17.7.13

passatempo dá vida ao b. com a lego (vencedores)

Com algum atraso – as minhas sinceras desculpas por isso – revelo agora o nome dos três vencedores do passatempo onde eram desafiados a dar vida ao boneco da Lego que me acompanha diariamente. Peço aos vencedores que me enviem um email (homemsemblogue@gmail.com) com a morada onde desejam receber o prémio. Obrigado a todos os que participaram. Aqui ficam os textos vencedores.

Ana Castanheiro

“B. não sabe nadar Era uma vez o B. Podia ser B de Bernardo ou de Barnabé ou B de Bob. Tal significado não é conhecido por ninguém, nem mesmo pelos seus amigos mais próximos. B não fala sobre o assunto, não que o incomode, ele apenas prefere ficar na penumbra. E é esse mistério, em torno do seu verdadeiro nome, que o torna um jovem ainda mais atraente. Não admira portanto que a E rapidamente se tenha apaixonado por ele, uma criatura tão enigmática mas, ao mesmo tempo, extremamente divertida. A E (aqui não há segredo: E de Eva) não resistiu e ficou-lhe pelo beicinho, como o povo gosta de dizer.

No dia em que a E perde a vergonha, convida-o para irem até à praia. Praia das Maçãs foi o local escolhido, por ela claro, que também tinha dado o primeiro passo. Durante o passeio, nem um minuto de constrangimento se sentiu. Era só brincadeiras, corridas até à beira-mar, pequenos mergulhos e gelado de morango. E mimos, muitos mimos. Nada a fazer contra a chama que se acendia entre o B e a E, os sorrisos e os olhos reluzentes estavam à vista. Já como Sol a pôr-se, ambos decidiram ir explorar um pequeno riacho que, nascendo a montante daquela praia, vinha ali mesmo desaguar, no seu mar salgado. O riacho apresentava uma profundidade modesta e o B e a E facilmente o transpuseram e pisaram a areia molhada do lado de lá, uma porção de terra isolada. O B, revelando o seu mais belo lado romântico, desvia os cabelos castanhos da E da sua face e beija-a suavemente. E, como que esquecendo os seus olhos nos dela, pronuncia devagar: ‘Sinto que poderia ficar aqui nesta ilha para sempre. Contigo.

O tempo parou, naquele pedaço de terra clandestina, para o recente casal. Mas o relógio, esse, não parou de tiquetaquear e, quando deram por si, não tinham forma de voltar. O riacho tinha duplicado, com o subir da maré, e não seria seguro atreverem-se contra aquela corrente; a opção restante seria escalar a parede de escarpa rochosa ao seu lado, maior do que um prédio de três andares. Depois de uma noite fria, tiveram de ser resgatados por um helicóptero salva-vidas e quando todo o romantismo parecia desfeito, B confessa ao ouvido de E: ‘Agora, em vez da ilha pequenina lá em baixo, temos o mundo inteiro.”

Ricardo Aires

“O b. é um pequeno boneco. Mas o seu tamanho não impede que os sonhos sejam grandes. Enormes. Gigantes. E o mundo está cheio de histórias e estórias de pessoas pequenas em tamanho mas grandes em talento. Como o b. sempre sonhou ser jogador de futebol, o seu modelo a seguir é Messi. Tal como ele, pequeno no tamanho. Tal como ele, gigante no talento. Assim deseja o pequeno b.

Esta admiração leva o pequeno b. a pensar em como seria o seu encontro com o astro Argentino. O que lhe diria. Se é que lhe conseguia dizer alguma coisa. É certo que iria pedir-lhe um autógrafo. E também uma camisola. Para a sua colecção de camisolas de jogadores de futebol. Depois, não ia resistir a soltar a sua bola para trocar uns toques com o seu grande ídolo desportivo. Se ainda houvesse tempo, seria agradável um jantar com ele. Num restaurante qualquer. Isso não importava.

Se os sonhos forem possíveis, este seria o dia perfeito na vida do b. Ou será na minha vida? Serei eu a sonhar com isto? Ou será o b.? Ok. Vamos os dois e não se fala mais nisso.”

Cristina Gonçalves

“O desafio é criar um episódio que seja um dia na vida do b. boneco que te acompanha há largos meses. Um desafio interessante. Bem sei que o b. não passa de um boneco. Mas seria tão bom que um aquilo que desejo para um dia na vida do b. fosse na realidade um dia normal na vida de todas as pessoas.

Gostava que todas as pessoas tivessem o sorriso do b. A sua simplicidade. Boa-disposição e trato fácil. Parece complicado. Mas será tão complicado que isto seja a realidade de todas as pessoas e não apenas de um simpático boneco da Lego que teve a sorte de ter como pai um rapaz que lhe dá vida de forma tão animada.

Desculpa. Não vou dar vida ao b. Vou desejar que o b. dê vida às pessoas. A começar pelas que passam os olhos pelo teu blogue. E que essas alastrem o seu espírito a todas as outras que conhecem. Haverá melhor do que isso?”

6 comentários:

  1. Tenho a dizer que gostei de todos os textos vencedores, mas em particular o da Cristina Gonçalves que simplesmente adorei. Simples mas que tocou no meu coraçao ( tou a ficar sensivel porra xD )

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito de todos os textos. Parabéns aos vencedores!

    ResponderEliminar
  3. Gostei mais do texto da Ana Castanheiro, viva a vida ao b romântico...

    P.S agora não temos apenas um, mas três bs...rrsrsrr

    ResponderEliminar