12.9.13

só podia acabar em desejo

Recentemente escrevi um texto sobre a relação qualidade/preço de um vinho. Na altura, dei conta de que existem vários factores que condicionam a verdadeira qualidade do chamado néctar dos deuses. A temperatura tem de ser a ideal, os copos devem ser os indicados e convém que case com a comida. Cumprindo estes três requisitos vai-se no bom caminho para que tudo corra bem e que se faça um brilharete num jantar em casa.

Outro “truque” simples passa pelo momento da compra do vinho. Comprar um vinho para beber no próprio dia não é o mais indicado. O ideal é ter várias garrafas em casa para evitar ter que comprar um à pressa para o jantar. É verdade que hoje em dia todas as superfícies comerciais têm uma vasta oferta no que aos vinhos diz respeito. Mesmo assim, as feiras de vinhos continuam a ser uma excelente oportunidade para comprar os tais vinhos para guardar em casa. Isto porque a oferta costuma ser maior e sobretudo porque os preços costumam ser mais baixos.

Hoje teve início a Feira de Vinho (queijos e enchidos) do Lidl. Já tive a oportunidade de observar o catálogo e à partida destaco dois vinhos que certamente vão acabar na garrafeira lá de casa. Vinha Grande 2010, um tinto do Douro, da Casa Ferreirinha (com 40% de desconto, ficando a 5,98 euros) e um Cartuxa 2010, um tinto do Alentejo (com 18% de desconto, ficando a 11,96 euros), sendo que este último é dos meus predilectos. Estes são apenas dois exemplos dos muitos vinhos que fazem parte desta feira, que dura até ao dia 2 de Outubro. O único contra deste tipo de acções passa pelo stock. A procura é maior. Os preços são mais atractivos e os vinhos desaparecem depressa. Por isso, aconselho os interessados a comprar aqueles da sua preferência depressa.


Uma das soluções de que mais gosto para esta altura em que existem feiras deste género passa por reunir amigos, fazer uma “vaquinha”, gasta-la em vinhos, queijos e enchidos e lotar uma mesa. De onde as pessoas só se levantam quando já não houver vinho para beber nem petiscos para comer. Até lá, mandam as histórias, as piadas, as viagens ao passado e os brindes. Que vão sendo feitos enquanto o Sol desaparece no horizonte. Uma das coisas de que mais gosto na vida. E que fiquei com desejo de fazer.

4 comentários: