13.3.14

desculpar ou criticar?

Esta situação passou-se num restaurante perto da minha casa, onde costumo ir. Hora de jantar. Restaurante praticamente cheio. Chega um casal que se senta ma mesa que está mais longe da porta. Como qualquer cliente, fazem o seu pedido e comem. Enquanto a mulher está a comer, ele sai. Depois, sai ela.

Esta situação pode parecer estranha. Mas, até é normal. Tendo em conta que as pessoas costumam ir fumar à rua. Neste caso, o casal pirou-se do restaurante sem pagar. Não porque tenham sido mal atendidos. Não porque a comida fosse má. Não porque tivessem pedido a conta e não a tivessem recebido. Nem por outro motivo qualquer. Simplesmente, foi algo premeditado.

Tenho contado este episódio a diversas pessoas e as opiniões dividem-se. De um lado, estão aqueles que criticam e que defendem tratar-se de uma situação injustificável de pessoas sem qualquer educação. Do outro, aqueles mais sensíveis que, por se tratar de uma situação que envolve comida, tendem quase a desculpar quem protagoniza um incidente destes.

Eu não desculpo. Condeno! Quem faz isto não tem fome. Não precisa que lhe matem a fome. Quem faz isto são aquelas pessoas que vivem de esquemas. Naquele dia foi ali. Hoje ou amanhã será noutro local. São pessoas que não têm vergonha na cara. Trapaceiros que se julgam superiores aos restantes.

Até ao dia em que encontram um dono de restaurante “maluco” que gosta de ter um ferro ou uma arma qualquer no balcão e que decide ir atrás deles, cometendo uma loucura qualquer. E, naquele dia, o casal até teve sorte porque é habitual encontrar por ali polícias da Judiciária, vestidos à civil.

E não me sensibilizo porque acho que quem tem realmente fome, pede para comer. Sobretudo naquele espaço, onde o dono ajuda muitas pessoas e dá de comer a muitas outras que infelizmente não têm vidas fáceis. Naquele caso, e não nego que também me estou a basear no aspecto das pessoas em questão, não havia fome. Tratou-se apenas de um esquema premeditado que serve apenas para prejudicar quem trabalha. 

39 comentários:

  1. gente idiota que se acha mais esperta que os outros

    ResponderEliminar
  2. tambem não desculpo. quando se tem fome, pede-se, vai-se ao lixo, rouba-se uma ou outra fruta numa banca que esteja na rua. agora isso não tem desculpa.

    ResponderEliminar
  3. Condeno! Concordo contigo, pois o acto fala por si só. Abusaram e brincaram do trabalho de alguém! Não faltam associações a oferecer refeições a várias alturas da noite para quem tem fome, mesmo que seja uma fase de dificuldades as pessoas são ajudadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que disse que não eram pessoas com fome. Apenas parvos.

      Eliminar
  4. Ridículo. Não tem nada a ver com fome, tem a ver com falta de vergonha na cara. E infelizmente há muito português com a mania do "Xico Esperto" que nasceram apenas para como dizes, prejudicar o trabalho dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas perderam a vergonha. É o vale tudo para lixar o próximo.

      Eliminar
  5. Que falta de educacao mesmo!!! Confesso que ás vezes me dá vontade de fazer o mesmo sempre que espero mais de uma hora entre pratos, ou quando o servico e/ou comida sao uma porcaria, ou ainda quando já pedi a conta vezes e vezes sem conta e ainda nao a recebi. Contudo acho que existem outras formas de expressar o nosso desagrado.

    ResponderEliminar
  6. Há uns anos assisti a um esquema semelhante, num restaurante recente mas que estava a ter muito sucesso. Dia da mãe, restaurante cheio e com pessoas em lista de espera... Mesa de 10, no topo da sala... comeram... beberam... sobremesa... espumante... café... e conta. Eis que quando chega a conta começa a confusão: não porque tinha algo que não consumiram, não porque tinha algo com preço diferente, mas porque um dos clientes tinha pedido uma dose de x, que não veio, que ele não reclamou e que tb não estava na conta! Toda a mesa de pé a reclamar com o funcionário até que se aproxima o dono e pede muita desculpa e diz que oferece o almoço para que voltem uma próxima vez! Tudo acalmou, pegaram nas carteiras e casacos e abalaram e nunca mais lá voltaram!!!!

    Ana Tavares

    ResponderEliminar
  7. Concordo em absoluto! Alem da censura moral essa pratica é criminosa! (P.s. gosto muito de o ler apesar de nunca ter comentado e nao fazer ideia quem seja o autor do blog) Maria L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas simpáticas palavras Maria :)

      Até ao dia em que apanhem um dono de restaurante maluco.

      beijos

      Eliminar
  8. Isso é coisa de gente reles e mal formada, não é fome.

    ResponderEliminar
  9. Pela situação que descreve, o à vontade dos intervenientes ,isto é gozar com quem trabalha!!

    Quem tem fome, não faz estas cenas de Hollywood de bairro , pede comida e de forma discreta, sim quem precisa mesmo, tem vergonha de pedir.

    Estas pessoas, um dia vão ter a sorte grande , depois queixem-se!!

    ResponderEliminar
  10. Também condeno e apesar de nunca ter assistido, acredito que hajam milhares de esquemas idênticos por este país fora, é triste!

    ResponderEliminar
  11. Quem tem fome vai à caritas. Quem tem fome ia a esse restaurante e pedia ao dono para lavar uns pratos em troca de um prato de comida. Quem tem fome pede comida. Isso é o chico espertismo a toda à prova. Esatas coisas tiram-me do sério!

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo a tua opinião...isto é pessoal sem mínimos...vale tudo!!!
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Já vi isso a acontecer vezes suficientes para dizer com segurança que quem o faz não é por fome mas sim má indole. São pessoas que podiam pagar mas querem testar ou ver se safam uma borla. Não há justiça nisso porque secalhar foi o empregado de mesa que está a trabalhar para pagar a sua comida que teve que pagar a conta deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquele caso acho que o dinheiro não será descontado ao empregado. Mas acredito que isso aconteça em muitos restaurantes.

      Eliminar
  14. São , de certeza, chicos espertos que vivem bem...à custa destas "cenas".
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Há pessoas com uma grande lata... Já ouvi algo do género em bombas de gasolina. Abastessem e não pagam.

    ResponderEliminar
  16. Neste caso, condeno.
    Uma coisa é ir à mercearia e roubar fruta para comer, por exemplo. Aí notas mesmo que é fome. Outra coisa são estes esquemas em restaurantes!

    ResponderEliminar
  17. ao que já chegamos... infelizmente acho que esses episódios tendem aumentar! há gente capaz de tudo...

    ResponderEliminar
  18. Concordo, para mim isto é nada mais que um esquema, de quem aprendeu a viver à conta do trabalho dos outros. Infelizmente cada vez se encontram mais pessoas assim.

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Juro que não percebo a parte em que dizes que há gente que acha que a situação pode ser justificável, ou desculpável. Sair sem pagar é um roubo, ponto final. Igual a roubar numa loja, ou a entrar em casa das pessoas e esvaziar-lhes a gaveta onde guardam o ouro da avó e coisas do género. É roubar, logo é um crime.

    ResponderEliminar