16.8.13

questão para elas #2

A conversa em torno das leggings empurrou-me para outro tema que acaba por ser um certo mistério do universo feminino. Na maior parte dos comentários, as mulheres assumiram gostar de usar leggings – sem ser nos moldes descritos por mim que passam por peças transparentes que mostram excessivamente o corpo e com etiquetas gigantes que são vistas a quilómetros de distância – ao mesmo tempo que dizem que cobrem o rabo quando as usam, por exemplo, para praticar desporto.

A isto junta-se o facto de reparar que, quando corro, um grande número de mulheres corre/anda com uma camisola presa na cintura que tem por único objectivo cobrir o rabo. Pois bem, a partir do momento que as leggings/calças/calções escolhidos não mostram mais do que deviam, porquê esconder parte do corpo?

Será falta de confiança em relação à silhueta? Será que se sentem observadas quando praticam desporto? Ou será outro motivo qualquer que não me ocorre? A questão torna-se ainda mais curiosa porque fora deste ambiente desportivo é “raro” ver uma mulher com uma camisola à cintura para esconder o que quer que seja.

48 comentários:

  1. Tapam porque supostamente as leggings não são para usar como calças (a não ser que tenham bolsos e sejam de tecido mais grosso). Devem-se usar com comisolas/tops/blusas compridas a tapar o rabo, porque é mesmo assim que a moda diz para usar e porque as leggings autenticas, digamos assim, definem bastante as formas do rabo e da parte da frente... o que fica feio e atraí olhares para os sítios errados... :)

    (primeiro vez que comento aqui... gosto do teu blog)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não falo apenas das mulheres que usam leggings. Porque é comum as mulheres taparem-se quando praticam desporto.

      Obrigado Ana. Volta sempre que quiseres. Terás cá uma cadeira à tua espera :)

      Eliminar
  2. Têm medo que abane tudo, ao correr, e que o espectáculo não seja bonito... É a única coisa que me ocorre. ;) beijinhos

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso nisso mas sobretudo no facto de se sentirem observadas :)

      beijos

      Eliminar
  3. Pois...a esta não posso responder...exercicio não é assim muito comigo...e correr dá-me idei que nem para salvar a própria vida...

    ResponderEliminar
  4. Já tive uma grande mania de andar sempre com casaco pendurado para tapar o rabo. Usava para tudo, mas isso era por não me sentir bem fisicamente. Agora como me sinto muito melhor, não gosto e faz-me confusão.
    Mas penso que a maioria que usa não serve para esconder, mas tb para depois poder usar caso seja necessário. Penso eu de que... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas mulheres que pensam que estão mal quando estão muito bem ;)

      Eliminar
  5. Ou então, a explicação mais simples: quando saem de casa está fresco, e depois de aquecer têm de pôr a camisola em algum lado. Pelo menos é por isso que a minha camisola vai lá parar...

    ResponderEliminar
  6. A única situação em que ando com alguma coisa presa à cintura é se levar um casaco que não visto porque está calor, e não me apetecer andar com ele na mão. Para fazer desporto, tenho cá para mim que não deve ser confortável andar com mais do que o estritamente necessário.

    ResponderEliminar
  7. Porque são muito confortáveis para o exercício, mas não encontraram nenhuma parte de cima no guarda roupa que seja suficientemente comprida e que fique bem no conjunto. Se têm o rabo grande, então a camisola será para disfarçá-lo, no entanto acontece também, a pessoa até ter o rabinho perfeito, mas que por esse motivo acaba por chamar a atenção indesejada de olhares e buzinas alheias. Pode não ser falta de auto-estima, simplesmente há quem não se sinta bem com olhares e buzinadelas, ok?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho exactamente da mesma opinião!

      Eliminar
    2. A minha ideia passa por aí. Não tanto pelos olhares discretos, porque existem em todo o lado, mas pelos indiscretos a roçar o vulgar. E é pena. Porque se há algo que dê encanto a um local de corrida é a ausência desses receios e sobretudo comportamentos.

