15.1.14

eu e os bebés

Sempre gostei de ouvir histórias de bebés. Relatos de amigos que me anunciam que vão ser pais pela primeira vez. Histórias de amigas que dão conta dos primeiros dias de vida dos seus filhos. Sempre me senti fascinado por essas conversas. Era capaz de ficar largos minutos a ouvir aquilo que querem partilhar, sentindo essa história como se fosse minha.

Até que me fartei. Neste momento dispenso ouvir relatos de pais. Já não sinto o mesmo que senti em tempos. Não ganhei nenhuma aversão aos bebés. Muito pelo contrário. É apenas um reflexo do meu crescente desejo de ser pai. Querer ser pai faz com que queria viver as histórias e ser eu a conta-las em vez de me limitar a ouvir aquilo que contam.

Apesar disto, ser pai está longe de ser uma obsessão para mim. É um forte desejo. Que fica cada vez mais à flor da pele com o avançar da idade. Pois, para mim, idealizar ser pai aos 25 anos não é a mesma coisa do que desejar ser pai com 32. Os pensamentos são outros. Tal como a forma como se vê a vida também é diferente. Porém, não deixo que este desejo me domine e consuma por dentro. Por outro lado, não escondo o receio de nunca vir a ser pai. Aliás, até acho que é esse medo que me leva a adoptar uma postura defensiva em relação às partilhas das histórias dos pais que me rodeiam.

Quero muito ser pai. Quero muito ser eu a partilhar as histórias das noites mal dormidas, dos primeiros momentos disto e daquilo. Quero viver aquilo que vejo a minha irmã e o meu cunhado viverem com a minha sobrinha. Quero todas as dores de cabeça a que um pai tem direito. Mas, neste momento não consigo sentir muita alegria com as histórias de outros pais. Por isso, que me desculpem os meus amigos que partilham coisas comigo. Se notarem alguma falta de entusiasmo, não é por mal. É apenas porque quero ser o protagonista em vez de assistir ao filme.

40 comentários:

  1. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.

    ResponderEliminar
  2. É por estas e por outras que gosto tanto de ler o teu blogue. Ler este post quase me fez chorar, simplesmente por compreenderes tão bem o que se passa e que não se "pode" dizer.
    Obrigada por mostrares a outras pessoas aquilo que alguém ao lado delas pode estar a experenciar e que muitas vezes não compreendem.
    E se me permites a pergunta, o que é que respondes à da praxe: então, já há menino/a? estão à espera de quê?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho de tudo o que diz. E quanto á pergunta....respondo simplesmente : ajudas a criar quando estamos fora em trabalho? Calam se logo! Ou então mais recentemente: já pensaram que podem estar a magoar quem não pode ter filhos????? Resulta ! É como o casamento...beijinhos e não dês tanta importância ao que falam os outros .....basta. Tua consciência.

      Eliminar
    2. eu tive dificuldade em engravidar, no meio consegui mas perdi, dps de 4 anos lá fui mãe e agr espero o 2º, mas sei cm é ter de enfrentar o entusiasmo dos outros enquanto partilham as suas histórias e não conseguir sentir. simplesmente isso... não sentir! As pessoas magoam muitas vezes sem se aperceberem disso, durante 4 anos ouvi muitas vezes a pergunta "e filhos?"... eu sorria e respondia "diz que não quer vir"... alguns percebiam e calavam, outros mais distraídos voltavam a perguntar mais tarde... enfim...

      Eliminar
    3. Confesso que escrevi este texto. Foi das poucas vezes em que fiquei a pensar se deveria ou não publicar. Qual seria a reacção de quem lê. O que poderiam pensar em relação a mim. Mas achei por bem publicar porque é aquilo que sinto.

      Acho que o tema gravidez e filhos consegue ser muito sensível e cada pessoa lida com o assunto à sua maneira. Eu estou numa fase em que dispenso ouvir histórias porque quero mesmo viver esses momentos.

      Quanto à pergunta, não espero nada. Mas penso muito no assunto. Em todos os detalhes. E, provavelmente, penso demais do que devia.

      Eliminar
    4. Engraçada a forma como por vezes encontramos palavras de apoio e força junto de pessoas que não conhecemos de lado nenhum... Obrigada pelas respostas!

