30.4.14

é o meu? é o teu? é o de quem?

O iPhone é provavelmente um dos telemóveis mais vendidos em Portugal. Até porque consta na lista dos melhores smartphones do mercado. O que faz com que, sempre que um telemóvel toca, comecem todos à procura do seu para saber se há um telefonema para atender ou uma mensagem ou email para ler. Com o crescente número de aplicações que facilitam a conversação sem custos ou com preços reduzidos, existem ainda mais toques. E mais momentos onde todos tentam saber se é o seu que está a tocar.

É certo que se podem personalizar os toques mas a ideia que tenho é que boa parte dos utilizadores de iPhone acabam por manter os toques de origem mais comuns, como é o meu caso. Mas, mesmo quando não é o toque de chamada, a confusão instala-se com o toque de mensagem de alguém, que por sua vez é o toque de email ou de whatsapp de outra pessoa que está por perto.

Esta situação faz-me recuar até ao tempo do meu primeiro telemóvel. Na altura, muitas pessoas tinham um Nokia 5110. É certo que as mensagens ainda não eram a loucura que são hoje. Aliás, poucas pessoas lhes davam uso. Mas os toques personalizados eram também mais raros. Como tal, quando um tocava, andava tudo à procura do seu para confirmar se era esse que estava a tocar.

E, agora que recordei o meu velhinho 5510, fiquei com saudades de telemóveis semelhantes a comandos de televisão. É que, agora já não é tão fácil ter um amigo como o meu, que na altura de querer efectuar uma chamada, tirou do bolso o comando da televisão, pensando que tinha consigo o telemóvel.

18 comentários:

  1. Eu sou mais da geração 3310 ou, antes disso, daqueles Alcatel que tinham antena para puxar para ter mais rede.

    ResponderEliminar
  2. Agora quando pega no telemóvel não sabe é se pegou no tablet, tão grandes se tornaram os primeiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nota-se que muitas pessoas já usam mais o tablet do que os telemóveis, para as fotos, por exemplo.

      Eliminar
  3. Completamente verdade. Por acaso nunca tive o 5110 (tinha um tijolo Motorola nessa altura!), mas tinha vários amigos que o tinham. Aliás, se não me engano, a febre do jogo "Snake" começou aí, não foi? Depois tive os modelos seguintes: o 3210 (tinha a novidade de não ter antena!) e o 3310 que ainda hoje é visto como uma espécie de "Chuck Norris" dos telemóveis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que me foste lembrar. Estás certíssimo. A febre da minhoca começa nessa altura. A comparação do Chuck Norris está muito boa :)

      Eliminar
  4. AHAHAHAHAHA! Muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom é quando isto acontece e assumo que sou protagonista de alguns episódios.

      Eliminar
  5. Afinal acabaste por comprar um iPhone? Não dizias que eras fiel ao blackberry e dispensavas o iPhone?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já aqui expliquei num texto, tinha (e tenho) um blackberry. E só tenho o iPhone porque me foi oferecido pelas mesmas pessoas que já me tinham oferecido o blackberry. Se não o tivessem feito, ainda hoje teria o blackberry porque aprecio bastante o telemóvel.

      Eliminar
  6. Eu sou daqueles que não tem iphone...nem quero...trabalho muito com office...mas sim recordar os velhinhos telemóveis faz também recordar outras fases das nossas vidas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordar objectos antigos traz quase sempre boas memórias em conjunto.

      Eliminar
  7. não me desfaço do meu primeiro telemóvel ( se o visses!) porque foi oferecido por uma familiar tão querido, mas que infelizmente não está por cá há 12 anos.
    :(

    ResponderEliminar
  8. Ahahahah...eu tive um telemóvel da Philips, daqueles que tinha de levantar a antena e baixar o bocal. :D Que saudades desse tempo. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Até há poucos meses tinha um Nokia old school que era máquina mesmo ahahah tanta queda que deu e estava porreiro, até que faleceu de repente :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me agrada desses tempos é a duração da bateria :)

      Eliminar