10.9.13

não é a melhor mas é a melhor

Cresci a ouvir Madonna. Não por ser um grande fã desta artista. Nem sequer comprava os seus álbuns. Mas era praticamente impossível não ouvir Madonna. Algo que ainda hoje acontece. E ao longo dos meus 32 anos de vida vi esta artista fazer de tudo um pouco. As letras ousadas e pouco comuns eram dela. A postura sexy também era dela. As roupas excêntricas também. Tudo em Madonna era único. Não existiam artistas femininas que estivessem ao seu nível. No patamar onde estava cabia apenas o seu corpo. Não existia espaço para mais nenhuma cantora. Até a coroa de rainha da pop só servia na sua cabeça. E desde sempre que Madonna é uma influência para milhões de pessoas. Conheço fãs que tentam estar presentes em quase todos os concertos que a artista dá. Quer seja em Portugal ou nos países mais próximos do nosso.

Apesar de tudo isto, não concordo com quem diz que Madonna é uma grande cantora. Ou mesmo a melhor. Pessoalmente, considero que Madonna não é dona de uma extraordinária voz. Tem uma voz completamente normal para uma artista da sua envergadura. Mas, aquilo que lhe falta na voz é compensado, e de que maneira, em tudo o resto, que faz dela a melhor artista do mundo. Enquanto artista, não tenho problemas em assumir que a considero a melhor de todas. A postura em palco e fora dele, a atitude, a irreverência e a ousadia fazem de si uma artista única.

A isto, acrescenta o toque de excelência. Que também a diferencia. Quem assiste a um concerto (ao vivo ou em dvd) nota isso mesmo. Os cenários, os bailarinos e as indumentárias são pensados ao pormenor. E nada falha. Tal como nos cds que edita. Há quem seja apenas uma voz. Madonna é a peça principal de uma máquina que funciona na perfeição. E isto consegue ser muito mais importante do que uma boa voz.

Com isto não pretendo dizer que Madonna não sabe cantar. Porque sabe. E bem. Mas não tem uma voz de excelência, na minha modesta opinião. Para mim, Madonna é um exemplo perfeito de que não é preciso ser dono de dotes extraordinários para se ser o melhor naquilo que se faz. Em muitos casos são os pequenos detalhes que fazem com que alguém chegue ao patamar de excelência. Não basta pensar que se é o melhor nisto ou naquilo. Porque isso, simplesmente não chega.    

19 comentários:

  1. Concordo com a primeira parte...não é a melhor e também quando dizes que para conseguir ser a ou o melhor não é obrigatório ter grandes dotes...só penso que essa parte não se aplica a ela...!

    Abraço amigo

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que quis dizer é que não basta ser o melhor em... para ser aquele que mais se destaca.

      beijos

      Eliminar
  2. Adoro Madonna!
    Ainda no fim-de-semana passado eu dizia que os concertos dela são algo de fantástico, com uma envolvência muito própria.
    Sim, não tem uma voz marcante, mas é e será uma artista marcante, capaz de deixar o mundo literalmente de cabeça para baixo!
    E é constantemente copiada!
    Veja-se o exemplo da Lady Gaga, de quem eu também gosto!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou grande fã mas estou preso no último cd dela.

      Abraço

      Eliminar
  3. Concordo plenamente com a mensagem do texto...O conjunto faz a diferença!

    ResponderEliminar
  4. Concordo. A Madonna não é a voz dela e sim todas as pessoas que trabalham à volta dela. É toda essa máquina que faz a pessoa ser a artista.

    ResponderEliminar
  5. Não posso concordar. Nem sequer concordo com a afirmação que é a maior artista. Ela tem é toda uma máquina a trabalhar para ela. Aquilo é puro show off. Conheço pessoas que já foram a concertos dela (nomeadamente o do ano passado, em Coimbra) e dizem que aquilo parece mais um musical do que um concerto, em que o aparato é muito maior do que a parte musical (com playback's à mistura).

    A Madonna é fruto de um marketing gigantesco e de uma imagem criada nos anos 80 de rebelde e extravagante. Um pouco à imagem da Lady Gaga, actualmente (sendo que a Gaga tem melhor voz até).

    Claro que o lado cénico de um espectáculo também é importante. Mas para mim, Madonna não passa de show-off.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que ela é a peça principal da máquina. E que é fundamental para o tal funcionamento perfeito. Se isso do playback for verdade é uma grande desilusão.

      Repara, compara a Lady Gaga com a Madonna. Não te esqueças da diferença de tempo. Quantas Madonnas existiam? Hoje, quantas Lady Gagas existem?

      E atenção que gosto imenso de Lady Gaga. Daquilo que é. Até acho que passou tempo a mais a escrever músicas para outros artistas.

      Eliminar
    2. O playback não é integral, mas lá está: a preocupação maior parece ser montar um circo, e não é isso que se espera quando se vai assistir a um concerto.

      Há formas de montar bons espectáculos sem cair no exagero de desvirtuar o conceito de concerto. Veja-se os Rammstein por exemplo. Ou os Muse. Ou, no panorama nacional, o David Fonseca (para mim é um dos melhores artistas portugueses, um dos mais completos e um dos melhores em palco).

      A mim, como músico amador e profundo amante da arte, custa-me ver todo o conceito e toda a arte absolutamente destruídos por máquinas de marketing e promoção. Como é o caso da Madonna, da Gaga, do Bieber, e outros tantos (e por cá, tivemos os D'zrt e outros que tal).

      Eliminar
    3. Sendo músico, acredito que tenhas uma visão diferente. Que olhes tudo com outros olhos.

      Sou como tu, adoro David Fonseca. Não gostava de o ver em palco enquanto Silence 4 mas agora é brutal.

      Eliminar
  6. Seja ou não a melhor é de certeza um ícone de diversas gerações :) olhando para a carreira percebe-se claramente diferentes percursos que fez, mantendo-se fiel a ela mesma e á sua forma de estar, mas também aproveitando as tendências...é acima de tudo uma artista POP com uma máquina extraordinária por detrás dela:) ...e ainda bem que existem gostos diferentes para haver um lugar para os diversos tipos de artistas :)

    ResponderEliminar
  7. Já gostei mais. Nem acho que ela cante grande coisa, acho é que ela foi num tempo, tudo o que as mulheres sempre quizeram ser e não tiveram nem coragem, nem irreverência para tal :)
    Mas lembro-me de andar no secundário e nos intervalos entre as aulas da manhã e da tarde, irmos para casa de uma amiga, pormos as cassetes de vídeo (VHS) e fazermos as coreografias todas em frt à TV.

    Ela é A artista. É uma máquina promocional a funcionar a 1000%

    Ela esteve smp mto à frente do seu tempo, não há ng que se lhe compare. Simplesmente, pq o timming não era o mesmo.
    A sociedade, as maneiras de pensar, não eram as mesmas.

    Ou não te lembras do escândalo quando foi lançado o "Like a prayer"? Ou o simples "Like a virgen"?

    ResponderEliminar
  8. Adoro Madonna e estou de acordo com o que mencionas.
    Cresci a ouvi-la e Madonna não é apenas a voz, mas ela e tudo o que a envolve nos video clips, concertos, pessoas, dança.
    Adoro, adoro! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito que dizer dos concertos dela. Não sei se conheces, mas vê este. Genial. :)
      https://www.youtube.com/watch?v=JbDbBal53ig&hd=1

      Eliminar