1.11.13

coerência. ou a falta dela

Considero que a maior crise dos dias que correm está relacionada com os valores. Ou com a falta deles. É uma opinião que mantenho há muito tempo. Mais do que troikas e afins, é a crise de valores que leva muitas pessoas a colocarem-se em posições onde não queriam estar. É certo que não se pode ignorar a influência dos outros problemas na falta de valores a que me refiro. Mas, mesmo assim, contínuo a considerar a crise de valores como a mais grave que atravessamos.

Dentro desta crise, existe um valor que destaco. Um que capta a minha atenção. Trata-se da coerência. Ou melhor, da falta dela. Entendo que, nos dias que correm, coerência é uma palavra que está a mais nos dicionários de língua portuguesa. Trata-se de uma palavra que caiu em desuso e cujo significado muitas pessoas desconhecem por completo.

Hoje em dia, a coerência muda em segundos. É momentânea e está sempre dependente do jeito que essa mesma coerência dá a alguém. Só isso explica, por exemplo, que uma pessoa dê razão a duas pessoas que estão nos pólos opostos da mesma temática. Só isso explica que uma pessoa consiga passear ao sabor do vento soprado pelas suas necessidades. E que, de forma cega (acredito eu) essa mesma pessoa não perceba que está a ser incoerente porque diz-se a favor de tudo e de todos, mesmo de coisas ou pessoas que chocam entre si e que não podem coexistir.

Não sei qual das crises se resolverá primeiro. Se a financeira ou se a crise de valores. Acredito que, por mais incrível que possa parecer, a de valores tem uma resolução bastante mais complicada. O que é pena. Porque, resolvendo a crise de valores, “facilmente” se solucionariam muitos problemas. Até, quem sabe, a crise económica.

23 comentários:

  1. Os Ursos polares gostam de frio,
    os bipolares às vezes gostam, às vezes não!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  2. Bem, temos muitas tipologias de crise... mas uma coisa tornou-se clara para mim, por trabalhar com jornais e revistas dos anos 60 e 70, a crise de valores sempre existiu e depende sempre da perspectiva de alguém... Não é de ontem, nem de hoje e muito menos vai mudar amanhã. A subjetividade reina neste âmbito... Mas concordo porque acho que ela deve ser denunciada em qualquer altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é mesmo o de não mudar. O de muita gente preferir não mudar.

      Eliminar
  3. Concordo com o que escreveste... e estou sinto-me tentada a afirmar que a crise económica será mais facilmente resolvida! Facilmente, forma de dizer.... Mas a crise de valores vai sempre existir, porque há pessoas que os confundem, que não os possuem... Que vivem de interesses oportunistas que não são, de todo,os bons valores que se devem evidenciar e firmar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mais facilmente se resolve uma crise financeira do que se ensinam pessoas a saber viver. É triste mas real.

      Eliminar
  4. Não escreveria melhor o que penso... Na minha opinião uma crise está relacionada com a outra... Não será a crise económica uma consequência da crise de valores...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em alguns casos acredito que sim. Noutros tenho a certeza que não. São aquelas pessoas do estilo pau que nasce torto nunca se endireita.

      Eliminar
  5. Acho que já disse isto: "Os valores" ou se têm, ou não se têm. Em época de muito ou de pouco dinheiro. Não acho que não tenha nada a ver. Haverá sim sempre à face da terra gente que tenta aproveitar-se de outra gente e que manipu-la as situações e as fragilidades dessa gente.
    Uma pessoa honesta é uma pessoa honesta com muito, ou com ppuco dinheiro. Um corrupto será sempre um corrupto tenha muito tenha pouco dinheiro. Uma pessoa bem-educada, será sempre bem-educado tenha muito ou pouco dinheiro. Um mal-educado será sempre mal educado seja rico, seja pobre.
    A crise financeira agora serve de "desculpa" para tudo, falta de valores sempre houve, porque estes não dependem de dinheiro.

    jinhooooossssss
    http://suricatte.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas existem pessoas que conseguem fazer isso tudo que disseste num espaço de cinco minutos. Consoante o jeito.

      beijos

      Eliminar
  6. A financeira...a de valores não sei se terá já resi«olução ou se simplesmente tende a piorar! Posso estar a ser um pouco pessimista...

    ResponderEliminar
  7. Para ser franca acho que está tudo relacionado, uma crise gera as outras crises.. porque o Homem tem ambição desmedida ,infelizmente , deixa-se cegar...arrastar ..( já vi tantos..)... mas a de valores essa tem um ciclo de vida maior, donde o seu reflexo é mais nefasto...Quantas pessoas que tu pensas que tem valores e depois mudam ...ou melhor não mudam , afinal "destapam-se" ... vendem-se... serão felizes? Terão paz interior?... olha eu acho que não .


    Bom fim de semana e pensemos em coisas mais alegres , porque a falsidade e a incoerência está presente a cada passo dos nossos dias presentemente e temos de lhe fugir o mais possivel ...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A coerência é como o desodorizante. Quem mais precisa, não usa :)

      vamos mudar para a alegria :)

      beijos

      Eliminar
  8. A crise de valores não tende a ser resolvida, dá-me ideia é que tende a piorar :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caso para dizer...valores? quais valores? atualmente nao ha valores nenhuns, nem morais, nem eticos nem monetarios!!

      Eliminar
  9. Infelizmente acho que a crise de valores está longe de ser resolvida...
    A financeira tembém não está fácil...
    :-|

    ResponderEliminar