É porque foi mesmo só sexo, desprendido de qualquer sentimento. O que é raro. Os meus parabéns por conseguirem lidar com isso como se nada fosse.

      Eliminar
  15. E será possível, numa amizade em que, de facto, há algo físico como atracção, ignorar e simplesmente continuar a amizade?

    Parece-me que, a partir do momento em que há "alguma química", a amizade tem os dias contados... Ou pelo menos, até aparecer alguém para um dos intervenientes...

    Mas concordo totalmente com o texto!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado. Se existirem muitos ciúmes está tudo estragado.

      Eliminar
  16. E então imaginemos a seguinte situação, duas pessoas amigas á muitos anos(homem e mulher), que apesar de amigas sempre foi inevitável o contacto físico, tão amigas que uma é o espelho da outra em versão masculino/feminino, tão amigas que conversam sem filtros e sem segredos, havendo sempre a componente física, amigas da alma... imaginemos que essas pessoas estão anos sem se ver e quando se reencontram é como se o tempo não tivesse passado, continua a haver a mesma atração...despoletada pelas lembranças?? Ora a dúvida é somos, amigos? somos amantes? tao temos nada? ou somos tudo isso? ou é muito mais do que amizade e como sempre fizemos questão de frisar que é só amizade não vemos que pode ser outro sentimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amizade é certamente. Isso é inegável. Porque ser amigo é isso que explicas. Estar longe como se só tivessem passado alguns minutos. Se é algo mais, só vocês conseguem saber...

      Eliminar