29.1.14

medidores de carácter

Nas costas dos outros vejo as minhas. É uma máxima que me acompanha há muito tempo. E na qual penso sempre que ouço alguém falar mal de pessoas que não estão presentes. Porque, quem faz isto uma vez e com uma pessoa, faz as vezes que forem necessárias e com quantas pessoas for preciso. Este é um dos meus principais medidores de carácter.

Hoje, li algo que é igualmente um extraordinário medidor de carácter. De forma resumida, aquilo que li, defende que a forma como uma pessoa trata alguém que não lhe traz qualquer benefício serve para perceber o carácter dessa mesma pessoa. E não posso concordar mais com isto. Porque, não existe qualquer dúvida de que o comportamento adoptado nessas ocasiões mostra aquilo de que uma pessoa é feita.

É fácil tratar muito bem alguém que nos pode dar algo em troca. Alguém que será um meio para atingir um fim. E o comportamento adoptado nessas alturas leva, muitas vezes de forma errada, alguém a elogiar uma pessoa pelo que faz. “É mesmo boa pessoa”, dizem, tendo por base atitudes e acções que não passam de um meio para atingir um fim. Depois do objectivo alcançado, as pessoas mudam. “Não pensava que fosse assim”, é o lamento que se ouve. Mas, cair neste erro é algo fácil de acontecer por qualquer pessoa que acredite em alguém. E acredito que todas as pessoas já passaram por uma desilusão destas.

Outra coisa completamente diferente é observar o comportamento de alguém perante uma pessoa que não lhe dará qualquer benefício. Ou perante alguém com quem não existe qualquer tipo de relacionamento. Neste cenário, a pessoa mostra a fibra de que realmente é feita. Para o bem e para o mal. E esta análise é mais fácil de fazer do que roubar um doce a uma criança.

17 comentários:

  1. Ora nem tiro uma virgula ao que dizes... um texto excelente !!
    Mas acredita, no Mundo de Hoje, ter Carácter é ser diferente..e até há poucos que o saibam interpretar.


    Continuação de boa semana .
    Bjss

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do título "medidores de carácter", mas é isso mesmo. e isso de "nas costas dos outros vejo as minhas" eu lido diariamente com isso jasuuuuss!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lido e tenho aprendido muito. Ajuda-me a separar as pessoas.

      Eliminar
  3. Um dia, vi algo que vai também ao encontro disto, que dizia mais ou menos qualquer coisa como "o teu caracter é tão bom quanto as atitudes que tenhas quando não está ninguem a ver".

    ResponderEliminar
  4. chama-se a isso "fazer bem sem olhar a quem", coisa totalmente em desuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A moda é agradar a alguém a pensar num objectivo ou falar mal de alguém para promoção. É mais fácil.

      Eliminar
  5. Ora nem mais. O exemplo que usas no post é de facto um excelente medidor de carácter!

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente apenas digo que prefiro chocar.me com pessoas a chocar-me com os meus valores! Porém não me facilita a vida :)

    ResponderEliminar
  7. Eu trato as pessoas como gostaria de ser tratada, e uma das minhas máximas é fazer o bem sem esperar nada em troca. E assim, durmo de consciência tranquila. Contudo também digo que quem não me respeita, não merece ser respeitado.

    ResponderEliminar