      Eliminar
  3. "Por outro lado, não escondo o receio de nunca vir a ser pai. Aliás, até acho que é esse medo que me leva a adoptar uma postura defensiva em relação às partilhas das histórias dos pais que me rodeiam."

    Partilho do sentimento.

    ResponderEliminar
  4. Tudo a seu tempo! O que é preciso é viver os momentos com naturalidade. :)

    (verbetablog.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  5. Como te compreendo... =)

    Acho que desde que me conheço como pessoa que o maior sonho da minha vida sempre foi ser mãe. E imaginei-me muitas vezes com a idade que tenho agora já com filhos para criar.

    E embora adore crianças e não tenha nada contra os filhos dos outros, de um ano a esta parte custa-me cada vez mais ouvir as histórias deles e pensar que eu gostaria tanto de ter as minhas próprias para contar. Custa-me partilhar partilhar as alegrias e preocupações sem sentir uma pontinha de inveja (da boa, claro) por não ter eu ainda essas mesmas alegrias e preocupações para viver.

    E de há uns tempos para cá assalta-me frequentemente a ideia o medo de nunca vir a viver esse sonho e parece que isso se agrava a cada dia que passa.

    Foi bom ler este teu post e perceber que estas minhas "ideias estranhas" não são só minhas! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiques triste, há mais pessoas do que julgas a sentir o mesmo. Mas há sempre hipótese de adoptares. Fazes o bem em duplicado.sorri!

      Eliminar
    2. Não existem ideias estranhas, por mais que nos possam parecer esquisitas. Acredito que irás viver esse momento. Desejo que assim aconteça :)

      Eliminar
  6. Como já aqui tinha dito antes, estou junta há 10 anos e desde sempre que ouvimos tuuuudo o que as pessoas têm para dizer sobre bebés, especialmente as perguntas chatas "já têm meninos" "para quando?" etc etc etc Sempre dissemos que tínhamos tempo, não estava nos nossos planos de momento. De repente passaram-se 8 anos e resolvemos que estaríamos no mínimo prontos para mais... Balde de água fria! Aqui em casa não se pode! (Foi somente um desabafo por causa do que escreveste, desculpa).
    Cada caso é um caso, claro. E eu como sempre, só quero que as pessoas estejam felizes (com ou sem bebés), porque pessoas felizes, não chateiam as outras :)
    Agora, vai agarrar na mulher e faz-lhe um filho!
    Dica matreira (dito pela minha médica): se ela toma a pílula, deixa-a no carro ao calor, porque perde a capacidade daquilo a que se propõe. Ou dá-lhe com o secador eheheheh... Assim foi sem querer... (estou a brincar, claro)

    Num modo mais a sério, adorei a forma como disseste que queres ser o protagonista em vez de assistir ao filme, isso diz tudo! TOP!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa pergunta aumenta de tom quando toda a gente ao teu redor começa a ter filhos. "Então e tu?", passa a ser tão natural como beber um copo de água. E isso consegue ser irritante.

      Obrigado.

      Eliminar
  7. E estás à espera do quê para tratar disso? Se já tens mãe para o filho, tens tudo. Não estejas à espera do momento certo, porque ele não existe. Ou por outro lado, todos os momentos são momentos certos. :) Força. beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assumo que penso demais em tudo. Penso em todos os detalhes.

      Obrigado!

      beijos

      Eliminar
  8. Quem passa pela infertilidade sabe bem do que estás a falar. Ainda assim, em conversa com pessoas que estavam a passar pelo mesmo que eu, não foram poucas as vezes que relembrei que para além da infertilidade, muitos outros motivos podem estar na origem de não se "conseguir" ter um filho quando este é desejado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso da mesma forma . As pessoas são tão insensíveis , que antes de mandarem "bocas" deviam pensar se podem magoar alguém que não pode ter filhos sem saberem. Há sempre muitos crianças infelizmente para serem adoptadas! Boa sorte e felicidades.

      Eliminar
    2. E depois entramos no domínio dos que tudo sabem e que dizem as maiores barbaridade em frente a casais que não podem ter filhos. Já presenciei episódios desses.

