19.9.13

relações. infidelidade. acomodação. eles vs elas.

Será um homem capaz de amar a mesma mulher ao longo da vida? Por outras palavras, será esse mesmo homem capaz de ser fiel a essa mesma mulher durante um longo relacionamento? E será que são eles que se acomodam numa relação? Ou será que são elas que não têm coragem de colocar um ponto final num relacionamento em que já não acreditam? Estas, e outras, questões surgiram durante uma animada conversa entre colegas de trabalho.

Durante uma animada tertúlia, uma mulher, que ainda vive na casa dos vinte e poucos anos, revelou-se pouco crente nos homens, apesar de estar num relacionamento. Dizia não acreditar na capacidade de um homem em amar e ser fiel a uma mulher com o passar dos anos. Pessoalmente, discordei. Acho que isto não é coisa de homens. Nem de mulheres. Mas sim de pessoas. A meu ver, aqui não interessa o género mas aquilo que cada qual pretende para a vida. Bem como aquilo que liga essa pessoa à outra, com quem partilha a vida. A isto, juntei um conselho a essa mesma pessoa. Disse que era melhor mudar a forma de pensar pois, caso não o fizesse, acabaria por ter imensos problemas nos seus relacionamentos. Porque a dúvida e a desconfiança iriam sempre pairar no ar.

Minutos depois, a conversa dava lugar aqueles que se acomodam com uma relação sendo incapazes de acabar com as mesmas. A maior parte das pessoas defendeu que são os homens que mais se acomodam numa relação. Sendo que também existia a opinião de que os homens são capazes de manter uma relação na qual não acreditam. Sendo que a solução passava por uma amante. Mais uma vez, discordei. Tendo em conta a minha experiência de vida e das pessoas que me rodeiam, sou da opinião de que elas acomodam-se mais do que eles.

Acredito que eles mudam de vida facilmente. Muitas vezes de forma errada. Pensando apenas no rabo de saia que ilusoriamente desejam. Já elas, acreditam na relação. Até ao limite. Mesmo quando já não existe nada em que acreditar. Acreditam que vão ter aquilo que sempre desejaram. Ou que vão recuperar o homem dos primeiros meses de namoro. Ou outra coisa qualquer. E que, quando sentem que não há volta a dar, têm alguma dificuldade em dizer que tudo acabou. Nem que seja por pena do homem com quem partilharam um determinado número de anos.

É certo que amor e relações são temas bastante complexos. Não existem regras. Nem manuais. Quanto muito, exemplos que alguns tentam seguir. Sendo certo que num breve instante tudo pode mudar. Mesmo assim, acho errado associar a infidelidade apenas aos homens. Porque, quer se queira acreditar ou não, existem mulheres muito piores (no que à infidelidade diz respeito) do que eles. Quanto à acomodação, tendo a associar a mesma às mulheres. Não sei se o faço de forma errada mas sei que muitos homens colocam os relacionamentos em causa por pouco. Aliás, por muito pouco. Ou mesmo por nada.

21 comentários:

  1. Concordo em absoluto contigo...

    "Acho que isto não é coisa de homens. Nem de mulheres. Mas sim de pessoas. A meu ver, aqui não interessa o género mas aquilo que cada qual pretende para a vida. Bem como aquilo que liga essa pessoa à outra, com quem partilha a vida." - este é o resumo.

    ResponderEliminar
  2. Engraçado que este foi o tema de conversa hoje de tarde com uma amiga.
    Ela que namora há uns anos falou que o namorado andava a acomodar-se do relacionamento e que tinha atitudes estranhas. Como tive o mesmo problema com o meu ex-namorado e em situações muito idênticas, sinceramente penso que muitos homens se acomodam na vida, esquecendo-se que existe outra pessoa que faz tudo para estar com ele(s). E não somos apenas duas com o mesmo problema, mas mais, infelizmente...

    Como sofri de comodismo exacerbado vejo que ha muitos homens que não merecem as mulheres que têm. Assim, como muitas mulheres. E como dizes, varia de pessoa para pessoa.

    Uma coisa continuo a dizer: nunca dar-mos mais do que somos a outra pessoa porque a amamos demais(namorados, amigos, familiares....) Essa pessoa é a primeira a dar o "pontapé", esquecendo-se de tudo o que fizemos por ela. É o que tenho aprendido, infelizmente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devemos amar sem medo e sem rótulos. Porque se isso acontecer, a relação vai acabar num fracasso.

      Eliminar
  3. Sou uma pessoa que, em 99% dos assuntos, discorda de quem diz que 'os homens são mais assim' ou 'as mulheres são mais assado'. Para mim, não há coisas de homens/rapazes/meninos e coisas de mulheres/raparigas/meninas. Somos todos pessoas, e todos juntos formamos uma variedade impressionante de personalidades, feitios e características, e, sendo uma pessoa de personalidade lógica e analítica, digo isto porque é o que observo no meu dia-a-dia e nas pessoas com quem lido.

