31.3.14

fui ao inferno. e quero regressar

Há algum tempo que andava a ser desafiado para dar início a um programa de treinos CrossFit. Quando me lançaram o desafio, não sabia o que era. Foi-me explicado que se tratavam de treinos curtos com cerca de vinte minutos. Em alguns deles, existe um número de repetições para fazer em cada exercício. Noutros, é fazer o máximo de repetições que se aguentar. Ao informar-me melhor, soube que se podem perder quatro quilos por mês com estes programas, que ajudam também a definir o corpo.

Hoje, fiz o primeiro treino. Olhei para o esquema e reparei que os diferentes treinos têm nomes de mulheres. Ri-me! Apesar de saber que era algo intenso, pensei que vinte minutos iam passar a correr. Soube que ia dividir o meu tempo entre séries de 12x na barra solta (supino) e séries de 10x de elevações no TRX, no meu caso foi numa barra pois éramos três e só existem dois TRX. O cronómetro iniciou a contagem. Eu, depois de um aquecimento de cinco minutos na máquina de remo, estava cheio de pica. Fiz as primeiras séries e pensava que não ia ser assim tão duro.

Numa altura em que já começava a ficar dorido, ouço isto: “já só faltam 15 minutos!” Pensei que era brincadeira para motivar mas faltavam realmente 15 minutos. Acho que aos dez, já descansava um pouco. Aos 15 rezava para que acabasse. Aos 18 pensava que já não era preciso fazer mais. Aos 20, quando acabou, quase gritei “aleluia.” No total, fiz 14 séries completas, ou seja, 168 levantamentos na barra solta e 140 elevações.

Estava dorido mas as pernas estavam frescas. Como tal, ainda fui correr mais vinte minutos. E se tive esta vontade é porque o CrossFit, apesar de bastante exigente, deixa-nos motivados e com desejo de mais. No duche, tive o primeiro sinal da exigência do treino, ao ter dificuldade em levantar os braços para lavar a cabeça. Além disso, as mãos, apesar de usar luvas, ficaram com três pequenas bolhas.

Mesmo assim, quero mais. Fui ao inferno. Voltei. E vou regressar, já na próxima quarta, que amanhã é dia de aula de bicicleta. O CrossFit tem o aliciante de cada pessoa testar as suas capacidades. E, apesar de cada um fazer aquilo que consegue, não recomendo este treino a quem não costuma treinar. Pelo simples facto de que, nesse caso, as dores pós-treino vão ser muito fortes. Para quem está habituado a treinar e quer experimentar algo novo, entreguem-se ao CrossFit. Só não subestimem os vinte minutos nem o facto dos treinos terem nomes de mulheres.   

8 comentários:

  1. Ai!
    Olha que piora. E o 2º dia, é o pior de todos... Mas o melhor, é continuares a treinar, porque, a dor passa mais rápido... Já fiz crossfit, e da 1ª vez, estupidamente, estive sem me mexer... Quando voltei a fazer, no dia a seguir fui ao ginásio, e tenho ido sempre. Custa, mas é muito melhor, os músculos melhoram, e aumentas a produção de ácido láctico pelo organismo, o que é muito melhor para o "endurecimento" muscular...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente as dores passaram-me. Mas confesso que receio o treino de amanhã pois vai meter pernas...

      Eliminar
    2. Ainda bem... A verda, quando fiz a primeira vez, tinha cerca de um mês de ginásio... Foi horrível. Agora com quase 4 meses, já aguento muito mais... E os dias de pernas, não me assustam nada.... Faço na boa!

      Eliminar
    3. Hoje foi agachamentos e abdominais. Vamos ver como corre o dia.

      Eliminar
  2. E dos meus treinos preferidos! Vale mesmo a pena experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Também faço! Adoro e nem todos os wod's têm nomes de mulheres eh eh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os primeiros que vi (e vi apenas uma folha) tinham e achei piada a esse facto :)

      Eliminar