10.3.14

sempre de olho nelas

Submeter-me a um plano alimentar provocou em mim um novo comportamento quando vou às compras. Assumo que anteriormente comparava sobretudo preços numa relação preço, quantidade e qualidade. Esse era, provavelmente, o factor a que prestava mais atenção. Agora, dou por mim a comparar calorias entre produtos iguais/semelhantes de diferentes marcas. E não deixa de ser curioso que, apesar das diferentes marcas publicitarem o mesmo objectivo, conseguem existir grandes diferenças no que às calorias diz respeito.

Acredito que mesmo depois de concluir o plano alimentar não irei perder este novo “vício”. Aliás, é uma dica que dou a todas as pessoas, mesmo aquelas que não estão sujeitas a nenhum plano alimentar. Olhem para os rótulos, comparem produtos e preparem-se para as surpresas. Em alguns casos a diferença de preços é mínima e as diferenças entre os produtos não são tão curtas como o preço. Descobri também que o plano alimentar é bom para a carteira. É que agora, o carro de compras consegue vir mais cheio sendo que o preço a pagar consegue ser mais baixo.

12 comentários:

  1. Ver calorias, ver a quantidade de gordura, ver o sódio... Há diferenças muitas vezes assustadoras em produtos "iguais"

    ResponderEliminar
  2. E bolachas? Que bolachas comes? Ou fechaste a loja? .-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha o hábito de comer muitas bolachas, excepto quando me dava para umas oreos ou algo do género. Neste momento, as minhas amigas são as bolachas de água e sal da Vieira. É o que como antes do ginásio (2 ou 3) e às vezes um pacote de cinco num dos lanches.

      Eliminar
    2. Sempre ouvi dizer que as de água e sal faziam mal. Mais uma vez obrigado.

      Eliminar
    3. Há quem diga isso. Há quem diga o mesmo da bolacha Maria...

      Eliminar
  3. isso é o meu dia a dia. ler e comparar informações nutricionais de diferentes produtos. Não acho cansativo, como muita gente o acha, aliás adoro este meu "vicio", pois tornou-me numa pessoa muito mais saudável. Antes só olhava para as calorias e existe um sem fim de outros critérios a ter em conta. Como costumo dizer não estou em dieta isto foi o estilo de vida que adoptei e que me sinto maravilhosamente bem:)

    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é um hábito saudável que todas as pessoas deveriam ter. Perde-se um pouco mais de tempo no supermercado mas sabe-se o que se está a comprar.

      Eliminar
  4. Tens razão.
    Já constactei isso.
    Tenho muito cuidado, também, com a quantidade de açúcar.
    Por vezes, até tenho dificuldade em escolher o produto: o que um tem a mais numa coisa, tem o outro noutra...É o que faz haver muita e variada oferta.
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Há um ano e meio que faço o mesmo e dá resultados. Além disso, dou um grande conselho que para quem faz dieta é um dos principais: mastiga muito bem. Cerca de 30 vezes até ficar em bolo alimentar. Pode-se achar estranho, mas verão com o tempo que se sentem muito melhor, ficam satisfeitos mais rapidamente. Outra regra que tenho (isto pq tem mesmo que ser no meu caso) não comer comida muito "rija". ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem diga que uma das melhores dietas é comer devagar :)

      Eliminar