2.7.13

no pictures please

No concerto da Alicia Keys fiquei sentado atrás de um jovem casal. Que a certo momento começou a fotografar-se para mais tarde recordar. Algo perfeitamente normal. Ao aperceber-me que ia aparecer nas fotografias de ambos, tapei o rosto com a mão. Quando a menina foi ver como tinham ficado as fotos reparou nisso mesmo. Mostrou ao namorado. Imitou o gesto e sorriu.

Aquilo que fiz é algo que faço há muitos anos. Sobretudo desde que sou jornalista. Não tem a ver com uma ocultação da identidade mas com o simples facto de desconhecer os autores das fotografias bem como a finalidade das mesmas. Com o crescimento das redes sociais, existem cada vez mais fotos, em que pessoas são apanhadas em poses menos próprias, que são divulgadas e alvo de chacota. Quer seja porque a pessoa ficou a fazer uma careta ou outra coisa qualquer.


Como tal, há muito que optei por esta simples e eficaz defesa. Que tanto uso na foto de um casal apaixonado como naquelas de um qualquer grupo de amigos que decide fotografar-se em todo o lado apanhando diversas pessoas. Podem rir-se, como fez aquela menina. Mas, uma coisa é certa. Nunca serei protagonista de uma triste cena numa qualquer fotografia que andará a correr pela Internet.

18 comentários:

  1. Conto-te uma coisa que aconteceu comigo...não tenho facebook, porque não quero, porque acho que quem me conhece não precisa daquilo para saber da minha vida! Porque acho que as novidades dão-se cara a cara e não pela rede social! Aqui no blogue conto muitas coisas que passam pela minha vida, mas como não me conhecem se passarem por mim na rua não me identificam (ao contrário do facebook)... Fiquei parva quando, após a comunhão da sobrinha do moçoilo, soube que apareci no moral do facebook de um outro convidado que lá tinha ido! Postou fotografias a torto e a direito, de toda a gente que lá estava! Fiquei fula da vida, mas nada posso fazer! São fotografias onde aparecem muitas pessoas, mas estou lá eu, e eu detesto isso :(

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo!!
    Tenho Facebook e os meus amigos são os meus amigos, não adiciono ninguém com quem convivo,só amigos. As fotos são sempre muito restritas e nada de identificar ninguém.

    No outro dia estava a trabalhar e aí é impossível controlar as fotos. Tiraram-me imensas fotos apanhando-me desprevenida em quase todas as situações, com algum respeito não publicavam as fotos em que apareço, mas não! Publicaram todas, numa delas estou curvada por isso vê-se um bocado para além do decote. Assim que me foi dito, por uma amiga comum, enviei um email á senhora a pedir que retirasse. Resposta: Ahh e tal, não sei qual o seu problema o que é bom é para se ver! Mas, pronto eu tiro.
    Como eu te percebo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando pessoas começam a querer tirar fotos para colocar no facebook digo sempre que não quero entrar na foto.

      Eliminar
  3. Também te compreendo e sou solidária. Não tenho nada contra quem publica a suas fotos pessoais na internet ou onde quer que seja mas que pelo menos não levem os outros atrás, já que temos tanto direito como eles às nossas escolhas.
    fica bem

    ResponderEliminar
  4. ...isso é a mais pura das verdades...quantas vezes não nos damos conta e realmente acabamos e fotos de pessoas que não conhecemos de lado nenhum :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E às vezes em poses normais mas menos adequadas. Coisas do momento.

      Eliminar
  5. Que inveja boa. Também queria ter ido ver Alicia Keys ;)

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Se não quizer aparecer, tomo a mesma atitude que tu, ou então peço que não publiquem sem o meu ok.

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha pensado nisso, mas de facto é verdade. Em sítios como esse acabamos sempre por ficar com desconhecidos nas nossas fotos e acabamos por ficar registados nas fotos dos outros. E hoje em dia até isso pode ser perigoso. A ver se começo a reparar mais nisso. Obrigada pelo alerta.
    beijinho

    ResponderEliminar