      Eliminar
  8. Vou falar do meu caso em particular. Como atleta de alta competição, tinha de fazer uma vez por semana trabalho de resistência. Corria 14 km's com 98% de homens. Desde pequena que praticava aquela modalidade liderada por homens e habituei-me a contornar possibilidades, como olhares ou bocas.
    Para começar mantive sempre uma distância "higiénica" nas corridas e usava sempre algo que tapasse pois, por mais respeito que haja, sentia os olhares cravados em algo que não era deles... Certo? Já para não falar nas buzinadelas e nos assobios que, francamente, só de pensar me dá uma certa repulsa.
    Mas cada uma se desenrasca à sua maneira não é?
    Pior, pior ainda são as "patas" de camelo, fora da prática de desporto. Oh céus, estou a ter visões!
    Pensa nisso. P-A-T-A-S D-E C-A-M-E-L-O:X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te muito bem e é pena que ainda existam esses comportamentos. Isso que dizes é muito feio para os olhos...

      Eliminar
  9. Leggings não são calças, embora muita gente use como tal...mas quem tem dois dedos de testa vê que o bom senso manda cobrir certas zonas, principalmente aquelas mais desfavoráveis à vista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas lá está. Muitas mulheres acham que é desfavorável quando na realidade é bastante favorável. É uma questão de confiança.

      Eliminar
  10. Porque se o rabo é grande, tem que se tapar com casacos, swateers etc etc,,,se o rabo não fosse grande não andavam ali a correr que nem umas doidas !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh cara rititi... Que parvoíce de comentário.
      Então agora só quem tem rabo grande é que corre???

      Atenção, existe diferença entre rabo grande e rabo bom e tonificado

      Eliminar
    2. Acho que as pessoas já deixaram de fazer desporto apenas pelo peso excessivo. Começam a mentalizar-se de que é uma questão de saúde. Mas acredito que muitas mulheres se tapem por falta de confiança em relação ao corpo.

      Eliminar
  11. É que correr é uma coisa que não devia ser sexy.

    Quando corro, não quero que se metam comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correr pode e deve ser sexy. Tanto para elas como para eles. Tem é de existir respeito.

      Eliminar
  12. É daquelas peças que eu não gosto nem um bocadinho e não me atrevo a usar de forma alguma...:///

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. É uma boa observação. De facto, as mulheres saírem de leggins para outro fim sem ser correr é atreverem-se um pouco, sentindo que, claro está, as suas curvas não passarão despercebidas. Para correr, na tentativa de encontrar algo prático e confortável, "sacam" das suas leggins e acrescentam-lhe um casaco para que se não torne desconfortável tendo em conta que o espirito não é o mesmo, o de atrever. Mas nem todas se comportam assim.

    http://apparemmentideal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mulheres que usam leggings para outro fim sabem que a gordura vai ser notada e não as curvas!!!

      Eliminar
    2. Acho que "nenhuma" mulher escolhe o que veste de forma inocente. Seja para trabalhar, passear ou fazer desporto.

      Eliminar
  14. Já no post abaixo referi que uso leggings quando corro ou ando de bicicleta e, em nenhuma das situações, uso a tal camisola atada à cintura. Há anos que uso top´s de alças se é verão e camisolas género t-shirt´s se é inverno. Até porque parar a corrida a meio para despir a camisola não dá jeito nenhum. Além disso, ir a correr com aquele peso à cintura? Ná...

    Olha, sabes o que te digo? As mulheres preocupam-se demasiado com aquilo que os outros vão pensar. No local para onde vou correr, vejo homens e mulheres na sua vidinha, a fazerem a sua corrida, a ouvirem a sua música e, sinceramente, acho que nem reparam naquilo que os outros vestem ou deixam de vestir.

    PS: Aproveito para informar que adoro ver homens a correr de tronco nu, ah ah ah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito Hope. Acho que deveria ser assim.

      Quanto aos troncos nus, nada tenho contra. Mas noto que muitos homens gostam de exibir o tronco mas só se preocupam com isso e nada mais.

