12.3.14

somos o que escrevemos (e os estúpidos não são excepção)

Há muito que defendo que somos aquilo que escrevemos. Faço parte do grupo de pessoas que defende que é possível conhecer alguém através da escrita. Dito por outras palavras, acredito que a forma como escrevemos transparece muito da nossa personalidade. Até já falei disso no blogue em algumas ocasiões. Resumindo, acredito que consigo conhecer muito de uma pessoa se tiver a oportunidade de ler aquilo que escreve.

Além disso, acho que as pessoas passam para a escrita aquilo que são. E isto tanto se aplica a uma pessoa simpática e inteligente como a uma pessoa estúpida sem formação pessoal, para dar apenas dois exemplos. Aquilo que desconhecia é que já existem estudos que comprovam aquilo que defendo há muito. Hoje, numa visita ao blogue A Maçã de Eva, descobri uma notícia da revista Tabu, do jornal Sol, que aqui partilho.

A notícia diz isto: Alimentar os trolls. “Um estudo recente sobre a internet confirma o que já todos de alguma maneira sabíamos. As pessoas que andam pelos comentários online de jornais a insultar no anonimato são tão insuportáveis e infelizes no seu quotidiano como na internet. Na verdade, de acordo com as conclusões do estudo realizado na Universidade de Manitoba, no Canadá, os chamados trolls da Internet são “sádicos, psicopatas, narcisistas e maquiavélicos”. Quem considere os adjectivos elogiosos tem um problema mais grave do que o mero fraco conhecimento do português. Fazer da internet um recreio para incomodar o próximo com insultos e perseguições, manipulando a discussão nas caixas de comentários, é uma actividade querida para os falhados da vida, que, como se fosse pouco, não têm o discernimento para perceber uma regra básica da convivência entre pessoas: não te metas com quem não conheces. Há trolls que pensam que escolhem vítimas. Até que um dia encontram um troll pior.”

Este texto refere apenas os comentários nas notícias onlines dos jornais. Mas, isto é algo que se aplica ao youtube, aos blogues e a qualquer rede social onde se recorra ao anonimato para ataques patéticos e ridículos. Podia acrescentar mais coisas mas não se mexe no que está perfeito. "Falhados da vida", diz tudo.

36 comentários:

  1. Esse tipo de pessoa incomoda-me sobremaneira, será que não percebem que a "negrura" que carregam é a eles mesmo que mais faz mal?!?!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho piada é que são pessoas que passam a vida a meter defeitos nos outros. Eles são perfeitos :)

      beijos

      Eliminar
  2. Interessante! Desconhecia o estudo mas de facto faz todo o sentido! Subscrevo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas curtas palavras dizem tudo. Mas há mais dados sobre o estudo na net.

      Eliminar
  3. Concordo com aquilo que dizes exceto numa coisa. Muitas vezes escrevemos alguma coisa com um intuito, num determinado tom e quem le interpreta de forma diferente. Geralmente é associada mais agressividade ou seriedade a alguma frase ou comentário, quando a pessoa estava a tentar passar outra ideia. Pode ser visto como uma limitação de quem escreve ou de quem le, mas o que é facto é que acontece muitas vezes.
    Naturalmente isto não invalida o falhanço (redondo) de quem se dedica apenas a passear por onde quer que seja a maltratar, achincalhar ou simplesmente faltar ao respeito a pessoas que não conhecem de lado nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso que tu dizes é uma coisa. Outra, e aquilo que consta na notícia são os ataques cobardes, estúpidos e vazios de conteúdo. Aquelas pessoas que abrem a boca apenas para dizer porcaria porque nada mais têm a dizer. Pessoas que nem sequer sabem nada sobre aquelas que criticam num contexto irreal. Triste de quem tem ódios de quem não conhece.

      Eliminar
  4. Ainda hoje recebi um comentário """ fofinho """ em anónimo *.* (há muito que não acontecia ahah)

    ResponderEliminar
  5. Aconteceu-me há poucos dias uma situação semelhante, ou pior, nos comentários de um artigo da Notícias Magazine sobre mummy bloggers. Eu li o artigo e fiz um comentário normal. Depois, houve alguém que escreveu um comentário desagradável, assinou "Bruxa Mimi" e colocou o link para o meu blogue. Quer dizer, não só não assumiu o que quis dizer, como fez crer que o comentário era de outra pessoa (infelizmente, eu)! Escrevi sobre isso no blogue:

    http://alheiaatudooutalveznao.blogspot.pt/2014/03/disclaimer-eu-nao-escrevi-isto-na_9.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é muito mau. Já fizeram algo semelhante aqui, comentando em nome de outra pessoa. Mas é fácil perceber que não é a pessoa em questão.

