8.7.13

elas. naturalidade vs produção excessivamente elaborada (take dois)

Neste texto falei de dois tipos de beleza e postura de uma mulher. De uma lado, a menina natural. Que do meu ponto de vista cativa muito mais do que a outra, a mulher com uma produção excessivamente elaborada. Quando escrevi o texto dei conta do meu ponto de vista, algo que faço sempre nas palavras que transcrevo para o blogue. Os comentários foram mais do que muitos. Diversificados. Na generalidade, o texto foi visto como uma espécie de utopia. E eu não percebo porquê...

Será que as mulheres conhecem todas homens do mesmo tipo? Que apreciam apenas o corte de cabelo, os saltos altos e a maquilhagem que cobre o rosto, em muitos casos dando um ar artificial ao mesmo? Ou será que as mulheres acreditam que todos os homens procuram apenas um pacote exterior e não a mulher que está para lá do papel de embrulho composto por roupa, maquilhagem e acessórios?

Se achasse que o texto não passava de uma fantasia, seria o primeiro a dizer isso mesmo. Mas não. Para mim é real. E porque eu sou o rapaz que mais depressa olha para a menina de all star e jeans do que olha para a mulher com saltos altos e maquilhagem xpto. Para mim, a primeira é mais interessante. Logo à partida, porque é uma entre poucas. Enquanto as outras são, em muitos casos, apenas mais uma num grupo de cinquenta todas iguais. Mulheres essas, que muitas vezes até se vestem de forma igual, parecendo um grupo de crianças do colégio que vão para a praia todas iguais para serem de fácil identificação.

Depois, vem a parte da beleza física. Muitas pessoas disseram que a segunda terá uma beleza que atrai mais. Porquê? É a maquilhagem que define a beleza? A beleza não pode passar por um grupo de comportamentos adoptados? Pelo sorriso? Pelo olhar? Ou mesmo somente pela naturalidade? Será que a mulher excessivamente produzida será sempre assim quando dormir com um homem? Não tira os saltos? Não remove a maquilhagem? Não se despe? Ou fará tudo isto às escuras de modo a que o homem nunca a conheça como verdadeiramente é?

Outro pormenor que passou quase despercebido. Eu falei em naturalidade. Não falei em desleixo. Tal como falei em produção excessivamente elaborada e não em mulher que tem cuidado com o seu visual. Uma mulher pode perfeitamente usar maquilhagem, saltos e manter um ar natural. Tal como pode ter all star e jeans e ter um ar artificial. A linha que separa tudo isto é bastante ténue. Mas perceptível para qualquer mulher que se preocupe consigo em vez de ter em mente agradar ao marido, ao namorado ou ao grupo de amigas com quem compete pelo título de mulher das mulheres.


Chamem-me louco. Utópico. Digam que vivo num mundo diferente. Que seja. Mas, para mim, ainda bem que existem mulheres naturais. Com jeans, all star e que se preocupam com a vida e não em parecer iguais a outras cinquenta que estão no mesmo espaço. Eu irei continuar a destacar essas. Irei continuar a ser adepto da naturalidade. Daquela que rouba o ar a uma pessoa. Mesmo que digam que isso não existe. E mesmo que jurem a pés juntos que todos os homens gostam é da mulher produzida, maquilhada e dos saltos altos.

45 comentários:

  1. Gostei muito do texto, e acho que percebo o teu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  2. uma opinião muito forte esta a tua! Gostei

    ResponderEliminar
  3. E quem fala assim não é gago! Fui uma das pessoas que disse que não era real o que escreveste no outro texto, mas apenas porque pela minha realidade vejo mais os homens darem mais depressa a atenção a uma mulher produzida do que alguém mais natural, como lhe chamas... Se calhar ando pelos sítios errados! :) Ainda bem que és assim! Hajam mais como tu e talvez encontre alguém que me ature :P

    ResponderEliminar
  4. Alguém que percebe o meu ponto de vista!!!
    Sou mulher e diariamente ando vestida de modo desportivo (jeans, t-shirt e all star) e muitas vezes sou criticada por não usar saltos ou vestir-me como as mulheres da minha idade o "devem" fazer. Felizmente o meu trabalho permite este tipo de vestuário, nem quero imaginar se não me permitissem! E como dizes não é por me arranjar assim que não tenho cuidado com a imagem, apenas gosto de andar confortável e ser eu mesma!

    http://mysweethearthome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. O meu marido diz o mesmo e, honestamente, dou muito valor a essa opinião.
    Ah e ele adora ver-me de all star ou Nike vintage, por isso acredito piamente na honestidade de ambos os textos.

