22.1.14

coisas várias sobre o porto

Apesar da viagem ao Porto ter sido motivada por um projecto pessoal, tentei aproveitar ao máximo a estadia numa cidade de que tanto gosto. Nunca me canso do Porto. Numa conversa com um amigo, ele dizia-me que nem todas as pessoas do Porto são tão puras como aparentam ser. Não sei se isto é verdade. Aquilo que sei é que sento-me à mesa com um vasto número de pessoas que nunca vi e quase todas me tratam como se fosse da família. Se isto é espontâneo ou não? Não sei. Mas sei que é muito mais fácil de acontecer no Porto do que em Lisboa. As pessoas conseguem ser mais acolhedoras. O que é muito bom.

Estive em diversos restaurante (num deles foi-me dito que era naquele espaço que aconteciam muitas negociatas com árbitros) e tenho de destacar o Postigo do Carvão, perto do hotel Pestana, junto ao rio Douro. Adorei o bife na pedra. Aconselho a quem não conhece. E espero lá voltar em breve que soube a pouco.

Para beber um copo fiquei fã do 17º, um bar que permite observar boa parte da cidade. O ambiente é calmo, a música é boa e tem Hendrick´s. Como não sou adepto de bares onde é impossível conversar devido ao barulho da música, gostei muito deste 17º.

Segui várias dicas que me deram e aproveitei o tempo livre para passear um pouco pela cidade. Aqui, não destaco nenhum espaço ao ar livre porque são praticamente todos conhecidos e não existem palavras que façam justiça à beleza da paisagem. Como tal, opto por falar do Mercado do Bom Sucesso. Ainda não conhecia o local e fiquei apaixonado pelo mesmo. Não consigo imaginar um melhor aproveitamento de espaço. Naqueles mini quiosques existe de tudo um pouco. Sushi, New York Sliders, Os Melhores Rissóis do Mundo, tábuas de tapas, leitão, doces, mariscos, restaurantes e até um simpático bar dedicado ao gin. No andar de cima, gostei de descobrir a Make Notes. Aqui, é possível encontrar diversos artigos a preços simpáticos. Destaco os cadernos, que também servem de agenda, que conseguem ter melhores preços do que nas grandes superfícies comerciais.

Falar desta viagem e não falar dos croissants da Mix Pão era um crime. Que não quero cometer. Acabei por sofrer pois fiz a viagem com os croissants no carro. O aroma antevia um final feliz. O que veio a acontecer. Chocolate, chocolate branco e doce de ovo. Qualquer um deles é de comer e chorar por mais. E confesso que fiquei surpreendido com o preço (um euro por unidade).

Acredito que esta visão extremamente positiva seja também motivada pelo facto de estar longe de casa e de não ter um conhecimento muito aprofundado (para isso precisava de uma estadia mais prolongada) dos locais e das pessoas. Acredito que, tal como noutros locais, existam aspectos menos positivos e pessoas menos correctas. Aliás, a agressão de que fui vítima no final de 2012 prova isso mesmo. Por exemplo, no que diz respeito ao meu projecto, senti na pele a inveja de uma pessoa que se sentia ameaçada pela minha presença e por aquilo que estava ali a fazer. Porém, prefiro focar-me naquilo que de bom existe no Porto. Aquilo que me faz regressar assim que for possível. E de preferência pelo mesmo motivo.

Nesta viagem recebi ainda uma daquelas prendas que valem muito mais do que dinheiro. Um objecto simbólico que desejava muito e que, de forma mais ou menos inesperada, veio para as minhas mãos. Mas sobre isso falarei noutra altura.

21 comentários:

  1. Não posso falar do Porto, é a minha cidade e seria comletamente parcial. É claro que como em todo o lado à coisas menos boas, mas no geral é tudo o que tu dizes todos os dias sim. Tens de vir cá mais vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero ir aí mais vezes. E tens razão, coisas boas e más existem em todo o lado.

      Eliminar
  2. Em todo lado há pessoas boas e más, mas de facto no norte somos bem mais hospitaleiros!
    Eu cá ainda não me habituei a ver o Mercado do Bom Sucesso assim, só espero que traga mais vida à Boavista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas do norte recebem muito bem. Eu gostei muito do mercado.

      Eliminar
  3. Só hoje vi este post e me apercebi que estiveste no Porto. É a minha Cidade, a minha Casa ;) numa próxima visita, deixo também umas dicas de sítios que acho que valem a pena!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à espera das dicas pois espero ir aí várias vezes :)

      beijos

      Eliminar
  4. Porto é o Porto! É a minha cidade ♥ e mais nada! E ficarias chocado com a quantidade de pessoas menos boas que por cá andam, aqui e em todo o lado :D Eu gosto das pessoas em geral, das boas, aqui ou em qualquer lado mas o Porto é o Porto ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas más já não me chocam nem surpreendem. Eu prefiro focar-me nas boas :)

      Eliminar
  5. Vivi uns anos do Porto e fui muito feliz.
    Ouvir ou ler falar "dele" transporta-me para um passado recente fantástico.
    Recordo com imenso carinho e concordo contigo relativamente às pessoas, são extremamente afáveis e amigáveis.
    Já lá voltei e sabe-me sempre muito bem voltar à calçada que tão bem conheci mas fiquei com vontade de conhecer os novos locais de uma cidade em constante mudança e transformação.
    Das minhas cidades do coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que já fui muito feliz nas minhas estadias no Porto :)

      Eliminar
  6. Praticamente à porta de tua casa tens um barzinho pequenino, mas muito acolhedor chamado Evento. (ao lado da PSP) Se não conheces, passa por lá para conhecer. Vim só deixar esta recomendação, porque do Porto não há grande coisa a dizer... disseste tudo.

    ResponderEliminar
  7. O Porto é o meu Porto de abrigo. Tenho por lá muitas memórias e sinto-me muito feliz cada vez que lá vou. Consegui perceber cada linha deste texto ainda que por acaso nunca tenha ido ao Mercado do Bom Sucesso (mas a avaliar pelas fotos do teu instagram não faltará muito para ir até lá :) ).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Mas quando provares tudo na padaria ribeiro, perto da praça dos leões ,vais ver o que é bom! Mas olha que fiquei fá aí em Lisboa da padaria portuguesa no chiado. Aquele pão de Deus é divinal e o pão hummmmmm. Aqui no Porto não há ainda!

    ResponderEliminar
  9. Podemos ser mais acolhedoresem parte , mas já não é o que era. Para teres isso mesmo no estado mais puro, tens que ir mais para o norte interior. Aí sim , sabe bem sentir o carinho das pessoas .

    ResponderEliminar
  10. Vivo perto de Lisboa, mas o Porto é a minha cidade "fetiche"... Sofro de encantamento por aquelas ruas, por aquele "cheiro" tão diferente do que estou acostumada...
    O meu marido tem família em Vila Chã, Esposende, e posso confirmar que não há gente que nos receba melhor que a malta do norte! (não desafazendo, claro, porque a minha família é toda daqui, mas eles têm um je ne sais quoi quando se trata de acolher as pessoas) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto mais ou menos o mesmo que tu. E também tenho família no Porto :)

      Eliminar