      Eliminar
  9. Vá não te atrases se o desejo é esse ..porque esperas (am)??!! :)

    Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero não atrasar se bem que sonhava ser pai aos 25 :)

      beijos

      Eliminar
  10. Meu querido Bruno, tenho a certeza que quando esse dia chegar vais ser um pai extraordinário ! beijos

    ResponderEliminar
  11. Esses receios são normais quando se ambiciona muito uma coisa.
    Namorei 10 anos com o meu marido, entretanto casámos e passado pouco tempo falei-lhe que queria um filho, mas o meu marido foi da opinião de esperarmos. Passado 2 anos, ele, com quase 30 anos, disse-me que tinha receio de nunca ser pai e que era melhor não deixarmos passar muito tempo. Nem olhei para trás, marquei consulta e passado pouco tempo estava grávida. Tudo tem o seu tempo, mas sou da opinião que não devemos esperar demasiado.
    Em relação a ter paciência para as conversas sobre crianças/bebés, eu tenho alguma, mas confesso que pouca, principalmente quando contam as histórias com os pormenores todos e como se os filhos fossem superdotados. E quando as frases que dizem mais são: “é tão esperto”, “é tão inteligente”? Sinceramente, não tenho paciência. É claro que os nossos filhos são sempre “os mais e melhores” em tudo, mas não é preciso repetirem estas mesmas frases a cada minuto. Acontece isto com duas amigas que foram mães aos 40 anos, terá a ver com a idade? Em que até de uma flatulência ou espirro ou tosse da criança se riem.
    Ups, desculpe o testamento.

    ResponderEliminar
  12. Querido Bruno, lês me tantas vezes os pensamentos, como já te disse aqui! Até me arrepia! Mesmo. Este tema de ter filhos ....ai como tão bem te compreendo .....ufa! Mas sabes penso que : as pessoas não têm muitas vezes tema de conversa então resolvem melgar, tipo: porque não tem filhos ou porque não casou ainda....respondo simplesmente : ajudas a criar quando estamos fora em trabalho? Calam se logo! Ou então mais recentemente: já pensaram que podem estar a magoar quem não pode ter filhos????? Resulta ! Desejo que realizes os teus sonhos..beijinhos e não dês tanta importância ao que falam os outros .....basta a tua vontade.e não esquecer que infelizmente há tantas crianças órfãs para adoptar , à espera de xis corações ! Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim ter um filho não é simplesmente fazer nascer uma criança. Há muito mais do que isso em jogo.

      Eliminar
    2. Caro Bruno, sem querer tocar mais neste assunto, por respeito, esqueci só dizer que , a quem possa interessar, li um artigo que fala dos grandes casos de sucesso para tratar a inferioridade nas clínicas do Dr Pedro Choy. Fiquei surpreendida. Beijinhos e sorriso nessa Alma para vocês ok? Como eu te compreendo! Mesmo.

      Eliminar
    3. Desculpa lolololo queria ter escrito infertilidade... Passo me com este teclado ehehehehe

      Eliminar
  13. Como mulher de um casal que tenta á 4 anos viver isso tudo, te posso dizer que sei perfeitamente o sentimento que tens.

    Adoro ler o teu blog por deixares a cru alguns dos teus pensamentos mais intimos. Continua assim.

    E força, não deixes de acreditar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas palavras. Espero que consigas ser mãe em breve :)

      beijos

      Eliminar
  14. Tu és um fixe pá...e com este post o pessoal vai deixar de dizer-te oh mas qd casas e tens filhos e tal?(normalmente pessoas que desejariam secretamente ter a tua vida lololo)

    ResponderEliminar
  15. Não tenho por hábito comentar, mas este é um assunto a que sou particularmente sensível. Hoje tenho uma filha linda de 18 meses, mas foram precisos 4 anos, muitos exames, tratamentos, até que engravidei de forma natural. Independentemente do motivo pelo qual não tens o filho que desejas, nunca deixes de perseguir este sonho. Beijinhos Paula M.

    ResponderEliminar
  16. Sou exatamente como tu....começo a ficar um bocadinho cansado de os ouvir falar nos filhos qd eu ando com vontade de ser papá. Mas ter um filho nao é so fazer o amor e já esta...essa é a parte facil.

    ResponderEliminar