11.4.14

exibicionismo

Algumas pessoas acusam Carolina Patrocínio de ser uma exibicionista. Que gosta de mostrar que esteve em forma durante a gravidez, tal como gosta de exibir a sua boa forma horas depois de ter sido mãe pela primeira vez. Defendem que as fotos que divulga nas redes sociais não servem para mais do que meter inveja a quem não está em boa forma. Falo da Carolina Patrocínio por ser o exemplo mais recente. Pois poderia falar do actor Pedro Teixeira, que trabalhou o corpo para uma telenovela e que muitas pessoas acusavam de ser um exibicionista quando dançava com pouca roupa na TVI. E poderia dar muitos outros exemplos, como é o caso de Jen Selter, que ficou conhecida mundialmente graças ao seu corpo (sobretudo rabo) tonificado.

Para muitas pessoas, Carolina Patrocínio, Pedro Teixeira, Jen Selter, entre muitos outros, não passam de uns exibicionistas. Além do desejo de mostrar aos outros que estão bem e que eles estão mal, nada os move. Existem muitas pessoas que acreditam nisto. Aliás, quando olham para uma foto de alguém a revelar um corpo tonificado e minimamente musculado, pensam logo que aquela imagem foi partilhada com o único propósito de gozar com quem não está em forma. Ou mesmo fazer com que essa pessoa se sinta inferior a quem está em forma. Aceito esta forma de pensar. Apesar de não partilhar totalmente desta ideia.

Acho que as pessoas se esquecem do outro lado. Que é muito importante. As pessoas esquecem-se de que dá muito trabalho e que exige muita dedicação e empenho ter um corpo como o da Carolina, do Pedro ou um rabo como o da Jen. As pessoas esquecem-se de que estas três pessoas, entre os milhões que estão nas mesmas condições, trabalharam muito para ter aquele corpo. Traçaram esse objectivo. Lutam por ele. Perseguem-no. E não descansam enquanto não são bem sucedidos.

Por isso, nem tudo para mim é exibicionismo puro que tem por objectivo provocar inveja. Acredito que muitas destas pessoas gostem de mostrar aquilo que tanto trabalho deu a conseguir. Aliás, existem casos de famosos (a Beyoncé é um exemplo, se não estou enganado) que assumem mostrar mais o corpo porque querem mostrar o resultado final de algo que deu muito trabalho a alcançar. É por isso que tenho uma perspectiva diferente do assunto e que tento perceber se estou perante exibicionismo puro ou um exemplo de que, com determinação e empenho, é possível ficar em forma.

Além disso, neste momento estou a seguir um plano alimentar. Estou a reaprender a comer. E, com isso, já perdi mais de dez quilos. Já ganhei massa muscular. E isso nota-se no corpo. Que está diferente, mais seco e mais definido. Com isto não quero dizer que subitamente fiquei com uma vontade louca de me fotografar com pouca roupa. Mas, sinto que aquilo que estou a fazer está a resultar. Está a motivar-me ainda mais. Provavelmente, no final do plano irei fotografar-me uma ou outra vez. Fotos que podem ou não ser partilhadas. Mas que nunca vão servir para me exibir. Simplesmente vão ser a recordação de que vale a pena lutar por algo, na esperança de que possam ser o empurrão que algumas pessoas necessitam para mudar o estilo de vida.

14 comentários:

  1. Como em tudo na vida meu caro, direcionámos em função dos nossos objetivos. O que seria dos objetivos se não fossem alcançados, digo eu, em todas as áreas. Termos vaidade em nós próprios é normal, se eu não gostar de mim quem gostará?

    ResponderEliminar
  2. Concordo, os maldosos/ invejosos dizem que exibicionismo, não vêm como um exemplo, um exemplo a seguir, que para além da genética, há ali muito trabalho, muito esforço e sobretudo força de vontade, em se privar de muita coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mensagem que chega até nós depende apenas de nós. De mais ninguém.

      Eliminar
  3. Bom dia,
    penso que a questão com a Carolina não é bem só essa, é não ter barriga e dizer que não está em forma, não se sente bem e que quer voltar a estar em forma, isso sim é ridículo e muito, isso é gozar.
    não sou contra que mostrem o corpo, tanto gordos como magros definidos ou indefinidos, mas o carácter, isso sim o carácter, não aparece no ginásio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repara que ela antes de estar grávida publicava o mesmo tipo de fotos. Quando ela fala estar em forma, pode referir-se à forma que está habituada a ter e que não tem. Esta é a leitura que faço pois trata-se de uma pessoa que gosta muito de treinar e que agora não treina.

      Mas posso estar errado. E concordo contigo, ou se tem ou não tem.

      Eliminar
  4. Oh Homem, eu tiro várias fotos... Mas é tipo termo comparativo... Afinal perdi 30 Kg, com a ajuda da nossa Mariana, e comecei a ir ao ginásio em Janeiro (vou todos os dias, excepto ao domingo, e quando não faço um monte de exercícios indoor). Gosto de ver a minha evolução. Mas não faço do meu facebook, nem do meu instagram, nenhuma página, são para mim, e para servir de motivação para continuar, e fazer melhor.
    Mas as pessoas não se podem esquecer que não se pode acreditar em tudo o que está nas redes sociais, principalmente nas pessoas que são mais "conhecidas"....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas de algo que é muito importante. A forma como pessoas olham para alguns famosos. Se soubessem metade das coisas...

      Eliminar
  5. Na minha opinião a maioria das pessoas que a acusam disso são aquelas que conseguem ver sempre maldade em tudo e a outra parte simplesmente tem inveja.
    Existe uma pressão grande para as mulheres terem o corpo perfeito e magro/tonificado de acordo com os padrões atuais, mas duas coisas estão a mudar, primeiro as mulheres com curvas estão cada vez mais na moda, aliás elas só saíram de moda na cabeça das mulheres e no mundo da moda, arrisco a dizer que 95% dos homens prefere mulheres com curvas, segundo as mulheres estão a exigir dos homens que estes também tenham corpos prefeitos de acordo com os padrões dos modelos e atores.
    Vamos ver se eles não recuam quando tiverem dificuldade em encontrar namorada porque não têm abdominais ou se vão deixar de fazer comentários maldosos quando chamarem uma miúda de gorda e ela lhe chamar flácido.
    Tirando as pessoas que têm problemas de saúde que não as permitem ter o peso ideal, com boa alimentação e exercício tudo é possível, agora a maioria das mulheres prefere colocar as culpas na genética quando estão anos e anos sem fazer exercício e a entupir-se de doces e hambúrgueres e depois queixam-se.
    Sigam o exemplo da miúda, há pois dá muito trabalho eu sei, eu também prefiro ficar no sofá a ver a última temporada do Game Of Thrones com um pacote de pipocas à minha frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário muito pertinente e interessante. Muito do que penso está aí. Obrigado.

      Eliminar
  6. Não sou fã dela, da Carolina, mas acho que ela faz o que eu gosto: cuidar do corpo.
    Um áparte:
    admiro as pessoas que fazem tudo para se sentir bem com o seu corpo e sendo o exercício físico uma fonte de saúde, dou-lhes todo o meu apoio e admiração ... Eu faço o mesmo e noto que muitas pessoas acham que exagero nas minha idas ao ginásio. Sempre fui adepta em prevenir a velhice (expressão que uso), as doenças cardio-vasculares, o sedentarismo.
    Os meus ossos agradecem e eu sinto-me activa.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. É esse o espírito e essas devem ser as preocupações das pessoas.

      Boa semana

      Eliminar