26.8.13

o morcego da discórdia

Ben Affleck será o novo Batman nos próximos filmes deste super-herói. Algo que tem gerado uma grande controvérsia com grande parte das pessoas a criticarem a escolha. Pessoalmente, este é um tema complicado para mim. Gosto de todos os filmes feitos até hoje. Sobretudo daqueles feitos nos últimos anos. Sou apreciador de Ben Affleck enquanto actor e enquanto realizador. E sou um fã incondicional de Christian Bale, o Bruce Wayne dos últimos filmes e um dos responsáveis pelo maior sucesso de bilheteira há história de Batman.

Pessoalmente, não percebo as críticas em torno de Ben Affleck. Em primeiro lugar, porque acredito que está no melhor momento da carreira e os últimos filmes que protagonizou são sinal disso mesmo. Além disso, tem aquilo que considero ser um queixo à Batman, que encaixa na perfeição no requisitos físicos do personagem. Contra si, o actor tem a pressão por suceder a Christian Bale, que vestiu o personagem de forma perfeita. Agora, considerar que Ben Affleck não tem qualidade para este papel julgo ser um julgamento bastante precoce e até errado.

Será que as pessoas ainda se recordam que Heath Ledger foi severamente criticado quando estava a dar vida a Joker e que acabou por conquista um Oscar com esse papel. De criticado, o malogrado actor passou a aplaudido e rotulado do melhor vilão de toda a saga cinematográfica. Noutro registo, Daniel Craig foi criticado no momento em que foi escolhido para James Bond. Até o facto de ser loiro serviu para ser criticado. Contudo, é o agente secreto de Casino Royale, considerado por muitas pessoas o melhor filme da saga do agente secreto.

Ficarei a contar os segundos para o lançamento de Batman vs Superman. Irei analisar detalhadamente o desempenho de Ben Affleck. Tal como os restantes detalhes do filme. E acredito que não irei sair desiludido da sala de cinema apesar de ainda ter bem presente em mim as magníficas prestações de Christian Bale.

22 comentários:

  1. Sou suspeita para falar deste tema porque adoro o Christian e os últimos filmes.
    Acredito que não é uma má escolha, mas admito que vai ser difícil não fazer comparações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As comparações existem sempre mas acredito que ele irá cumprir.

      Eliminar
  2. Confesso que estou muito expectante! Mesmo muito.
    Agora críticas e comparações vão acontecer sempre, porque embora se diga que gostos não se discutem, é exactamente sobre isso que as pessoas discutem, gostos, ideias.

    É esperar para ver.

    ResponderEliminar
  3. Não desgosto do Ben Affleck, mas não me parece que se enquadre neste tipo de filmes. Convenhamos que nem todos os actores se enquadram em todo o tipo de papéis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas pessoas associam o Ben Affleck aos filmes de Domingo à tarde. Se o conhecessem apenas de filmes como o Bom Rebelde, Argo e A Cidade tinham uma opinião completamente diferente.

      Eliminar
    2. Dos que referiste, ainda só não vi A Cidade. Gostei imenso dos outros dois filmes. Mas lá está, acho que o BA não se enquadra no estilo de super-herói :/

      Eliminar
    3. Porque acho que está rotulado de actor de filmes de domingo à tarde.

      Eliminar
  4. Para mim, são casos completamente distintos. O Heath Ledger e o Daniel Craig foram criticados na altura do seu casting porque, segundo os fãs de uma coisa e outra, eles não se incluiam minimamente na imagem física que as pessoas tinham do Joker e do James Bond, o que era verdade, mas tanto um como o outro encarnaram os personagens de forma única e bem sucedida, o que desvalorizou completamente a aparência dos actores no desempenho do papel. O que era criticado não era a sua competência artística, até porque ambos já tinham dado provas em como eram actores capazes.