      Eliminar
  6. Concordo com a primeira parte do post (já chego à segunda). Mas também há aqueles bloggers (sigo alguns com esta sensação) que me despertam mais interesse no facebook do que no blog (não sei se foste tu que já aqui falaste disto). A escrita no blog parece que não me "puxa" o comentário e depois no facebook parece outra pessoa diferente... Fico com um sentimento duplo em relação à pessoa que está por trás. (se não foste tu que falaste nisto, podes fazer uma dissertação sobre o assunto porque explicas-te bem melhor que eu, sff?) (ou então dá-me o link do post para eu reler eheheh)
    Em relação à segunda parte do post, sobre os trolls anónimos, confesso que me incomodam. Tenho por hábito ler os comentários e, sinceramente custa-me ler as enormidades de asneiras e parvoíces que as pessoas dizem... Acho que se chama vergonha alheia... Não é do meu feitio fazer comentários anónimos só para prejudicar alguém. Muito menos perder tempo com histórias que não me interessem minimamente. Há tanta coisa para ver por esta internet fora que basta simplesmente passar ao próximo. Costumo ter opinião para dar, e gosto de dar a minha opinião, mesmo que não seja igual à da pessoa que escreveu o texto. Mas é só isso, opinião! Gosto de opinar, concluo assim! :) nota-se muito? eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que nunca falei nisso. Se calhar existem pessoas que têm uma maior aptidão para comunicar através do facebook do que um blogue. Existem regras para ambos, que não devem ser esquecidas. Mas, 95% passa pela pessoa naquilo que é e não no que pretender imaginar que é.

      Fazes bem em gostar de opinar :)

      Eliminar
  7. Concordo perfeitamente. E mais do que isso, acho que mais facilmente transparecemos aquilo que somos pela escrita do que pela fala.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A escrita não engana. Eu, pelo a escrita conheço as pessoas. E "nunca" me enganei a respeito de ninguém. Às vezes engano-me porque quero que as pessoas sejam outra coisa mas a primeira análise que tive com a escrita é que estava certa.

      beijos

      Eliminar
  8. Fico tão revoltada e fere-me o coração quando leio esses anónimos que insultam, aborrecem e criticam o que não sabem.
    Estou de acordo contigo.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior que se pode fazer a essas pessoas (na minha opinião) é dar-lhes audiência e tempo de antena. Ignorando, mais cedo ou mais tarde mudam de freguesia.

      Bom dia de Sol :)

      Eliminar
  9. Olá,
    é bem verdade o que está no post escrito. Ó se se conhece as pessoas através da escrita. A propósito, quando nos brindas com a surpresa que vais ser pai?
    Sandra Machado

    ResponderEliminar
  10. Por muito a difícil que seja, o melhor a fazer com os trolls é ignorá-los. Pode demorar, mas assim eles acabam por desistir.

    ResponderEliminar
  11. Nos últimos dias tenho sido vítima de um desses Falhados da vida.
    As acções ficam com quem as pratica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ignorar... é o melhor conselho que te posso dar. Isto dito por quem já errou ao dar tempo de antena a trolls.

      Eliminar
  12. bem visto. a escrita transporta sempre identidade.

    ResponderEliminar
  13. Concordo a 100%.
    E lido mal com os anonimatos, precisamente porque atrás de um pc são todos super-homens. Como se costuma dizer, "com as calças do meu pai também eu sou um grande homem"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como li num sítio qualquer, atrás de um computador, os tomates incham muito.

      Eliminar
  14. Ainda bem que somos o que escrevemos. Seria estranho se houvesse uma entidade que nos possuiria enquanto escrevíamos, embora desse jeito para se trollar.

    Curiosamente, os blogues que, em Portugal se sentem trolados são aqueles cujos escritores se consideram donos da verdade, criticando os que discordam, chamando-lhes atrasados mentais, chamando ordinárias a pessoas que nunca conheceram, mas expondo a intimidade dos seus, criticando Portugal, mas fazendo publicidade encapotada.

    Depois, há os outros, que querem lá chegar, comentam os blogs famosos e escrevem posts de apoio.

    Uma trolice pegada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há coisa que aprendi desde que tenho o blogue é que apenas um tipo de pessoas sabe tudo de tudo. E os donos da verdade são os trolls, os tais falhados da vida.

      Os trolls sabem o motivo que levou à criação de todos os blogues. Não conhecem ninguém mas sabem o que move qualquer pessoa que criou um blogue. Os falhados da vida nada sabem sobre essas pessoas mas sabem quais se consideram donos da verdade, sabem os que expõem a intimidade a troco não sei do quê, sabem os que fazem publicidade e sabem os que querem ser famosos.

      A vida dá-nos muitas opções. Ser um troll, um falhado da vida, como está muito bem explicado na notícia, é uma opção. A opção dos mais fracos.

      Eliminar