20.1.14

ninguém mata os meus sonhos

A última semana da minha vida, com alguns dias passados no Porto, foi o resultado de um sonho que nasceu há alguns anos. Essa ambição foi fruto de um momento muito complicado da minha (nossas) vida(s). Ao olhar para trás recordo dias muito negros. Que tinham, em parte, por base atitudes pouco profissionais de pessoas mentirosas que vivem de esquemas para enganar meio mundo.

Depois de alguma ponderação, decidi dar um passo grande. O primeiro objectivo foi convencer a minha mulher, a principal inspiração desse mesmo passo. Sabia que ia dar um passo grande. Mas, sabia igualmente que não seria maior do que as minhas pernas. E foi isso que lhe expliquei. Mulher convencida e assim se iniciava uma etapa importante das nossas vidas.

Com o passar dos tempos, este sonho foi partilhado com algumas pessoas. Umas apoiavam. Algumas davam força e diziam que era preciso coragem num momento complicado financeiramente para o país. Outras diziam que era louco pelo passo que estava a dar e que o risco era enorme.

Criei objectivos pessoais. Estipulei prazos para que as coisas acontecessem. Lutei por isso. É verdade que em certos momentos podia ter lutado muito mais mas nunca deixei de acreditar. Mesmo nos piores momentos em que colocava tudo em causa. Nem sequer nas alturas em que se equacionava, em conversas a dois, a hipótese de matar aquilo que se tinha feito nascer.

Até que no ano passado tudo mudou. Uma simples conversa entre duas pessoas que tinham acabado de se conhecer deu asas ao sonho. Uma conversa puxou outra. E mais algumas. Não escondo que durante este processo baixei ao máximo as minhas expectativas, de modo a não me desiludir. Felizmente tudo correu bem e o sonho deixou de o ser para dar lugar à realidade.

Uma realidade que viveu nos últimos dias os seus primeiros momentos. É certo que tudo na vida pode correr muito melhor do que correu. Mas estou satisfeito com tudo o que aconteceu. As reacções mostram isso mesmo. O primeiro passo está dado. Agora é subir a montanha, passo a passo, com cada vez mais força, empenho, entrega e dedicação.

Isto tudo para dizer que ninguém mata os meus sonhos. A única pessoa que tem poder para isso sou eu. Mais ninguém consegue destruir aquilo que desejo construir. E também para dizer que ninguém deve deixar de acreditar (e lutar) por aquilo que quer. Com uma boa dose de trabalho e muito empenho quase tudo passa a realidade. Por mais que nos digam que não.

É certo que durante essa caminhada, muitas pessoas tentam destruir os nossos sonhos. Uma parte delas porque tem medo de arriscar. Outra, porque sente inveja do que os outros fazem e deseja por tudo que tudo corra mal. Mas isto faz parte do caminho e deve ser transformado numa dose extra de força. O que é certo é que ninguém mata os meus sonhos. E esta semana foi a prova disso mesmo.

31 comentários:

  1. Que bom ler posts teus assim:)
    O caminho é em frente:) e faz-se caminhando, por isso segue o teu caminho. É tão bom sentir-te assim...FELIZ.

    Jinhoooooosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Ninguém pode destruir os sonhos de ninguém.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  2. Querido amigo, mais uma vez este texto poderia ter sido escrito por mim, se escrevesse tão bem...não ninguém destrói os nossos sonhos se não deixarmos...a minha vida, que agora aqui não cabe :)), é uma constante prova disso...mas potenciais destruidores de sonhos de que falas no último parágrafo conheci muitos..pessoas infelizes e amargas...como não??? Parabéns pelo teu sucesso...pela concretização do teu sonho seja ele qual for!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há algo que fazes é escrever muito bem. Os nossos sonhos são comandados por nós e nós é que temos de perceber se têm pernas para andar e não os que nos rodeiam e que se movem por interessem diferentes dos nossos.

      Obrigado Maria

      beijos :)

      Eliminar
  3. Parabéns! Este post fez tanto mas tanto sentido, pelo mesmo motivo, que vou já já repassa-lo ao meu marido:) Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Seja lá o que for,e se acreditas vai em frente !!!
    O que os outros dizem ou pensam só fazem sentido ou não se nós deixarmos.
    Boa sorte para ti,
    Beijinhos,
    Bilocas :)

    ResponderEliminar
  5. Excelente HSB, revi-me nessas palavras há uns anos atrás quando o desemprego bateu à porta ..não de um , mas das duas pessoas da casa . Não baixar os braços e lutar por aquilo que são os sonhos é meio caminho para concretizar! Desejo-te (vos) as maiores felicidades para essa etapa das vossas vidas!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma situação do género que motivou um sonho que passou a ser realidade de uma forma muito boa :)

      Obrigado!

      Eliminar
  6. Desejo-vos tudo de bom, que tudo corra como idealizado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Este texto é uma inspiração.
    Desejo do fundo do coração que tudo continue a correr pelo melhor.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto resume alguns anos de lutas, noites mal dormidas e algumas lágrimas. Agora, dá vontade de gritar: "quem é que estava errado?"

      beijos

      Eliminar
  8. Boa sorte nessa nova empreitada! Até estou curiosa!! ;)

    ResponderEliminar
  9. Só queria a tua força. Mas vou conseguir. Que bom ler este texto. Revi me imenso nele. Mas vou realizar mais um sonho sim. Obrigada pela força , que muitos não nos dão dessa forma. Segue em frente , com Fé sempre e agradece por tudo e por tanto que já tens. Xi coração e quando puderes ou quiseres partilha esses teus sonhos ! Xi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha força não é nada de especial. Simplesmente não deixo que mandem na minha vida e que me digam aquilo que posso ou não fazer. Ninguém me impede de sonhar, lutar e ser feliz. E isto está ao alcance de qualquer pessoa.

      Eliminar
  10. Epah que bom!!! É tão inspirador ver gente com coragem e força para ir à luta! É tão bom ler coisas positivas! Estou aqui feliz por ti, por vocês! Adoro gente feliz!!! Que este sonho que agora é realidade seja sempre motivador! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro estar rodeado de gente boa, com ideias, com vontade de vencer e ser feliz. Prefiro estar ao lado de quem olha para o céu em vez de estar ao lado de pessoas que só olham para o chão :)

      Eliminar
  11. =) que bom! O sonho comanda e dá sentido à vida!!! bjs e obrigado pelo teu carinho constantes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. O sonho comanda a vida. Não tens de agradecer nada! :)

      Eliminar
  12. Nunca desistas dos teus sonhos.
    Os meus também ninguém há-de destruir, apesar de tentar!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  13. "O Homem sonha e a obra nasce" ;)
    Força aí amigo, muita sorte!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns, Bruno :) e boa sorte para tudo o que ainda há-de vir *

    ResponderEliminar
  15. quem luta sempre alcança! parabéns por seres assim!

    ResponderEliminar
  16. No Porto os sonhos concretizam-se e basta um pouco de magia e pozinhos de perlimpimpim de quem os sabe fazer e tudo se resolve.

    ResponderEliminar
  17. O unico que pode destruir os teus sonhos és tu proprio...qd acordas ;)

    Agora mais a serio...força nisso Bruno. Que 2014 sera o coroar de todos os teus objetivos.

    Abraços

    ResponderEliminar