9.7.13

perder peso a comer chocolate

Muitas pessoas vivem uma relação complicada com o chocolate. Tanto o adoram e acham irresistível (no momento em que o comem) como o detestam e desprezam (no momento em que sobem para a balança). Como a maior parte dos alimentos, o chocolate deve ser ingerido de forma moderada. E a verdade é que o consumo moderado de chocolate até pode ajudar a perder peso. Mas não só. Além de contribuir para uma alimentação saudável, o chocolate ajuda a reduzir a ansiedade e melhora o humor. Recebi um press release – que chegou ao meu email profissional - da achoc (uma associação sem fins lucrativos que congrega os produtores de chocolate e de outros produtos a partir do cacau) onde são dadas algumas dicas para comer chocolate sem que isso dê início a uma dura batalha com a balança lá de casa. Como considero a informação útil, decidi partilhar as dicas no blogue.

Uma dose diária moderada, dependendo do tipo de vida e de actividade de cada pessoa, pode ser uma barra pequena de chocolate ou um bombom até quarenta gramas. Depois, o chocolate deve ser comido na hora certa. Especialistas aconselham que seja comido em jejum pois vai reduzir o apetite ao longo do dia, em resultado do triptofano, uma substância presente no cacau. Outra opção passa por comer o chocolate como sobremesa. Evita que a pessoa engorde, por concentrar componentes (feniletilamina e aciletanolamina) que agem no cérebro bloqueando os receptores que despertam a vontade de comer doces. O chocolate também pode ser comido ao lanche. Aqui, o truque é misturar o chocolate com um iogurte ou com uma salada de frutas. Sozinho, não vai saciar a fome e existe o risco de se devorar uma tablete inteira.


Quanto ao chocolate, o preto é uma aposta segura. De todos, é considerado o mais amigável pois concentra uma quantidade surpreendente de fenólicos, antioxidantes que reforçam a imunidade e protegem o coração. O sabor intenso também é um aspecto positivo. Permanece mais tempo na boca e faz com que seja mais fácil ficar satisfeito com a dose recomendada. E assim se mantém uma alimentação saudável sem ter que esquecer o chocolate. E por falar disso... acho que vou comer a dose diária recomendada que fiquei com esse desejo.

28 comentários:

  1. Eu não gosto de chocolate. Por isso não tenho esse problema. Mas gosto de bolo de chocolate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro chocolate mas consigo ser controlado.

      Eliminar
    2. Eu adoro chocolate e também consigo comer três tabletes inteiras de seguida, lol

      Eliminar
  2. Eu não gosto muito de chocolate... Sou mais louca por gelados.
    Mas já tinha ouvido falar sobre o que tu escreveste. Desde que seja em moderação não há nenhum problema ^^

    ResponderEliminar
  3. O problema é que eu dispenso chocolate negro, só gosto do de leite... e com frutos secos.

    ResponderEliminar
  4. Fico contente por saber, até porque eu normalmente já sigo essas dicas e assim sei que ando a comer chocolate de forma correcta. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Bem... a minha sobremesa de hoje foi um crepe de Nutella... Guilty! Mas moderado nao faz mal, nao é? :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro chocolate, preto de preferencia, mas também gosto dos outros (menos o branco), como todos os dias pelo menos um ou dois quadrados...é um anti-depressivo natural...claro que me apetecia comer muito mais..mas como não quero rebolar em vez de andar evito, prefiro chocolate a qualquer sobremesa..adoro chocolate com frutos do bosque...
    Acho que vou ali comer um quadradinho...Bruno a culpa é tua !! beijos

    ResponderEliminar
  7. Exmos. Senhores da achoc,
    obrigada por me darem razão.
    Ando há anos a batalhar com a família, com os médicos, com as colegas, com a enfermaria que me tem acompanhado neste último mês, com a professora de ginástica, com o senhor do café, com os ex's.
    Eu sempre tive fé na ciência.
    Aliás, notei que a minha capacidade de trabalho aumentou e muito depois de ter comido meia barra de Beauville. É chocolate negro e um bocado amargo. Muito bom para mousse. Decidi experimentar derrete-lo de forma artesanal: na boquinha. É que em boca fechada, não entra mosca, nem sai asneira. Resultado? Consegui despachar 3 processos para o tribunal. Tudo isto à conta da feniletilamina e aciletanolamina. O único contra: as colegas que estão em dieta rigorosa (tipo meia folha de alface, meia rodela de cenoura, 15 litros de uma água choca). Os olhares delas não são nada convidativos à paz e amor. Uma até me disse: “ainda agora melhoraste e já estás a comer esse veneno?”. A cura passa pela quantidade de chocolate ingerida, na hora certa. Eu li a bula. Não vi nada nas contraindicações que prejudicasse a toma diária de uma dose de fenólicos e antioxidantes que reforçam a imunidade e protegem o coração (de avc estou safa, agora dos olhares de inveja, não sei não…). O papel que envolve o Beauville faz muito barulho a desembrulhar. Aborrece quem está concentrada a beber uma água choca. Ah, experimentem misturar Beauville com maçã verde (daquelas que até arrepiam)! De-li-cio-so!
    MS

    ResponderEliminar
  8. Não gosto muito de chocolate e o que mais gosto é Kincer Bueno ou Kinder Chocolate por terem mais leite.
    Quando há desejo de algo doce, vai mesmo o chocolate negro que enjoa. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é bom saber estas dicas para saber o que fazer para não desejar tanto chocolate :)

      Eliminar
  9. Acabei de meter 4 chocolatinhos para dentro deste "corpinho" mesmo antes de ler este post...já me tiraste um peso da consciência :P

    ResponderEliminar
  10. Um cubo de chocolate preto, de vez em quando, depois do jantar... Sabe TÃO bem. :)

    ResponderEliminar
  11. Chocolate? Tablete? Amo. Mas não vejo/sinto há umas três semanas. Dieta tem de ser sem chocolate porque é uma tentação muito forte!

    ResponderEliminar
  12. Hummm...quero chicolateeee ( isto dito de braços esticados e em pose de zombie)

    Depois de ter lido o teu texto, lamento mas nao consigo dizer mais nada xD

    ResponderEliminar
  13. Esta postagem tão doce fez-me ficar com água na boca. Acho que assim que puder vou comprar uma tablete de chocolate, vai ser já amanhã. Uma não, várias. Preciso de chocolate de reserva! :)

    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar