11.2.14

coisas várias sobre o derby

Em primeiro lugar. Independentemente da classificação das equipas e dos momentos de forma dos atletas, este é "O" jogo do futebol português. É verdade que o Porto tem dominado as últimas décadas do futebol nacional mas este continua a ser o jogo mais apaixonante.

Depois, vitória claríssima do Benfica. Que peca por escassa. O Benfica desperdiçou uma oportunidade clara de golear o rival da Segunda Circular. Perdi a conta aos golos feitos que foram desperdiçados e não me recordo de um único remate perigoso do Sporting.

Fejsa não é Matic. Que por sua vez não é Javi Garcia. Que por sua vez não é um Petit. E essa diferença é uma das magias do futebol. Cabe ao treinador retirar o melhor rendimento de cada um. Jesus fez isso com Javi, com Matic e acredito que irá fazer com Fejsa, que esteve brilhante hoje.

Rodrigo foi vendido por 30 milhões. Muitos disseram que não vale esse dinheiro. Concordo e o Benfica fez um excelente negócio. Mas, como é muito novo, quando marcar golos nas oportunidades que cria, irá valer mais do que esse montante.

Espero que Garay fique no Benfica. Considero que tem lugar na maior parte das equipas europeias mas faz-nos muita falta para o resto da época.

Gostava de ver Enzo Pérez na selecção argentina. O seu futebol - e aqui com muito mérito de Jesus - já merece uma convocatória.

Adoro a frieza do puto Oblak que não se desconcentra com nada. E não consigo encontrar um único jogador do Benfica que tenha jogado num nível muito abaixo da perfeição.

Nunca acreditei que o Sporting fosse jogar ao ataque na Luz. E a titularidade de Heldon, Slimani e Montero são enganadoras. Pouco ou nada produziram e na maior parte do tempo a táctica foi pontapé para o ar na esperança de que a boa elevação de Slimani criasse perigo.

O Sporting é dependente de William Carvalho. Sem ele, a equipa é uma manta de retalhos no meio campo. Toda a gente sabe isso. Não sei porque não pouparam o jogador no jogo com a Académica.

Este jogo serve para perceber o motivo pelo o qual não considero o Sporting candidato ao título. Como ouvi na rádio, defendo que o segundo lugar e o acesso directo à champions é um título para o Sporting, que comparado com o ano passado está muito bem.

O Benfica ainda não é campeão. Tem de trabalhar muito para isso pois apenas tem quatro pontos de avanço sobre o segundo e cinco (que na prática são seis) sobre o terceiro.

Não mudei de opinião. Acredito que o ciclo de Jesus no Benfica já acabou. Porém dou a mão à palmatória em alguns casos onde finalmente parece ter aprendido com os erros. Algo que faz uma grande diferença. E a qualidade do plantel exige qualidade de jogo.

Enviado do meu iPhone

6 comentários:

  1. Já fiz a análise lá no tasco. E reconheço a justiça da vitória do Benfica. O meu Sporting não produziu NADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting não existiu e tem sorte de não ter sofrido uma goleada pesada.

      Eliminar
  2. Está a querer dizer que considera o javi Melhor jogador que o matic? Só pode estar a brincar.. Depois já percebi o odio de estimação que tem ao FCP, pois acha que o Sporting é digno de um segundo lugar, ou está a descartar o FCP ou o SLB, qual deles sera? O scp não é merecedor nem da liga europa, na minha opinião. Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho ódio nenhum a ninguém. Ódio não é para mim.

      Respeito o Porto. Aquilo que pretendi dizer é que o sucesso do Porto é relativamente recente. Tem acontecido ao longo das últimas décadas (e entendo que se está a fechar um ciclo). Como tal, para mim, os jogos Benfica - Sporting são muito mais emblemáticos do que os duelos com o Porto. Foi só isso que pretendi dizer.

      Em relação aos jogadores, o que pretendi dizer é que ninguém é igual a ninguém e cabe ao treinador potenciar as qualidades de cada. Em relação aos que referi considero que Fejsa e Javi são semelhantes no posicionamento e forma de jogar. Matic é melhor porque tem um futebol mais completo. Aliás, na posição dele existem poucos melhores do que ele. E o que pretendi dizer é que quando Javi saiu começou a dizer-se que o Benfica não teria ninguém. Quando Matic saiu, foi o mesmo. E acredito que Fejsa irá cumprir sendo que isso obriga a pequenas alterações tácticas que até acabam por beneficiar outros jogadores, como é o caso dos alas.

      Neste momento, pelo futebol que tem apresentado, o Sporting merece os lugares da frente. A grande diferença é a bagagem que Benfica e Porto têm. E algo que o Sporting não tem. E isso faz uma grande diferença. Sobretudo nos momentos menos bons.

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. O Sporting jogou mal, muito mal. Foi muito poucachinho, uma coisa mediocre. É verdade que está melhor que a época passada, também pior era mau de mais.
    Temos um plantel quase todo novo e de baixo custo, vai ser sempre difícil competir para o primeiro, mas tenho gostado do trabalho do Leornado Jardim, embora, ache que ele modificou muita coisa, inventou demais.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting desiludiu-me um pouco. Ao ver a táctica, acreditei que seriam presa fácil para o Benfica. Aliás, nunca acreditei que o Benfica perdesse pontos. Mas, depois do jogo da Taça, esperava mais do Sporting.

      Mas, como disse aos meus amigos lagartos, esta derrota e má exibição não retira mérito à boa época do Sporting.

      É verdade que está fora de todas as competições (acredito que o campeonato é uma miragem) mas está num nível muito bom e não se pode ignorar tudo o que tem sido feito do ponto de vista financeiro.

      Eliminar