    No caso do Ben Affleck, é o contrário: ninguém contraria a sua aptidão física para desempenhar o papel de Batman, mas sim o seu talento como actor, que não minha opinião, é muito pouco. Acho-o um autor e realizador talentoso, mas como actor só gostei de o ver nos seus próprios filmes, e esses foram só dois ou três numa carreira de dezenas.

    Além disso, acho problemático escolherem um movie star da categoria dele para desempenhar um super-herói - acho que toda a gente vai ver o filme com plena noção que está a ver o Ben Affleck com uma capa vestida, em vez de ter a capacidade de se abster do actor e focar-se na personagem. Até agora, tem-se tido este aspecto em conta nos castings de super-heróis, como vimos pelos exemplos do Robert Downey Jr., do Christian Bale, do Hugh Jackman, etc - nenhum destes actores era uma estrela de cinema antes de desempenharem os seus papéis, o que acho que só beneficiou os filmes em que entraram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu comentário que dá uma bela conversa.

      Acho que a tua opinião está fortemente apoiada no facto de não gostares do Ben Affleck. Dizes que só o gostaste de ver nos seus filmes. Será que ele é mesmo bom em produtos de qualidade e passa despercebido em comédias românticas de Domingo à tarde?

      Em relação ao Hugh Jackman, aceito a tua opinião. Penso quase o mesmo em relação em Robert. Agora, dizer que o Bale é o actor que é por causa do Batman. Que é reconhecido por isso é uma grande dor para mim. Parece que me estás a espetar uma faca no coração ;P

      O Bale é bom em tudo o que faz. É um actor brilhante cheio de talento. Resumir a sua carreira ao Batman é injusto.

      Eliminar
    2. E aposto que o Ben não fará pior do que o Clooney, que de Batman tem tanto como eu ;)

      Eliminar
    3. "Agora, dizer que o Bale é o actor que é por causa do Batman. Que é reconhecido por isso é uma grande dor para mim. Parece que me estás a espetar uma faca no coração ;P"

      Nãaao! Eu não disse isso! Ahaha... Disse que eles não eram 'estrelas de cinema', ou seja, não eram celebridades, ao nível Brad Pitt e assim. É lógico que ele não é só reconhecido pelo Batman, mas foi essa saga que o elevou para os níveis de fama que ele tem hoje, tal como aconteceu com o Jackman e o Downey Jr. Quando digo 'fama' não me estou a referir a reconhecimento artístico, que isso ele sempre teve, mas sim a toda a gente saber quem ele é. O Bale é brilhante!

      Quando o Ben entra em filmes bons, as performances dele são decentes, admito. São razoáveis, o suficiente para não chamar a atenção para si próprio. Mas daí a dizer que ele é um bom actor...

      Sim, admito que a minha opinião esteja fortemente apoiada por não gostar do Ben Affleck - como ACTOR, sublinho -, mas tal como o Roger ali em cima, acho mesmo que ele não se enquadra em filmes de super-heróis, precisamente por conhecer o Bom Rebelde, o Argo e A Cidade - a carreira anterior dele enquadrava-se muito melhor com um filme de super-heróis do que a carreira actual, que está tão séria e tão bem encaminhada. Sinceramente, não percebo porque é que ele se interessou, neste altura da vida dele, em dedicar-se a uma sequela de mais um franchise super-heróico de Hollywood...

      Eliminar
    4. Eu acredito que ele pode surpreender. Mas assumo que sou suspeito. Por gostar de tudo :)

      Eliminar
    5. posso me meter, posso ?????? O Bale é brilhante. O American Psycho, é um dos meus filmes preferidos. E tem toda uma carreira brilhante, e veio enriquecer um Super Herói que eu ADORO!!!!!!! Gosto do Batman, e vá se lá perceber, até do Michael Keaton gosto... Estou céptica em relação ao Ben Affleck, mas se o George Clooney e o Val Kilmer deram naquilo, bem... O Affleck não deve fazer pior, é esperar e ver o resultado. ... Já o Hugh Jackman, irei ser cruel ao dizer isto, mas só gosto dele, e é visualmente, como Wolverine... e mai nada... :P

      Eliminar
  5. Acho que o Ben Affleck tem dois papéis difíceis ao representar Batman: primeiro, herda a personagem do Christian Bale que foi, para mim, o melhor intérprete do Batman até hoje; segundo, vai contracenar com o Henry Cavill ♥ e ponto final! Pobre Affleck :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim acredito que irá surpreender. Até porque acredito que ele tenha tudo isso em conta. O que acaba por resultar numa preparação exaustiva para que não deixe mal quem apostou em si e os milhões de fãs da saga.

