1.10.13

a vida é fo... é lixada

Quando andava no secundário nunca achei piada aqueles que se achavam superiores aos outros. Refiro-me às miúdas que se achavam as mais sexys do mundo e desejadas por todos os rapazes num raio de dez quilómetros. E refiro-me aos rapazes que se julgavam iguais aos filmes e séries que viam na televisão e onde existia sempre o rapaz mais popular do liceu, que era um ás no desporto. E não gostava disto porque estas pessoas julgavam-se superiores aos restantes. Olhavam para os outros com superioridade e até chegavam a gozar com os alunos menos populares. E sempre me revelei contra este tipo de comportamentos. Era assim quando era um puto pouco popular e novo na escola. E continuei a achar o mesmo quando fazia parte dos mais populares do secundário.

Não sei se estas pessoas pensavam que iam ser sempre assim. Pelo menos, criavam a imagem de que seriam sempre superiores aos comuns dos mortais. Mas a vida, que consegue ser muito lixada, ensinou a algumas destas pessoas que nem sempre as coisas correm como pensamos. Agora, muitas destas raparigas têm uma imagem lastimável em comparação com o que eram. Tal como eles. E alguns ocupam cargos que os devem encher de vergonha.

Não me cabe a mim julgar os motivos que levaram essas pessoas a terem uma imagem que chega a dar ar de desleixo pessoal. Porque isso é da responsabilidade de cada um e cada qual terá os seus motivos. Tal como não pretendo julgar as razões que os levam a trabalhar em empregos que, pelas atitudes que revelam, os envergonham. Mas, o que é certo é que aprenderam que não são superiores a ninguém. Que nunca o foram. Porque ninguém o é.

Em tempos gozavam com todos. Andavam sempre de peito feito e de nariz empinado. Hoje, quando passam pelos antigos colegas (aqueles com quem gozavam) baixam a cabeça. Fitam os olhos no chão. E fingem que não conhecem ninguém. Comportamento que também adoptam quando são obrigados profissionalmente a lidar com aquelas pessoas com quem gozavam. Normalmente separados por um balcão qualquer. É verdade que a vida é tramada. Mas existem muitos comportamentos que acabam em vergonha que eram facilmente evitáveis.

37 comentários:

  1. mas sabes que a adolescência é muita parvoíce junta! felizmente que nunca liguei nada a essas pessoas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. E todas as pessoas as fizeram. Mas detesto esta coisa do sou superior a ti e melhor do que tu.

      Eliminar
  2. Ainda há dias me cruzei com uma ex colega de liceu (10º e 11º), que era das populares, giras e boas. Certamente ela não me reconheceu, pois na época eu era vanguardista, e hoje o meu "dress-code" é diferente. A referida colega não está mal de corpo, mas de cara parece ser 10 anos mais velha do que é na realidade... tem um ar 'gasto'... Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que certas pessoas baixem a cabeça em sinal de vergonha.

      Eliminar
  3. Sei do que falas e verifico o mesmo. Não com todos, mas com a maior parte.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Nem penso nisso. Acho é que é desnecessário baixar a cabeça.

      Eliminar
  5. No meu tempo de escola (algures entre o 5º e 9º ano) eu sentia-me rebaixada por algumas raparigas da turma, ou porque elas eram mais jeitosas, ou porque eram mais bonitas e eu magra, magríssima! Hoje, bem, hoje passo por elas na rua e vejo que aquele rabo e aquelas mamocas que na altura eram jeitosas e me faziam sentir "pequena" hoje não passam de gordura! As que evoluíram mais rápido e mais cedo agora são fortes! E eu cá no fundo fico contente comigo mesma, por ter evoluído na altura certa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que são atitudes lamentáveis que as pessoas tendem a fingir que nunca aconteceram com gestos de vergonha.

      Eliminar
  6. Já reparei nisso. Antigamente eram as boazonas e eu a trinca espinhas, agora elas são as baleias e eu a jeitosa.

    ResponderEliminar
  7. Por isso [e por mais umas coisitas] é que devemos tomar diariamente a nossa dose de humildade! ;)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  8. Justiça poética!! Tão bom em alguns casos!

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Bom dia caro Bruno ;)

    ( tou de volta ao teu estaminé, agora um homem serio e tal xD )

    Isso que falas é o chamado efeito boomerang ou em linguagem "tecnica", karma style xD

    Nunca fui muito popular na escola, excepçao feita ao 12º e alguns colegas sempre me gozavam pelas mais variadas razoes, agora é ve-los passar por mim na rua e dizerem " ena jovem, tas bem na vida e com bom aspecto e tal" e a minha resposta é sempre a mesma " pena que nao possa dizer o mesmo de ti "

    ResponderEliminar
  10. Estar do lado da bancada de quem sempre foi "lixada" pelos outros não foi bonito, mas não deixo de apreciar as ironias que a vida me oferece. Hoje em dia quando me acontece aperceber-me do que descreves, primeiro vou apanhar o queixo ao chão e depois viro costas e sorrio:)...não me venham com tretas, sabe que nem ginjinhas!


    jinhosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nego que certas pessoas merecem passar algumas vergonhas.

      beijos

      Eliminar
  11. penso que esse fenómeno nem sempre se verifica...

    ResponderEliminar
  12. Acho que isso que acabaste de descrever é mesmo a lei da vida. Não se pode estar eternamente no topo! Talvez essas pessoas aprendam a ter respeito pelo próximo!

    ResponderEliminar
  13. Anónima "Cyborg".

    É triste esta forma de viver, sempre me permaneci neutra nestes campos, não que possa entender este sentimento de ego, porque é mesmo isso. O problema é que a inveja dói para os outros quando vêem que a pessoa luta para que a vida lhe sorria exactamente como queríamos que fosse sem adoptar esta ira de superioridade, e muitas vezes os tímidos são privilegiados quando são pessoas humildes e verdadeiras de carácter. É a dita lei da selva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma triste lei. As pessoas tentam rebaixar os outros em vez de tentarem subir por elas.

      Eliminar
  14. ...é caso para dizer que a vida dá mesmo muitas voltas...what goes arround comes arround...

    ResponderEliminar
  15. É realmente lixado com F...
    É preciso saber apreciar o que há de bom, sem esquecer a humildade... porque por vezes somos o pombo, outras seremos a estátua...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Estava a ler o post e quando chego ao último parágrafo e leio "atrás de um balcão" lembrei-me de um episódio caricato que ocorreu há uns meses. Fui a uma esplanada onde até nem costumo ir e qual não é o meu espanto quando quem me atende é (agora) um homem, que há 15 anos atrás adorava embirrar comigo, embora mal nos conhecessemos e eu nunca lhe tivesse feito nem dito nada. Ele reconheceu-me, eu também. Não esbocei um sorrisinho trocista porque, na verdade, fiquei com pena..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que merecem outro tipo de reacções mas estiveste bem.

      Eliminar
  17. Pois é. Outro dia fui ao supermercardo e a rapariga da caixa era a boazona do secundário na altura.

    ResponderEliminar
  18. Engraçado. Faço essas perguntas a mim própria cada vez que vejo alguém do meu tempo de escola que era um ídolo para muita gente e agora esta todo fo...lixado. Há pessoas que se deixam envelhecer muuuiiitttooo mal.

    ResponderEliminar