15.7.13

isto do ser prioritário

Há mais de dez anos que não andava de muletas. E, sempre que andei foi pelo mesmo motivo. Entorses. Numa das últimas vezes que fui obrigado a movimentar-me assim ainda não tinha carta e deslocava-me para os tratamentos de transportes públicos. E, nunca fui de exigir um lugar para me sentar. Sempre deixei isso ao critério das pessoas que querem, ou não, ceder o seu lugar.

Porém, e devido à mobilidade limitada, uso as filas prioritárias, para o que quer que seja. Fiz isso no passado e voltei a fazer neste fim-de-semana quando fui à Feira Internacional de Artesanato. Para comprar o bilhete, coloquei-me na fila prioritária. À minha frente tinha mais de dez pessoas sem qualquer prioridade. Não exigi passar à frente de ninguém. Mantive-me na fila.

Até que estou a chegar à frente. E aparece um funcionário acompanhado de uma família prioritária. E quem é que ele escolhe para ceder prioridade na fila? Eu! "Vai ter que deixar passar", disse-me. Limitei-me a sorrir apesar de incrédulo.

Não está em causa deixar passar aquela família. Deixei. Como deixava passar as que fossem necessárias. O que está em causa é que fui obrigado a ceder passagem quando a única pessoa prioritária daquela fila - até chegar aquela família - era eu.

Enviado do meu iPhone

23 comentários:

  1. É assim a vida, feita de injustiças! Claro que isto é um pequeno exemplo mas acontece também noutros patamares!!!

    ResponderEliminar
  2. É uma falta de civismo quer dos utentes quer dos funcionários dos locais. É como a prioridade às grávidas ou mães com bebés ao colo. Toda a gente finge que não vê!

    ResponderEliminar
  3. Quando estava já muito grávida e com os pés do tamanho de bolas de futebol, tb ia sempre para a fila prioritária. E sabes o que me aborrecia mesmo muito? Não eram as pessoas que fingiam não me ver, ou as que sopravam qd alguém me deixava passar, eram as funcionárias, cuja obrigação é passar à frente os clientes prioritários (já trabalhei em supermercado e nós tínhamos que ter isso em atenção!) e fingiam tb que não viam só para dps não ouvirem os outros clientes que regra geral resmungam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que existe um receio de fazer o que é correcto. E isso é absurdo.

      Eliminar
  4. Pois... é daquelas coisas...
    Estava eu também muito grávida e numa feira de artesanato dirigi-me para a SAÍDA prioritária... Cujo segurança não me quis deixar passar porque estava grávida e não era deficiente...
    Dessa vez fiz finca pé... e foi chamado o superior do senhor que lhe explicou que não era só deficientes, grávidas, pessoas com crianças até 2 anos ao colo, estava tudo ali incluido...

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  5. prioritária situação «sofre».
    Ser cocho uma vida inteira,irra...

    ResponderEliminar
  6. Cada vez me convenço mais que o civismo é uma pedra preciosa à beira da extinção em Portugal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Isso do prioritário tem mto que se lhe diga. Só funciona em caixas ou filas exclusivas.
    Eu passei por situações vergonhosas quando estava grávida e qdo G. era recém nascido.

    Só para teres uma ideia, uma vez um segurança teve que me "arrastar" para a caixa prioritária pq eu não queria ir, pq não me queria sujeitar a bocas mal educadas, e numa outra, sugeriram que com um bebé tão pequeno, ficasse em casa e fizesse as compras online:-p

    Enfim, não há nada a fazer qd as pessoas são tão pequeninas, e ainda é pior qd a falta de atenção e civismo parte dos funcionários que não respeitam quem tem direito às prioridades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Umas pessoas mais velhas refilaram por andar a passear de muletas na FIA...

      Eliminar
  8. Grande estupidez por parte do funcionário,caramba!

    ResponderEliminar
  9. FALTA DE CIVISMO!!!!!!!!! Se me dissesem numa fila prioritária,para fazer as compras on-line,eu respondia-lhes,eles que fossem para as filas "normais"!!!Quando refilavam para me dar o lugar grávida, ou com as crianças ao colo,eu simplesmente dizia que não se sentassem ali!!As pessoas têm vergonha de falar e não querem chatices,´mas para gente sem civismo não nos podemos acobardar!!Refilam,bufam?? Temos pena!! As Melhoras!

    ResponderEliminar
  10. A falta de civismo foi das pessoas que estavam na fila prioritária sem precisarem dela. E o funcionário nem sequer as devia ter atendido.

    ResponderEliminar
  11. HsB acho que tambem agiste de maneira errada, devias ter expressado o teu descontentamento, pois assim o funcionario talvez para a proxima fizesse o seu trabalho convenientemente...Eu nessas situaçoes ( filas prioritarias, lugares estacionamento, assentos nos transportes publicos ), se vir situaçoes desse genero nao me calo, mesmo que nao tenha nada a ver comigo, pq se nao reclamarmos, nada irá mudar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou de refilar com as pessoas. O civismo faz parte de cada um. Só me deu para rir quando fui obrigado a ceder prioridade.

      Eliminar