30.10.13

respect


Algo que Garrett McNamara faz na perfeição. Algo que Carlos Burle igualmente faz na perfeição. E algo que Maya Gabeira tentou fazer. Sem sucesso mas com a sorte de não ter sido engolida pelo mar para nunca mais ser vista. Talvez por respeitar a ousadia de quem se atreve a enfrenta-las, as ondas da Nazaré devolveram a sereia brasileira apenas com um tornozelo partido.

E talvez por respeitar um homem que relegou a concentração de domar uma onda gigante para segundo plano passando a ter como objectivo único salvar a vida da compatriota surfista, as ondas da Nazaré permitiram a Carlos Burle domar na perfeição aquela que poderá ser a maior onda do mundo alguma vez domada por um pequeno humano em cima de uma minúscula prancha. Não só a domou como teve o privilégio de surfar numa linda onda que não quebrou, tal como tinha acontecido com McNamara e o que lhe poderá valer um recorde que em tempos foi seu.


Graças a pessoas como estes três surfistas, a Nazaré está cada vez mais perto de se tornar numa referência mundial no que ao surf diz respeito. Graças a pessoas como Carlos Burle mas sobretudo Garrett McNamara, existem diversos turistas que vão para a Nazaré. E que pouco depois das seis da manhã já estão acordados para ver as ondas e os corajosos que as ousam enfrentar. Graças a estas pessoas, o nome de Portugal corre o mundo. E é falado por bons motivos. E não por crises, cortes, despedimentos ou algo do género.

Já observei diversas campanhas turísticas feitas com pessoas que pouco ou nada fazem pelo turismo nacional. E que conseguem ser pagas a peso de ouro para o tentar promover. Acho que seria de bom-tom pegar em pessoas como estas para promover o nosso país para um determinado público-alvo. Pessoas que conseguem aproveitar aquilo que de melhor existe num local específico e colocar meio mundo a falar sobre o tema. E que podiam ser melhor aproveitadas pelo nosso país, funcionando com uma belo cartão de visita.

20 comentários:

  1. Respect mesmo. A brasileira pode dar graças por apenas ter lixado o tornozelo. Vi o video do burle e embora tenha batido o recorde do McNamara, continuo a preferir a onda deste ultimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levar com uma onda daquelas e sobreviver para contar a história é um feito. Os especialistas dizem que esta é mais bonita (e maior) porque não quebrou.

      Eliminar
  2. Eu já disse diversas vezes: são é maluquinhos dos cornixos :|

    ResponderEliminar
  3. È preciso ter muita coragem e tenacidade para enfrentar ondas gigantes. Admiro-os.

    ResponderEliminar
  4. A mim não me apanhavam no meio de ondas dessas de livre e espontânea vontade!! :) à rapariga saiu-lhe a lotaria!!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Na 2f estive na Nazaré, mas não fui à praia do Norte. Mas na praia da Nazaré as ondas eram enormes. Tão grandes que me fartei de tirar fotografias. E perante aquela enormidade, tem-se um misto de sensações: medo e adrenalina. Foi o que senti, e não estava na PN. E deve ser o que se sente. O Garrett não surfou na 2f porque não estavam reunidas as condições de segurança que ele achava serem necessárias. Mas amanhã vai estar bom, e vão vir dias muito muito bons para as ondas grandes. Quanto à promoção turística, podia estar aqui a dissertar. No caso da Nazaré, este é um filão que bem trabalhado tem tudo para lançar a vila, a região e país. Mas para isso é preciso um trabalho muito grande que tem de começar com os locais....é preciso que todos trabalhem para o mesmo...

    http://inesesp.blogspot.pt/2013/10/tivesse-eu-levado-maquina-fotografica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ir lá um dia destes. Agora, fiquei com ainda mais vontade. Obrigado.

      Eliminar
  7. O nosso país é um dos melhores para a prática de surf e é bom ver que cada vez mais se investe nisso :)
    Quanto a mim, que faço surf há alguns aninhos... Confesso que não tenho cojones para ondas gigantes xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estas pessoas deviam ser aproveitadas para a promoção do nosso país. Eu queria aprender a surfar.

      Eliminar
  8. Bem verdade!
    Infelizmente neste pais valoriza-se mais o superficial e as mexeriquices do que as ações louváveis.
    Bom dia!!!

    ResponderEliminar