    ResponderEliminar
  6. Acho que neste texto a frase mais importante é que naturalidade não é desleixo!! Eu acho que sou muito natural e uso maquilhagem diariamente, uma coisa não impede a outra!
    Gosto muito dos teus textos!

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que, desde que a mulher se sinta bem como é, ninguém tem que a julgar. E claro que há gostos para tudo. O maior desafio é mesmo conseguir um ar natural através da maquilhagem... Eu vejo a roupa e a maquilhagem como uma maneira de me expressar, e não o faço para agradacer a terceiros (até porque sei que um vestido com colarinho peter pan, batom ameixa e dr martens é tudo menos uniforme de engate ahah!), consoante o meu mood. O que me choca é ver miudas de 15 anos que parecem já ter 30 anos, de tanto se produzirem... até ficam com um ar gasto! Acho que é bom manter alguma jovialidade na aparência. Temos tanto tempo para apreciar a velhice ahah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Mas porque será que o teu look não pode ser de "engate"?

      Eliminar
    2. Segundo as convenções sociais, acredita que não é. Aliás, quando saio à noite, vejo que o que atrai grande parte dos homens são os calções de ganga curtos, tops e bronzeado. E eu não faço parte desse estereótipo. E sim, estou a generalizar.

      Eliminar
    3. Acho que o teu visual pode ser muito apelativo.

      Eliminar
  8. Bruno...com este texto sim concordo e penso exatamente da mesma maneira ( a minha noiva que o diga ). Se calhar no outro texto disseste o mesmo mas eu nao o entendi da mesma maneira, e como tal disse que era utopia.


    Abraço e continua assim.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de te ler. Concordo com a tua perspetiva mas pelo que consigo perceber fazes parte de um (pequeno) grupo que pensa dessa forma. O outro grupo é composto por fãs incondicionais de embrulhos coloridos e vistosos!

    Continuação de uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o grupo do qual faço parte não acabe nunca :)

      Obrigado e boa semana para ti :)

      Eliminar
  10. Agora percebi...Mas és 1 em 100.

    ResponderEliminar
  11. Compreendo-te perfeitamente...até porque o meu homem também é assim.

    ResponderEliminar
  12. NOS TEMPOS QUE CORREM
    TU SIM ÉS RARO
    ADORO A ESCRITA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas simpáticas palavras mas sou apenas mais um no meio da multidão.

      Eliminar
  13. Bom dia Bruno,

    Já te tinha percebido no primeiro texto. Fico muito feliz que haja Homens como tu, mas se não tens consciência disso eu digo-te: Fazes parte de uma minoria.
    Deixo-te uma definição aspecto "natural" mas cuidado, que ouvi aqui há tempos e guardei:
    "Sabes mummy, tu és daquele tipo de mulheres que pensa nos detalhes todos, mas depois olha-se para ti e parece tudo por acaso...
    MorMeu concordará certamente contigo, há 20 anos atrás ele dizia ter encontrado "um diamante em bruto":)

    jinhossssssssssssss (adoro o jeito de ser que revelas nas tuas palavras!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que muitos olham para a mulher excessivamente cuidada mas acho que ainda existem muitas pessoas como eu. Adoro esses episódios que contas.

      Beijos e muito obrigado :)

      Eliminar
  14. Querido Bruno, é sempre um prazer ler-te...Também sou adepta da naturalidade e da simplicidade (não do desleixo...),acima de tudo acho que nos devemos sentir bem connosco e não querer "encaixar na fotografia", infelizmente nem sempre é assim. Gosto de andar descontraide e gosto de me arranjar de vez em quando (sem exageros e sempre a sentir-me eu e não uma personagem..)talvez seja da idade mas aprendi que menos é sempre melhor que mais...beijos e obrigado pelos textos fantásticos com que nos presenteias todos os dias !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a tua companhia Teresa. Tens sempre uma palavra amiga :)

      Fazes bem em ser assim.

      beijos

      Eliminar
  15. A minha mãe é a mulher mais linda do mundo (um cliché, mas verdadeiro) e nunca lhe vi mais do que batom nos lábios, em termos de maquilhagem (e isto só em ocasiões muito especiais). Tem uma presença encantadora e toda a gente gosta dela e repara nela. Há uns bons anos atrás, um amigo dos meus pais comentou que a minha mãe estava estranha, mais feia (não terá usado estas palavras, suponho)... veio a perceber que era por ela estar com batom!
    Esta conversa sobre a minha mãe é só para ilustrar que a naturalidade, quando aliada a uma personalidade agradável e descontraída, dispensa embrulho. Mas, atenção, concordo que alguma maquilhagem pode favorecer um rosto (eu até gostava de me saber pintar). Uma das minhas irmãs, a que usa maquilhagem mais vezes, chama à maquilhagem "caixinha da saúde" e eu percebo porquê. ;-)
    Quanto ao HsB, acho muito bem que defenda o seu ponto de vista. Eu não achei utópico da primeira vez, mas desta vez ainda se explicou melhor. Não sei se será assim tão raro na visão que tem sobre este assunto, como dizem alguns dos comentários. Continue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exemplo da tua mãe é perfeito :) Diz tudo.

      Muito obrigado Bruxa Mimi e trata-me por tu.

      Eliminar
  16. Continuo a concordar com tudo, pois este texto é mais uma explicação extensa do que escreveste no primeiro.
    Gostava de escrever assim, mas não tenho jeito nenhum! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fácil escrever assim. É deixar que os sentimentos e ideais controlem os dedos :)

      Eliminar
  17. :)
    Há dias para tudo...
    Tenho amigos que preferem mais natural, outros mais produzido... O que os que preferem mais natural dizem aos outros é: "pois é, está tudo compostinho e com bom aspeto, mas e depois de passar com água? Será que não vai passar?"...

    Felizmente o meu marido também gosta mais natural, até porque eu não tenho muita paciencia para grandes produções :) e adoro umas calças de ganga e umas all star!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Destaco principalmente esta parte do texto: "Outro pormenor que passou quase despercebido. Eu falei em naturalidade. Não falei em desleixo. Tal como falei em produção excessivamente elaborada e não em mulher que tem cuidado com o seu visual. Uma mulher pode perfeitamente usar maquilhagem, saltos e manter um ar natural. Tal como pode ter all star e jeans e ter um ar artificial. A linha que separa tudo isto é bastante ténue. Mas perceptível para qualquer mulher que se preocupe consigo em vez de ter em mente agradar ao marido, ao namorado ou ao grupo de amigas com quem compete pelo título de mulher das mulheres."
    Assim, sim. Concordo a 100%. Natural, mas com cuidado consigo para que se sinta bem e não necessariamente para agradar aos outros. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Adorei o texto! Alguém que entende perfeitamente o que tantas vezes me passa pela cabeça. :)
    Acho que o mais importante é a forma como a pessoa se sente consigo própria. Eu não sou pessoa de grandes produções, no meu dia-a-dia não dispenso umas sandálias rasas (ténis apenas ao fim de semana pois o trabalho assim me obriga) e zero maquilhagem. E sinto-me lindamente assim. Gosto de me maquilhar? Gosto de andar de saltos altos? Gosto! Em ocasiões especiais e mesmo assim, qb natural e discreta. Naturalmente que gostos não se discutem, mas continuo a acreditar na máxima que "less is more". ;) Ainda assim, concordo com o que já foi dito: fazes de facto parte de uma pequena espécie em vias de extinção. :) Bjs!

    ResponderEliminar