19.12.13

agora escrevo eu #23

Nos dias que correm acho que é cada vez mais importante vestir a camisola do projecto profissional que se abraça. Mesmo que não passe de uma etapa para aquela profissão que tanto queremos. Acho que é isso é uma das coisas que destaca um bom profissional de uma pessoa que não passa de um número mecanográfico no meio de tantos outros. Este belo texto da Sandra mostra que isso das profissões menores é um conceito errado para muitas pessoas.

““Sou bibliotecária”. Sinto-me um pouco presunçosa a dizer isso pois não passo de uma mera estagiária irrelevante. Porém, sinto-me feliz em dizer com um sorriso estampado no rosto e com orgulho a encher-me o peito: “Sou bibliotecária”. As reacções normalmente não correspondem à minha atitude e as respostas mais comuns são: “Isso estuda-se?”; “Fazes isso porque queres ou porque és obrigada?”; “Mandas calar pessoas?”. Penso que estes feedbacks algo incrédulos são consequência de uma imagem desacertada da minha profissão.

Para ser sincera, as duas imagens proeminentes que por aí circulam são: a velha bibliotecária de cabelo branco, rigidamente apanhado, com uns óculos severos que manda calar ao mínimo sussurro; ou então a imagem da bibliotecária sexy com os óculos descaídos numa pose sedutora qualquer. Não existem muitas profissões que tenham de lidar com uma imagem social tão descrente e contraditória, e que, no entanto, em nenhum momento está relacionada com a verdadeira prática da profissão. Tenho a dizer, o que espero não ser surpresa nenhuma, que nada do que acabei de dizer se aplica na realidade.

Não excluo a existência de bibliotecárias seniores, nem de bibliotecárias bem-parecidas, mas não nos limitamos à aparência física nem a emitir sons de reclamação. O nosso principal foco, seja numa biblioteca escolar, universitária, pública ou especializada é O UTILIZADOR. Nós trabalhamos para as pessoas e com as pessoas. O principal objectivo é facilitar o acesso à informação e criar igualdade, evitar situações de infoexclusão e, ao mesmo tempo, cuidar do património que a todos pertence. Património esse que não se limita a livros: estamos a falar de jornais, fotografias, objectos, tudo o que possam imaginar.

Os espólios dos “nossos grandes” estão a ser tratados nas nossas bibliotecas. O nosso trabalho abrange tudo o que (não) possam imaginar, desde do tratamento documental (intelectual e físico) até ao atendimento ao público, e ainda nos preocupamos muito com questões actuais como, por exemplo, a digitalização e a questões da Web 2.0. Penso em nós como profissionais multifacetados, que fazem muito com pouco, e que estão sempre a procura de ser mais eficazes e eficientes. Somos pequenos investigadores, descobridores por vezes, que não se limitam nunca a existir como simples “ratos de biblioteca”. Ao mesmo tempo que caminhamos para o futuro, somos os guardiões do passado. Mas não somos só nós os bibliotecários: as nossas classes profissionais mais próximas os arquivistas e os museólogos fazem um trabalho exímio com objectivos semelhantes e igualmente honrosos.

Dou-me por contente, encontrei aquele lugar especial, a biblioteca, seja a tradução do conceito físico ou digital. Estamos aqui para todos vocês! Aproveitem porque não sei quanto tempo vamos continuar a estar. Peço desculpa por este desabafo mas hoje acordei e apeteceu-me defender a minha profissão.”

Sandra

8 comentários:

  1. Não considerei em qualquer momento que a biblioteconomia, a arquivistica e a museologia sejam profissões menores. São profissões bastante honrosas. Agradeço pela publicação do texto, que teve o objectivo de ser uma chamada de atenção para as profissões do âmbito cultural que não recebem a atenção que merecem. Mais uma vez obrigada.
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que não consideras porque há quem considere, de forma injusta, como deixaste bem claro.

      Eliminar
  2. Subscrevo na íntegra, porque sou arquivista!!

    ResponderEliminar
  3. Deixa lá... Eu tenho uma profissão bem diferente e sofro do mesmo.

    - Ah então que curso tiraste?
    - Engenharia.
    - Civil?
    - Não do ambiente.
    - Ah isso existe?! E o que fazem? Plantam árvores?
    - Não, não é jardinagem.

    ResponderEliminar
  4. Também sou bibliotecária e identifiquei-me com tudo o que foi dito. :) Adoro o que faço porque, para além do trabalho biblioteconómico, ainda faço a promoção da leitura e a programação cultural. É uma profissão fascinante e muito mais dinâmica do que, erradamente, se julga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas é que pensam que não é interessante. Sobretudo por desconhecimento.

      Eliminar