8.1.14

sensação de dever cumprido

Uma das coisas que quis mudar neste início de ano foi o regresso ao ginásio. Ia algumas vezes mas quis alterar essas idas para uma rotina diária. Com a diferença de passar a ir pela manhã, antes do trabalho, em vez de ir ao final do dia, aquilo que fazia habitualmente. E preferi mudar por diversas razões. A principal passa pelo facto de ter de sair do trabalho a correr para não perder a aula que desejava. Se soubesse que ia perder a aula, muitas vezes ia directo para casa. E tenho de confessar que o exemplo da minha cunhada, grande adepta dos treinos manhã cedo, também me inspirou.

A partir de agora e diariamente, às 6h23 toca o despertador. Pouco depois das sete da manhã inicia-se o treino. Pensava que me ia custar sair da cama mas acontece o contrário. Aqui, beneficio do facto de fazer algo que nunca fazia. Ou seja, passei a escolher de véspera a roupa que vou vestir para não perder tempo e fazer o menor barulho possível até sair de casa. Se assim não fosse, seria mais complicado sair da cama. pensava no que tinha de fazer e desistia.

Hoje, depois do treino – o segundo que fiz – conversava com o meu amigo e dono do ginásio que frequento. Dizia-lhe que não me custa levantar. Que o treino sabe bem. E que saio do ginásio com muito mais energia do que quando lá chego. Entre outras coisas, falámos do treino acelerar o metabolismo até que ele me disse: “sais daqui com a sensação de dever cumprido, algo diferente de um treino ao final do dia,. Não é?”

Concordei com ele. Porque aquilo que melhor descreve o facto de sair da cama pouco depois das seis da manhã para ir treinar é mesmo a sensação de dever cumprido. Havia dias em que estava no trânsito matinal e só pensava na minha cama e na vontade de para lá regressar. Com os treinos saio do ginásio cheio de genica e vontade de aproveitar cada minuto ao máximo. Isto faz com que esqueça as dores musculares do treino e aumenta o desejo de treinar mais e melhor. Resoluções de Ano Novo – 0; Bruno – 1.

30 comentários:

  1. Quem me dera poder fazer isso... Mas para estar às 8h30 no trabalho tenho que acordar às 6h. E ao final do dia apetece-me tudo menos ir para o ginásio... Também já pensei canalizar a Jane Fonda que há em mim e arranjar daqueles vídeos de exercícios para fazer em casa... Mas o sofá acaba sempre por falar mais alto :p

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Eu também gostava de ter essa coragem, mas para já, vou ao ginásio ao final da tarde! E já foi uma subida na escala horária, porque antes ia sempre a partir das 21:30 e, por acaso, até gostava bastante de ir a essa hora. ;)

    (verbetablog.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vais já não é mau. Eu também ia tarde mas confesso que bem cedo sabe muito melhor.

      Eliminar
  3. Eu também gostava de ir ao ginásio de manhã principalmente porque sempre gostei de fazer tudo de manha, desde o tempo em que estudava, mas não dá. Eu e o meu marido já nos levantamos às 6:30 da manhã para termos suficiente para passear a nossa Jelly, arranjarmo-nos e perder no mínimo 1hora no transito a caminho do trabalho, de forma a garantir que às 9h da manhã estamos sentados na nossa secretária.
    Quando chove, como há mais transito, o despertador já toda mais cedo. Se fossemos ao ginásio de manha, acho que não valia a pena deitar. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que as pessoas mantenham um estilo de vida saudável, não importa onde é nem a que horas :)

      Eliminar
  4. Essa tambem foi uma resoluçao minha, nao de ir para o ginasio mas de começar a correr gradualmente pela manha antes de entrar no trabalho. O que se adivinha um SUPER desafio pq nao so adoro dormir como tb detesto correr!! Mas ao ler o teu testemunho espero ter mais força de vontade.

    Que tudo te continue a correr bem HsB, nao so nessa resoluçao como em todas as outras ;)

    Abraço

    PS: Para quando a futebolada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correr vicia. Basta começares e nunca mais paras.

      Espero que também te corra tudo bem.

      Temos de combinar a futebolada.

      Abraço

      Eliminar
    2. Desde 30 de janeiro que me inscrevi num ginasio ( as corrridas de manha com chuva e frio nao estavam a surtir efeito lol ) e ate agora para espanto meu, a força de vontade nao me tem faltado e ainda vem acompanhada pelo entusiasmo de ir treinar e o espirito sacrificio de que tem mesmo de ser ;)

      Tou contente cmg....e tu Bruno, como vai as tuas idas ao gym?

      Abraço

      Eliminar
  5. Eu uma adepta de ganhar tempo às manhãs bem cedinho...ei bem que essa foi uma excelente decisão!!! parabéns!
    Bjs
    maria

    ResponderEliminar
  6. Sim e bom treinar de manhã mas eu prefiro depois do trabalho para deitar gora toda a tensão e stress acumulados ao longo do dia. Chego a casa e a família muito mais feliz e bem disposta :) manias..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas acredita que consegues esse efeito pela manhã :)

      Eliminar
  7. Eu também preferia ir ao ginásio de manhã pelos motivos que enumeraste, porém com a chegada dos dias frios deixei de ter vontade porque tinha sempre muito frio e muita preguiça ao levantar-me. Gosto mais de fazer exercício na primavera e verão. Agora, e até Junho, tive de prescindir do ginásio e abraçar as caminhadas ao final do dia, mas quando voltar irei de manhã :)

    P.S. Chamas-te Bruno??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de hábito. O frio é psicológico :)

      Sim, o meu nome é Bruno. Porquê?

      Eliminar
    2. Porque tenho uma sina qlqr com esse nome e ao ler o texto achei graça, nunca imaginei hahah
      Mas vá, és um Bruno em condições :)
      Beijinhos e bom fim-de-semana *

      Eliminar
  8. Um grande desafio levantares-te as 6h... mas concordo que de manhã é mais saudável, tens o ginásio quase só para ti, sais bem disposto.
    Há 15anos que frequento o ginásio e, entre as aulas da manhã e as da tarde, prefiro as da manhã.
    Parabéns pela força de vontade e pelas novas mudanças no comportamento matinal, em casa.
    Gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensava que ia custar mas o despertador toca e saio da cama com vontade de treinar. Isso surpreendeu-me.

      Eliminar
  9. Eu também comecei o ano dessa forma, ou seja, com mais tempo para o culto do corpo :) mas o meu ginásio é em casa, pelo que será preciso maior força de vontade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um misto do culto do corpo e do culto do eu. Que venha essa força de vontade.

      Eliminar
  10. Um dia hei-de experimentar isso... um dia.
    O meu problema é que acabo sempre por me deitar tarde, para manter certas coisas que não exercício em dia - a conversa ou a leitura. Sendo que a primeira é impossível de se fazer de madrugada, e a segunda faz pouco sentido a essas horas.
    Mas um dia... um dia eu tento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao tomar esta decisão abdiquei de me deitar mais tarde durante a semana. Para treinar preciso de dormir. Assim evitam-se lesões desnecessárias.

      Eliminar
  11. Não poderia fazer isso, porque a essa hora e às vezes mais cedo tenho eu de me levantar para estar a horas no trabalho. :/
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. O único ginásio para onde vou às 06.30h é para o chuveiro :-p
    E com os meus horários e o Pipoco, ao fim do dia está fora de questão.
    Além de que odeio ginásio, mas enfim..ando a considerar ir à hora de almoço :-p

    ResponderEliminar
  13. Gabo-te a coragem! Levantar cedo para mim é total sacrifício, sou um puro noctívago xD

    ResponderEliminar