12.9.13

os “feios” das autárquicas

Ao longo das últimas semanas tenho observado os diferentes cartazes, e alguns vídeos, das mais diversas campanhas autárquicas. Na televisão e sobretudo na blogosfera é possível encontrar os referidos cartazes. Que muitos acham “feios”. Esquecendo a beleza física, que na política nada interessa, apesar de ser certo que uma boa imagem pode conquistar mais um ou dois votos de indecisos, acredito que boa parte daquelas pessoas fazem parte dos que ainda acreditam ser possível ter um Portugal melhor.

Acredito que são as pessoas que desejam fazer algo para retirar Portugal da crise. A começar pela terra onde nasceram e viveram toda a vida. Mais do que pensarem num rendimento extra para ajudar nas contas lá de casa, querem fazer a diferença. Muitas vezes empurrados pelos amigos que dizem que se deviam candidatar porque com eles é que aquilo vai ao sítio.

Embalados por este sonho, e com poucos fundos para lutar pela vitória, deixam-se levar pelo básico. Pela foto encostados a uma parede branca (que facilmente é editável) com a roupa que tinham no dia em que o fotógrafo amigo disse que tinha três minutos para fazer as fotos. Fotos essas que são simplesmente recortadas e coladas num qualquer cartaz político com uma frase simples.

Estas pessoas esquecem que a política é uma máquina de comunicação e marketing. Onde existem dezenas de truques que podem e devem ser utilizados numa campanha. Por exemplo, há aqueles que gostam de arregaçar as mangas porque isso é sinal de vontade de trabalhar. Nas fotos, nada deveria ser ocasional. Pose. Ângulo. Maquilhagem. Roupa. Cores. Tudo tem de ser perfeito. Tal como a frase. Que não deve ser a primeira que alguém se lembrou e que por acaso até rima com o nome da terra.

Acredito que tudo isto, que não escapa a nenhum monstro político, seja facilmente esquecido por estas simples pessoas que sonham apenas em fazer a diferença. Que até olham para o seu cartaz com orgulho enquanto esperam pelo momento em que podem fazer aquilo que sempre desejaram que algum presidente de câmara ou junta de freguesia fizessem. É verdade que alguns cartazes fazem com que seja impossível não esboçar um sorriso mas agrada-me saber que ainda existe que acredite ser possível tornar este país num sítio melhor. Pelo menos, é nisso que escolho acreditar quando olho para estes aspirantes a políticos que ignoram o marketing e comunicação que dominam a esfera política.

12 comentários:

  1. Eu acredito mais nas pessoas genuínas, que se apresentam como são. Não acredito muito nas grandes produções para as autárquicas, nas grandes campanhas. Gosto de ver o que cada um tem a dar de si mesmo.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  2. Comecei a interessar-me por politica muuuiiito nova, uma idealista, uma sonhadora. a realidade foi travando combates com os meus sonhos e estes foram sendo destruídos aos poucos, um a um. Hoje com a idade que tenho cheguei ao cuúmulo dos descréditos, não acredito em nada, nem em ninguém, nem mesmo nesses "homens simples" de quem falas.
    Perdi a fé. Tomei uma decisão. Enquanto o sistema de eleições português não sofrer uma reviravolta de 180gr. não volto a votar.


    Bom dia, jinhosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, sou da opinião que todos devemos votar. Nem que seja em branco pois isso passa a imagem de que queres passar. Mudar aquilo que está mal depende, em parte, dos votos.

      beijos :)

      Eliminar
  3. Tens que admitir que apesar da boa vontade das pessoas (e eventualmente dos sonhos que tenham e tal e coiso) há cartazes do demónio! Eu pessoalmente não consigo deixar de me sorrir... e pensar que a boa vontade não chega. A política carece de pessoas com boas intenções (claro) mas também competentes e com o mínimo de conhecimento numa mão cheia de vertentes... e eu, quando olho para esses cartazes, não consigo reconhecer mais do que a boa vontade mesmo - e dificilmente levariam com o meu voto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. E essas pessoas nem imaginam os danos que causam esses cartazes.

      Eliminar
    2. Oh Deus, se imaginassem concerteza não se metiam nessas coisas (or at least, i hope so)! Já passaste os olhos pelo vídeo do candidato a Gaia? Só tenho uma definição para aquilo: priceless! :)

      Eliminar
    3. Esse vídeo é muito bom. E existe um facebook onde estão os cartazes todos :)

      Eliminar
  4. Olhe que tenho visto também autênticos desastres de marketing nas campanhas eleitorais dos grandes partidos.Na maioria dos concelhos do Algarve, as fotografias dos candidatos de PS ou PSD sao de fugir.Não tem que ver com o aspecto fisico,mas com a pobre qualidade das fotografias e do posterior tratamento de imagem. E supostamente nesses casos,considerando também os orçamentos disponíveis,não deveria ter lugar o amadorismo (sim porque a boa vontade e espirito de missão desapareceram ha muito).Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, prefiro que me trates por tu, pode ser?

      Quando se entra nisso que dizes é muito mau. É sinal de desleixo. Na minha zona, onde a CDU ganha há muitos anos, existe uma pequena aposta dos outros partidos. Porque sabem que não vão conseguir nada. Mesmo assim, vejo apostas cuidadas, no que à imagem diz respeito.

      Eliminar
    2. Acho que este ano a cdu vai perder o Reino seixalense.... :-)

      Bjs

      Carla

      Eliminar
    3. Não acredito nisso. Acho que será "sempre" CDU.

      beijos

      Eliminar