3.4.14

agora escrevo eu #28

Acredito que tudo pode originar um bom texto. Quer seja a pedra a que demos um pontapé logo pela manhã, uma música que passou na rádio ou o amor da nossa vida. Aliás, até um piaçaba pode originar um texto cheio de brilhantismo que se ramifica para diferentes temáticas. Algo que foi feito com mestria pelo Cronista da Parvoíce.

"A Importância do Piaçaba na nossa Sociedade (este tema foi sugerido pelo Nuno Pereira)

No limiar das nossas forças, e em situações de grande dificuldade, surgem sempre grandes ideias. Muito por influência do que nos rodeia. Uma revista no chão. Um rolo de papel higiénico. O bidé. E mesmo aquela estranhíssima escova de dentes gigante: o piaçaba. Confesso que sempre achei o Feng Shui sanitário muito inspirador. A casa de banho possui um incrível poder. Consegue retirar o melhor e o pior que há em mim. E sempre quando estou sentado na sanita.

Nos momentos de grande concentração, patrocinados pelo meu drunfo intestinal, várias questões de importância capital assolam a minha mente. Será que as pessoas cegas conseguem ver os seus sonhos? Será que as agulhas para as injecções letais dos condenados à morte são esterilizadas? Será que o papel higiénico vai chegar? É incrível nas merdas em que uma pessoa pensa enquanto caga.

Num desses grandes momentos de reflexão, comecei a olhar para o piaçaba doutra forma, e percebi o quão é importante numa sociedade moderna. Muitos consideram o seu valor discutível, e menosprezam a sua utilidade. Estes habilidosos do sem-espinha são indiferentes a terrível crise identitária que ele sofre. Verdadeiro Patinho Feio das casas de banho é gigante no mundo das escovas-de-dente e anão no reino das vassouras.

Mas na verdade, o piaçaba é mais que um utensílio sanitário, é a ferramenta primordial para a nossa sobrevivência social. A sua importância transcende a sua existência física. A sua essência metafórica é o espelho do nosso comportamento em sociedade. As nossas vidas estão repletas de excrementos sociais. Porcaria que fizemos, voluntaria ou involuntariamente, e da qual nos libertamos, nos limpamos. O piaçaba social intervém nestas situações, nos momentos em devemos proteger os que nos rodeiam. Evitar os danos “culaterais”.

Por norma, eu não gosto de usar as casas de banho dos outros. Quando o faço acontece sempre desgraças. Lembro-me de uma vez em que o piaçaba salvou a minha vida social e sexual. Nesse dia tinha ido jantar a casa da Joana, e sabia que o desfecho da noite só poderia ser um. Era noite de espalhar magia, entre outras coisas. Ela estava na cozinha quando senti a tragédia bater a porta. Eram gases, mas não só. Uma verdadeira “cocótástrofe”. Tentando libertar-me dessa trovoada intestinal, fui a correr para a casa de banho. Maldito cozido da véspera. E depois de alguns minutos de esforços imensos, ganhei finalmente a luta contra a minha barriga. E num gesto vitorioso, como que mandando foguetes, puxei o autoclismo. Mas infelizmente, tinha cantado vitória cedo demais. No fundo da sanita, permanecia o esforço dos minutos anteriores, o cocó rebelde. Estupefacto puxei novamente o autoclismo. Mas incrivelmente, e num esforço quase sobre-humano, o meu cocó resistia no turbilhão da sanita. Ele parecia insubmersível.

Nunca vira um assim. Uma verdadeira força da natureza. Ao menos tempo, estava a espera de quê? É meu. Num ato de desespero, puxo novamente o autoclismo, e digo adeus ao meu bravo cocó com um misto de alívio e tristeza. Mas não fora embora sem lutar, e deixara as marcas da sua resistência na sanita. Felizmente, havia uma piaçaba por perto e eliminei as provas do crime. Logo depois fui ter com a Joana, e disse-lhe que deveria chamar um canalizador para arranjar a casa de banho. É inadmissível ser preciso puxar 3 vezes o autoclismo por causa de uma mijadazinha de nada. Nessa noite, o piaçaba salvou-me a noite e verifiquei que é realmente o instrumento ultimo para sobrevivência social."

15 comentários:

  1. Com catano, fogo está de génio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios! Dá gosto ver a minha parvoíce apreciada e dá-me vontade de aparvalhar cada vez mais!

      Eliminar
  2. Confesso que venho acompanhando este blogue há algum tempo mas acho este post espectacular! Fartei-me de rir com ele e animou (ainda mais) o meu aniversário!!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O autor tem muita piada e merece ser acompanhado. Ainda bem que ele te animou o dia de aniversário :)

      Eliminar
    2. Mais uma vez só tenho de agradecer, alegre-me ver que vos divirto. A ideia é essa. E ainda bem que te animei ainda mais o teu dia de aniversário ;)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Confesso que este é capaz de ser um dos meus melhores textos. Agora não sei se é genial. Mas obrigado pela simpatia e pelos elogios.

      Eliminar
  4. Agradeço a todos os que leram, gostaram e comentaram o meu texto. Um abraço especial para o homem sem blogue. Muito obrigado pela divulgação dos meus devaneios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço e se quiseres partilhar mais, estou por aqui.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sendo assim vou enviar-te (já enviei) mais parvoíces, e mesmo que não as publicas aqui,gostavas de ter o teu feedback.

      Abraço

      Eliminar