    No entanto, ao longo da minha vida presenciei vários casos que se desenrolaram da seguinte forma: um casal de namorados, juntos, em todos estes casos, há mais de cinco anos; de repente, sem nada o fazer prever, aparece uma mulher/rapariga que dá a volta à cabeça do homem/rapaz, levando-o a terminar a relação e deixando a namorada num estado de surpresa e choque compreensíveis. O que estes casos têm em comum, para além do óbvio, é que estes homens mantinham-se em relações confortáveis e estáveis mesmo já não estando perdidos de amores pelas namoradas, e de repente apareceu um rabo de saia que lhes deu atenção. Pelo que tenho observado, os homens não se dispõem ao trabalho e ao drama de trocar uma relação em que têm toda a conveniência da companhia e do sexo regular por uma vida de solteiro em que têm de se esforçar pelos mesmos benefícios - basicamente, só largam uma quando já têm outra em vista. Neste aspecto, acho as mulheres mais independentes e menos acomodadas.

    Atenção, eu sei que generalizações são sempre perigosas, mas eu falo do que vejo. E claro, sei que nem toda a gente é igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Basicamente, só largam uma quando já têm outra em vista"

      Agora agora é que disseste tudo ;)

      Eliminar
  4. Também acho que isto não é coisa de homens ou de mulheres. É dos dois. É das pessoas. Não acho impossível um casal ser fiel a vida/relação toda, mas também sei que as pessoas se acomodam (é natural passado algum tempo de convivência). As relações passam por muitas fases e por vezes fala-se muito levianamente quando alguém deixa a outra por outra pessoa. Se isso acontece é porque algo não estava bem na relação. O essencial é, se há amor e se se quer realmente investir na relação, procurar modos de volta e meia quebrar o quotidiano e alguma monotonia que o dia-a-dia naturalmente traz. Relações perfeitas não existem. Conclusão: as relações têm mesmo muito que se lhe digam :)

    ResponderEliminar
  5. Também concordo que não é uma questão de géneros, mas sim de pessoas.
    E, na minha opinião, a fidelidade é uma questão de carácter, princípios e valores.

    ResponderEliminar
  6. O amor, quando é amor, não escolhe sexo. É sentido por homens e mulheres. Eu acredito em amores que duram uma vida.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que realmente não se pode fazer generalizações, mas na minha opinião as mulheres acomodam-se mais e contra mim falo... Acreditam até à última na relação e depois há a "pena" (como detesto esta palavra!). Mas resumindo isto não tem a ver com homens ou mulheres e sim pessoas como tu muito bem referiste, porque há por aí muito homem canalha assim como muita mulher que na primeira oportunidade traí.

    ResponderEliminar
  8. Penso que não pode tudo ser tudo tão linear. Tudo depende de vários factores. Não acho que a infidelidade seja uma característica só do dos homens, existem mulheres bem piores mesmo... Mas também não acho que a acomodação seja mais característico nas mulheres. Apenas falo por mim, tenho vontade, força e sonhos para levar o mundo na frente, nunca me dei bem com a acomodação. O meu marido é o oposto, e tenho travado grande luta com isso.

    Mas concordo que os homens por muito menos são capazes de colocar o relacionamento em causa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um dos grandes problemas dos homens. Pensam de forma errada e com impulsos meramente sexuais.

      Ainda bem que lutas contra a acomodação do teu marido.

      Eliminar
  9. A acomodação é proporcional a carência. Nos dias que correm, em que os conceitos de relação e família são completamente distintos do que há 30 anos atrás, a maioria das pessoas prefere ter apenas alguém que as espere em casa (ou em qualquer outro local), do que se dedicar a 100% ao companheiro/a. É complicado explicar em apenas um comentário. E como não sou nem psicóloga, nem socióloga, talvez não expresse bem a minha ideia. Mas a verdade é que cada vez mais andamos carentes de afecto, de atenção. Logo, as relações podem ser simplesmente acomodação à vida a dois - mesmo que seja monótona. Por outro lado, talvez seja verdade que as mulheres acreditem mais na "recuperação do Amor" do que os homens. Ou simplesmente talvez o mostrem de outra forma. Não duvido que não existam homens que (em privado) chorem a mágoa de um relacionamento longo que não funcionou, mas acredito também que o seu tempo de recuperação seja bem superior ao das mulheres. Nós, quando terminamos uma relação (contra nossa vontade), partimos para "outra" por vingança, por raiva. Os homens não. Quando partem para outra ou é para esquecerem, ou é porque querem mesmo começar outra cena qualquer. Fidelidade existe, mas implica um grande esforço de parte a parte.

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo quando dizes que mais do que uma diferenciação entre homem/mulher, as coisas resumem-se ao tipo de pessoa que és e aos teus ideais de vida...tendo sempre presente que uma vida a 2 não é sempre um mar de rosas nem acompanhada sempre de paixão e rosas...

    ResponderEliminar
  11. (Tenho que arranjar tempo para comentar este teu texto!!!!)

    ResponderEliminar