11.4.14

pensamento da semana #24


Conheço algumas pessoas que têm dificuldade em motivar-se. Conheço outras que desvalorizam a motivação por considerarem que é algo passageiro. É um facto que a motivação depende de algo que pode não se prolongar no tempo. Mas, a verdade é que o efeito de um banho também não é eterno. Tanto que há quem tome mais do que um por dia para se sentir bem. Se assim é com o acto que consiste em passar água pelo corpo, porque não haverá de ser igual com a motivação? É certo que a motivação poderá não ser eterna. Mas renovar a motivação depende exclusivamente de cada pessoa. Somos nós que temos a obrigação de encontrar diariamente algo que nos motive. E depende igualmente de cada um manter a motivação viva, tal e qual como uma lareira que nos aquece no frio do Inverno e que não deixamos que se apague.

16 comentários:

  1. Um banho e uma lareira obrigam a um esforço físico.
    Um esforço mental é muito mais complicado, infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. A vida terrena é tão efémera...e pode acabar de um momento para o outro com uma velocidade tão estonteante que para mim acordar saudável e com um sorriso basta para me auto motivar...

    ResponderEliminar
  3. A motivação, se nao fôr "alimentada", esmorece e deixa de existir. Tal como referes, cabe a cada um encontrar a sua motivação.
    Para mim, a vida sem motivação, perde um pouco o sentido, e confesso que ultimamente, não tenho encontrado a minha. Mas no fundo, sei que a hei-de encontrar, pois não desisto dela.
    Bela

    ResponderEliminar
  4. Nem sempre é fácil encontrá-la, mas temos de tentar, todos os dias. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Só o facto de ler estas tuas palavras fico motivada! Logo, concluo que a motivação não depende somente de nós! :)))

    Se for a analisar bem, depende somente de mim claro, podia ter escolhido não vir aqui e assim já não me sentia deste jeito! (já estou a divagar eheheh)

    Bom fim de semana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais que aches que qualquer coisa que leias aqui te poderá motivar, isso é falso. A motivação será sempre tua. Quando muito, ajudei a desbloquear algo :)

      boa semana

      Eliminar
  6. A motivação é algo que vem de dentro. Não podemos espera-la dos outros ou de situações passageiras. Parabéns pela ideia apresentada. Continuação de um bom trabalho!

    ResponderEliminar
  7. parecendo algo tão óbvio, é óbvio que assim não é, pois todos nós nos sentimos nalgum momento menos inspirados e é aí que temos de arregaçar mangas e ir em frente. ninguém disse que é fácil, mas não é impossível.parece um cliché, e é mesmo, mas presta-se a ajudar a fundamentar. bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesses momentos é que temos de ter mais força. E essa força está em nós.

      boa semana.

      Eliminar
  8. "Tanto que há quem tome mais do que um por dia para se sentir bem." Esta tua frase me suscitou uma curiosidade: Em Portugal, o costume é tomar apenas um banho por dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que depende de pessoa para pessoa. Mas acredito que um/dois banhos diários sejam a média.

      Eliminar