      Eliminar
    2. Da mesma forma que há mulheres que exibem a barriguinha com soutiens desportivos ou tops minusculos... No fundo,faz parte do nosso instinto,de querermos ser sedutores nesta ou naquela ocasião,para nos sentirmos bem ou para atrairmos os olhares alheios.

      E sim,concordo quando escreves que até a correr podemos e devemos ser sexies. No entanto,isso é algo naturalmente nosso. É como as leggins: há mulheres que ficam naturalmente bem com elas. Simples ;-)

      Eliminar
  15. Será que se sentem observadas quando praticam desporto?
    BINGO!
    Acertaste!
    www.vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculava mas é pena que isso aconteça. Mas a verdade é que as mulheres são observadas em todo o lado e mais algum.

      Eliminar
  16. Gosto de leggins quando usadas na ocasião certa e conjugadas com as peças de roupa apropriadas. Quanto a fazer desporto, nunca usei a famosa camisola ou o casaco à cintura. Não me sentia bem, talvez porque na minha opinião, quanto mais queremos esconder mais se repara. :) O melhor é agir naturalmente.

    ResponderEliminar
  17. Concordo inteiramente com a Tsuri na historia das patas de camelo.

    Não gosto de leggins, porque tiram a classe a qualquer mulher , não me interessa se são gordas ou magras, se são bem feitas ou mal feitas, novas ou velhas.
    Uma peça de roupa que marca demasiado as nadegas de uma mulher e pior que deixa ver constantemente a sua rachinha, ou para ser mais bruta, as patas de camelo, é uma peça á partida sem gosto.

    E nem me levem a mal, gosto muito do corpo da mulher, muito mesmo, mas isso não quer dizer que tenha vontade de ver vaginas em auto relevo em todo o lado.

    ps: percebo porque é que os homens gostam

    ResponderEliminar
  18. É uma pena que esses homens causem esse receio/repulsa em tantas mulheres.

    ResponderEliminar
  19. Mas agora comentando a sério.... leggins não são calças, e NÃO DEVERIAM SER UTILIZADAS COMO TAL.... MUITO MENOS COM CAMISOLAS CURTAS !!!!!!!!! É UM ATENTADO, OK ?!?! POR MUITO BOAS QUE AS MULHERES SEJAM, TÁ ? Fica mal.... fica feio....
    Para correr, ou practicar desporto, ou camandro, existem calças próprias, tipo leggins que são mais grossinhas, e não deixam vislumbrar transparências.... nem etiquetas.... as meninas é que compram as da H&M, e afins que são mais baratas... e depois usam as tais camisolas à cintura, porque não querem que se veja o fio dental, a tanga, ou até mesmo a raça da celulite quando andam a fingir que estão a practicar algum tipo de desporto... e depois é o que se vê... rabos, patas de camelo.... em casos mais extremos e problemáticos, quase que se vê aquelo tipo de meia, género Battatton (falo de depilação por fazer.... :P)

    ResponderEliminar
  20. Eu cá só ando com casacos/camisolas à cintura quando me estorvam para andar com eles na mão ou quando a peça que eu tenha vestida se tenha sujado por qualquer motivo. Nunca é com o intuito de esconder o que seja.

    ResponderEliminar
  21. homem sem blogue acho q vou contrariar a maioria dos comentarios e dizer q sou totalmente a favor das leggings

    uso-as opacas, e de cintura subida, e ajudam-me imenso a "manter a barriga no sitio"

    ha qem diga q ficam mal e bla bla pardais ao ninho, todas as fotos q tenho com leggings a meu ver ficaram mais bonitas q as outras

    sintome mais confortavel com elas, e é um descanso pq basta uma legging, e uma camisola qalqer (sou pelas tshirts de bandas e/ou vestidos curtinhos daqeles q sou incapaz de vestir sem leggings por baixo) e estou pronta


    para correr, camisola por vezes a cintura por um motivo simples, eu tenho q levar a camisola cmg, e metela as costas nao da jeito, e incomoda, ja na cintura vai e nao incomoda ngm (qando saio de casa tenho mto frio, qando termino a corrida estou completamente gelada, maneiras q tenho q vestir a dita cuja)

    ResponderEliminar