      Eliminar
  6. Acho uma má escolha para o público descolar da imagem do Christian Bale, que de facto foi "o" Batman e é muito melhor actor que o Ben Affleck. Não esperava que a esta altura do campeonato/carreira se fosse virar para isto. Só falta mesmo o Beckham ser mesmo o próximo 007.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que o Bale foi perfeito. Até entendo que podia continuar no papel.

      Eliminar
  7. O Ben Affleck, isto sem entrar no resto da filmografia, na qual o Argo é um ponto alto que obviamente deve ter pesado na decisão, já "assassinou" um super-herói, o Daredevil. E tendo já experimentado esse mundo sem sucesso, creio que não deveria ir lá de novo. E se o Bale fosse convidado a fazer de Daredevil, apesar do bom desempenho como Batman, eu diria que não o deveria fazer.

    O Clooney, que tem tantos filmes bons espalhou-se ao comprido no pior Batman de sempre e, quando nesse ciclo, o Michael Keaton consegue melhores desempenhos que o Val Kilmer e o Clooney, sem desprimor para o Keaton é a prova de que certos actores não casam com certos personagens.

    O personagem Batman foi elevado a um nível de culto com a série de filmes do Nolan. A continuar, a meu ver seria sempre preferível ir por um caminho não trilhado (nem que fosse o Gordon Leavitt a herdar o cargo), do que apostar num nome grande que já falhou (em grande) nessa área.

    Ah e o Daniel Craig nunca seria pior que o Pierce Brosnan como 007. O Brosnan é um campeão entre canastrões, que só pode ser tolerado nesse registo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponto de vista interessante Mak. Estou contigo pois o Clooney é o pior Batman da história. Também estou contigo no que dizes de Nolan, ao qual acrescento Bale.

      Gosto também da sugestão de Joseph Gordon-Levitt, um actor que está a crescer muito e que já pede papeis desse género.

      Pessoalmente, sou fã de Craig. Acho que tem estado muito bem no papel.

      Eliminar
    2. "A continuar, a meu ver seria sempre preferível ir por um caminho não trilhado [...], do que apostar num nome grande que já falhou (em grande) nessa área."

      Era isto tudo que eu queria dizer com os meus comentários, e que o Mak resumiu tão bem em poucas palavras. No entanto, acho que tanto o Gordon-Levitt como o Bale devem permanecer no universo do Nolan, e acho que também foi por isso que ele não aceitou repetir o papel de Batman num universo diferente: assim, a trilogia fica intacta e inalterável, sem correr o risco de ser ligadas a projectos de menor qualidade. Acho uma escolha inteligente.

      Concordo com o homem sem blogue em relação ao Craig, também sou fã. Acho que ninguém estava à espera que o Casino Royale surpreendesse tão positivamente, em todos os aspectos. Às vezes ainda há surpresas agradáveis em franchises aparentemente gastos.

      Eliminar
    3. Eu também gosto do Craig. Quebrou a linha de canastronice e desadequação que já vinha dos tempos finais do Roger Moore (muito gasto nos últimos filmes), do Timothy Dalton (bom actor de palco, totalmente desadequado para Bond) e do Brosnan (que rende só para quem gostar de um Bond sem grande requinte).

      Antes de chegar a Bond, recomendo a quem não conheça o Layer Cake do Craig. Aí dava para ver o potencial para este tipo de papel.

      Eliminar